Você está aqui
Home > Dicas de sucesso > Como divulgar sua presença em uma feira de negócios

Como divulgar sua presença em uma feira de negócios

Feira de negócios

Uma feira de negócios pode ser uma maneira eficaz expor seus produtos ou serviços, criar laços com os clientes e fechar bons negócios com fornecedores. Mas o investimento na participação envolvem custos com espaço no estande, design e construção de expositores, peças de marketing, viagens, hospedagem etc..

Tudo isso pode consumir muito dinheiro, então, trabalhar corretamente para garantir retorno financeiro é fundamental. Focando nisso, o Blog GuiaJá traz para você dicas para divulgar a participação nesses eventos de forma eficaz e, principalmente, a um custo relativamente baixo. 

O envio de e-mails e ações nas redes sociais são maneiras simples, baratas e com grande margem de acerto quando o assunto é atrair o público-alvo para visitar seu estande. A seguir, você confere as etapas para criação de uma campanha mais eficaz.

Feira de negócios: como atrair seu público 

  1. Identificar seu público-alvo 

Antes de preparar seu primeiro material, entenda completamente o público-alvo que você deseja alcançar. E dê uma atenção maior a região demográfica na qual esse público se encontra.

Uma feira de negócios é realizada em um local físico e, a não ser que sua empresa vá fazer alguma transmissão online, não há motivos para disparar e-mails e direcionar campanhas para os clientes do mundo inteiro.

A melhor forma de ter resultados é direcionar os disparos focando no público que realmente tem chances de chegar até o evento. Uma forma eficiente de conseguir isso é traçar a abrangência baseada na localização. 

  1. Começar a divulgação com antecedência

Uma forma eficaz de conseguir o engajamento nas feiras de negócios é começar a divulgar o quanto antes. 

Veja por exemplo a Comic Con (CCXP). Realizada em dezembro, a feira atrai fãs de vídeo-games, histórias em quadrinhos, filmes e séries para TV de todo Brasil e do mundo.

O sucesso é tão grande graças a participação de celebridades, atores e produtores de grandes produções daDisney, Warner, Netflix, Amazon, FOX, Sony e muitos outros, além de cosplayers que interagem com os participantes. 

Centenas de empresas aproveitam para expor seus produtos e serviços no local. Mas para atrair seu público-alvo, eles aproveitam o hype desse evento para divulgar sua participação com meses de antecedência.

Isso possibilita:

1º – que mais gente saiba da sua participação,
2º – realizar alterações no que não foi bem recebido pelo público,
3º – criar experiências que fidelizem ainda mais os consumidores.

Feira de negócios

Mas você pode estar pensando “A Comic Con não é bem uma feira de negócios”, mas esses dados farão você mudar de ideia: Em 2019, compareceram ao evento 280 mil pessoas.

E sobre o mercado: Em 2016, o segmento de Mídia e Entretenimento faturou US$ 35 bilhões só no Brasil. Projeções apontam que o faturamento de 2021 deve alcançar a cifra dos US$ 43,7 bilhões. 

Dá pra entender porquê das empresas do setor se dedicarem tanto na divulgação de sua participação no evento, né?

Essa divulgação pré-evento pode começar a ser feita com uma antecedência de pelo menos dois meses. Mas claro que, quanto maior o evento, mais cedo você deve começar a divulgar para seus consumidores.

  1. Falar sobre a feira

Mas e se o seu público-alvo não conhece a feira que você vai participar? A Comic Con está na TV, está na internet, está nos canais do Youtube… Algumas feiras de negócios são muito específicas.

Então, conte para o seu público-alvo sobre a importância desse evento. Destaque as vantagens de localização, as novidades que estarão disponíveis, as facilidades para fechar negócios, entre outras características que chamem a atenção do seu público.  

  1. Enviar lembretes

Quanto mais próximo estiver o evento, mais você deve intensificar o disparo de lembretes para que as pessoas se recordem e se interessem pela participação da feira.

Outra vantagem desses disparos é que, conforme a data da feira se aproxima, os organizadores vão divulgado as listas de participações especiais, palestras, seminários etc. 

Essas informações podem ter muito peso na decisão de um consumidor em participar ou não de um evento. Principalmente nos casos em que é preciso adquirir entradas. 

Feira de negócios

  1. Comunicar vantagens 

Para atrair compradores em potencial para o seu stand, você tem que destacar alguma vantagem especial durante o evento.

Descontos, opções de parcelamento sem juros, brindes especiais, convidados especiais, consultoria de graça. Não seja apenas mais um expositor, seja O expositor.

Destaque os motivos que fazem da sua empresa melhor e da visita ao seu stand uma passagem obrigatória e inesquecível. 

  1. Agradecer a presença 

O evento acabou, a vida voltou ao normal e você nunca mais se comunicou com quem foi até você durante a feira de negócios. Um erro feio, um erro rude… 

O pós-feira também é importante, saber formular um bom conteúdo de agradecimento pode estreitar laços e garantir que o consumidor volte a fechar negócios.

Agora que você sabe como montar sua estratégia para atrair clientes durante uma feira de negócios, é hora de assinar nossa Newsletter para receber mais conteúdo que vai ajudar você a crescer!

Aproveite também para deixar um comentário com sugestões para nossas próximas postagens.

Deixe uma resposta

Top