Você está aqui
Home > Dicas de sucesso > 7 mitos da autodisciplina que você precisa parar de acreditar

7 mitos da autodisciplina que você precisa parar de acreditar

Autodisciplina

A autodisciplina pode fazer muito por você. Inclusive, pode atrapalhar suas metas e objetivos. Dizem-nos que apenas através de uma disciplina rigorosa podemos manter o nosso esforço e fazer os progressos necessários para sermos bem-sucedidos.

Mas tudo que é demais, atrapalha. E se a disciplina não for tão importante quanto fomos levados a acreditar?

E se a autodisciplina for realmente um conceito que, embora seja útil em algumas situações, em outras pode realmente nos impedir de atingir nosso pleno potencial?

Certamente, nada pode substituir o trabalho árduo e a persistência. Se você quiser realmente entender o que significa usar restrição e autocontrole para criar sua melhor vida, você precisará destruir esses 7 mitos sobre autodisciplina.

A autodisciplina é difícil

A autodisciplina pode parecer difícil às vezes. Afinal de contas, é preciso esforço para se esforçar para fazer coisas que você pode não gostar de fazer.

Mas é muito mais difícil viver uma vida sem autodisciplina. Sem disciplina, ficaríamos tentados a fazer escolhas fáceis a curto prazo, mesmo que o resultado possa levar a consequências negativas a longo prazo.

Por exemplo, se você ceder à tentação e comer apenas fast food em todas as refeições, essa é uma escolha mito fácil; mas a longo prazo você vai lidar com consequências, como colesterol alto e problemas cardíacos. Esses são os resultados problemáticos de viver sem autodisciplina.

A longo prazo, o que é mais difícil: aprender a comer uma dieta bem equilibrada, ou permitir-se comer mal o tempo todo e depois enfrentar o desconforto mental e físico de ter causado problemas de saúde a si mesmo?

Autodisciplina significa aceitar desconforto a curto prazo. Quando você vê o quadro geral, as escolhas se tornam mais fáceis. O mesmo se aplica ao trabalho.

Força de vontade é a mesma coisa que autodisciplina

Disciplina envolve a formação de hábitos saudáveis que suportam as ações que você deseja tomar para melhorar a si mesmo.

Veja também:  Dicas para investir com pouco dinheiro

Depois de um tempo, esses hábitos se tornam um estilo de vida – eles se tornam um comportamento automático, que é mais fácil de manter.

Mas a força de vontade envolve estar consciente do seu comportamento e ciente das escolhas que você está fazendo. A força de vontade pode consumir muito mais energia e é preciso ter determinação contínuas.

Autodisciplina

Se você não tem disciplina, você vai acabar preguiçoso e sem direção

A autodisciplina pode ser útil às vezes, quando você precisa de um impulso para superar a inércia, mas depender apenas dela pode ser uma muleta. Isso porque a autodisciplina não necessariamente ajuda você a alcançar seus melhores resultados.

Se você constantemente se forçar a fazer tarefas que você odeia, você pode ter sucesso em fazer a tarefa, mas qual a probabilidade de você colocar todo seu potencial nisso?

Em vez de se obrigar a fazer alguma coisa, tente se concentrar no que você espera ganhar com a tarefa. Se você tem um objetivo final que está motivado para alcançar, concentrar-se nesse objetivo alimentará seu desejo de fazer o necessário para obtê-lo.

Concentrar-se em seu objetivo terá maior influência sobre suas ações, até mesmo ajudando-o a concentrar sua atenção nas tarefas que você não gosta.

A autodisciplina é a única maneira de alcançar o sucesso

Muitas pessoas acreditam que a única maneira de alcançar o sucesso é através de cargas de autodisciplina.

Mas quando você olha com mais amplitude, percebe que a autodisciplina não o leva a lugar algum sem objetivos claramente definidos.

Você pode ser a pessoa mais autodisciplinada, mas sem um objetivo e a motivação para realizá-lo, você não alcançará o sucesso.

Motivação é a chama interna que inspira e impulsiona você a seguir em frente. É o que faz você agir e sustenta essas ações ao longo do tempo.

Você pode ter a autodisciplina para levantar todos os dias às 5 da manhã, mas do que adianta se não tem animo nenhum para aplicar no trabalho?

Veja também:  Torne-se um palestrante motivacional

Ter autodisciplina significa sempre manter o controle

Há um mito de que quanto mais disciplina temos na vida, mais controle temos. Isso decorre da nossa necessidade de criar estabilidade e segurança em nossa vida.

Queremos sentir que estamos no comando total do mundo ao nosso redor e, por pura força de vontade, podemos organizar nossa dominação sobre nosso meio ambiente.

Mas a verdade é que nós realmente só temos controle sobre nós mesmos. Ter autodisciplina significa aprender a controlar a nós mesmos e a nossas ações, mas nenhuma disciplina nos dará controle total sobre o que nos cerca.

No entanto, ter autodisciplina ajudará você a manter o autocontrole, que é uma parte importante da capacidade de autorregular seu comportamento, suas emoções e como você reage aos outros.

Você pode fortalecer e melhorar seu autocontrole ao longo do tempo. Se usado com sabedoria, o autocontrole pode ajudá-lo a evitar comportamentos impulsivos e negativos.

Por outro lado, a autodisciplina excessiva pode nos levar à compulsão por sermos muito rígidos, implacáveis e não deixar que “nada de divertido” aconteça.

Autodisciplina

Autodisciplina significa estar desprovido de emoção

Ser humano, pela nossa própria natureza, significa ter emoção. Não importa quanta disciplina você incute em si mesmo, você sempre sentirá e sempre experimentará emoções.

Como parte de ser autodisciplinado, você também deve procurar ser emocionalmente autoconsciente, reconhecendo e aceitando como se sente.

Mas haverá momentos em que você deve ter o autocontrole para trabalhar calmamente em uma situação e continuar a se envolver e ouvir sem permitir que suas emoções o dominem.

Durante situações difíceis, estressantes ou cheias de emoção, você precisará de um tempo para se permitir sentir e se conectar com suas emoções.

Através da autodisciplina e autocontrole, você pode evitar projetar essas emoções nos outros. Isso é especialmente importante quando você está lidando com emoções negativas, como medo, raiva e ansiedade.

Veja também:  Como planejar uma estratégia de vendas

A autodisciplina significa nunca conseguir fazer o que você quer

É um equívoco comum que as pessoas que são autodisciplinadas vivam uma existência restrita, na qual elas nunca conseguem se libertar ou fazer as coisas que desejam.

Pode ser fácil olhar para alguém que tenha autodisciplina e ver todas as coisas que não estão fazendo. Mas o que os outros deixam de ver é tudo o que estão fazendo e a liberdade que a autodisciplina lhes deu para viver a vida que realmente desejam.

Em vez de reagir constantemente às coisas, ser influenciado pela tentação ou sentir-se ansioso por tentar fazer boas escolhas, ter autodisciplina significa que você estabeleceu os hábitos que sustentam seus valores fundamentais – e isso ajuda você a tomar decisões que apoiam continuamente seus valores.

Isso deixa você livre para viver mais plenamente no momento, aliviado pela ansiedade ou estresse de constantemente enfrentar a tentação.

Viver com autodisciplina significa que você é melhor em estabelecer limites, não se permitindo ser sugado para situações negativas na vida pessoal e profissional.

Gostou do nosso artigo? Comente abaixo e deixe também suas sugestões para novas publicações. E não se esqueça de assinar a Newsletter do Blog GuiaJá!

 

Deixe uma resposta

Top