Você está aqui
Home > Dicas de sucesso > 4 maneiras de atrair e manter jovens talentos

4 maneiras de atrair e manter jovens talentos

Jovens talentos

Todo empresário quer um time talentoso, e todos querem em sua equipe pessoas jovens, com a criatividade a mil e muita disposição para fazer a diferença.

Mas, em um mundo de oportunidades, como pequenas empresas podem ser atrativas para esses profissionais?

Para atrair os talentos certos, você deve criar um ambiente igualmente atrativo, no qual eles se sintam livres para expressar sua criatividade enquanto ainda aprendem com colegas de trabalho mais experientes.

E para ajuda-lo nisso, conte com as dicas que o Blog GuiaJá selecionou!

4 maneiras eficazes de atrair jovens talentos para pequenas empresas

Pague por hora

Pessoas talentosas são também inteligentes e não vão ficar em um ambiente que não os valorizem financeiramente.

Para garantir mais atratividade, ao invés de nivelar a remuneração mensalmente, mostre o quanto será pago por hora. Essa opção dá uma sensação de controle sobre seus ganhos e é um bom motivador para que permaneçam em seu negócio.

Além disso, o salário pago por hora garante aos jovens talentos a flexibilidade que eles querem para suas vidas.

Ter um processo de recrutamento

Jovens talentos querem sentir orgulho de trabalhar em um lugar, eles querem ser especiais. Então, para que eles se sintam assim, seu processo de recrutamento deve ser empolgante.

Apenas chamar candidatos e fazer entrevistas não é suficiente. Aposte em ideias diferentes e exclusivas para atrair apenas os melhores para suas seleções.

Não viver no passado

Cerca de 70% dos jovens de hoje acreditam que as habilidades necessárias para ter sucesso profissional hoje são diferentes das necessárias nas gerações anteriores.

Veja também:  Qual importância do empreendedorismo para a sociedade?

Por isso, se sua atenção é atrair e manter jovens capacitados dentro da sua empresa, não adianta nada não dar espaço para que este jovem pode aplicar seu conhecimento dentro dela.

Ninguém pode parar o tempo e não se pode lutar as guerras do Século XXI com as armas do Século XX.

Jovens talentos

Ofereça mais que um emprego, ofereça um propósito

Vivemos na era do engajamento. Se você quer oferecer apenas um emprego, tudo bem, é provável que um jovem talentoso o aceite e fique um tempo na sua empresa.

Mas se você quer manter esse talento com você, pois sabe que ele fará sua empresa crescer e melhorar ainda mais, então apenas um emprego não basta: é preciso garantir um propósito.

Os jovens de hoje querem utilizar suas habilidades para transformar o mundo em um lugar mais justo, coerente e melhor. Se sua empresa também conta com estes valores, será mais fácil atrair grandes mentes para o seu time.

Quais cuidados devo tomar ao contratar um funcionário jovem

Mentes novas podem garantir a renovação que sua empresa precisa, mas também podem vir com uma série de pequenos problemas, que podem gerar alguns conflitos.

Para que tudo flua muito bem, é preciso que o empresário saiba se precaver de alguns desses problemas.

O excesso de uso de celular e redes sociais é um deles. A maioria dos recém-formados nasceu justamente na era mais hiperconectada de todas.

O celular não é uma ferramenta, mas praticamente uma extensão de si mesmo. Por isso, se na sua organização, seu uso for um problema, deixe isso claro desde o início.

Outro problema comum, principalmente quando há funcionários de várias gerações distintas convivendo juntos, é o que gerações mais antigas costumam chamar de ‘mimimi’.

Veja também:  Os 5 empreendedores ousados da atualidade

Os jovens de hoje problematizam tudo e a maioria não está disposta a aceitar piadas e comentários que reproduzem preconceito. Portanto, para não correr o risco de perder este novo talento, é preciso cultivar um ambiente saudável dentro da sua empresa.

Gostou das dicas sobre como garantir que jovens talentos queiram continuar trabalhando na sua empresa? Aproveite para nos contar o que achou deste artigo e também sugerir novos temas.

Deixe uma resposta

Top