Você está aqui
Home > Atendendo clientes > Gestão de clientes durante o projeto: como fazê-la de forma eficaz?

Gestão de clientes durante o projeto: como fazê-la de forma eficaz?

Gestão de clientes

A vida de um empreendedor é inegavelmente, carregada de desafios. E acredite, em grande parte, é exatamente o fator desafio que os motiva. E o que pode ser mais desafiador e estimulante do que satisfazer, surpreender e superar as expectativas do cliente, durante a gestão e posteriormente à conclusão de um projeto?

A tarefa não é das mais fáceis, porém, seguindo alguns preceitos e diretrizes, podemos investir na correta gestão de clientes ao longo da execução de determinado projeto e colher ótimos frutos.

Como ser bem-sucedido na gestão de clientes durante um projeto?

O cliente é sem dúvidas, o stakeholder primordial de um projeto, haja vista que o objetivo da empresa é impactá-lo da forma mais positiva possível. A grande “sacada”, no entanto, é saber como conquistar este objetivo e ser bem-sucedido na gestão do projeto de do cliente, ao proporcionar a ele, a plena satisfação.

Para tanto, alguns elementos são necessários para realizar a gestão de clientes de forma efetiva, dentre os quais, destacamos a seguir:

  • Ter em mente quem é o cliente do projeto

Um patrocinador, um executivo que ofereça os recursos necessários para o desenvolvimento do projeto, o cliente do produto final, todos estes stakeholders devem ser levados em consideração durante a gestão do projeto.

  • Direcionar suas atenções aos clientes

Um briefing extremamente bem elaborado junto ao cliente é fundamental para que o resultado final e mesmo a boa relação durante a execução do projeto, seja otimizada.

  • Viés de valor definido pelo cliente

Para uma boa gestão de clientes durante a execução de um projeto, permita que seu cliente defina o significado do termo “valor”.  Desta forma, com o gerenciamento de um projeto focado no cliente e naquilo que ele considera ser “valor” (o que varia muito de pessoa para pessoa), o objetivo permanece alinhado entre empresa que executa o projeto e stakeholder, contribuindo assim para que o gerenciamento e execução tenham sucesso.

  • Postura de gestor e empreendedora

Outro ponto fundamental para melhor gerenciar as relações e projetos é desempenhar o papel de gestor com postura firme e decidida.

Veja também:  Qual importância do empreendedorismo para a sociedade?

É importante que tanto os clientes quanto a equipe que trabalha junto ao gestor na execução do projeto, tenham na figura do gestor, a referência maior no que tange a excelência na realização das tarefas relacionadas ao projeto. Desta forma, o gestor transmite segurança e tranquilidade a todos os envolvidos.

  • Diálogo a atualização de status recorrente

Informar o cliente acerca do passo a passo do projeto, a atualização do status de tarefas, bem como o andamento dos procedimentos de execução são pontos essenciais que devem ser sempre disponibilizados ao cliente.

O uso de ferramentas e aplicativos que notifiquem o cliente é uma ótima opção para otimizar este processo, angariando muitos benefícios a todos. Desta forma, é possível desde permitir intervenções e/ou reparos/mudanças, até mesmo receber o retorno/feedback do cliente em tempo real.

Com esta abertura maior de comunicação e diálogo, o projeto tende a ser bem-sucedido e corre menos riscos de não satisfazer as expectativas.

Que tal implementar estas dicas do Guia Já em suas estratégias na gestão de clientes? Quais métodos você costuma utilizar e que exercem bons resultados? Compartilhe conosco!

Deixe uma resposta

Top