Você está aqui
Home > Dicas de sucesso > 28 formas de colocar o empreendedorismo dentro da sua empresa

28 formas de colocar o empreendedorismo dentro da sua empresa

Empreendedorismo

Se você quer que seus funcionários se tornem mais motivados, quer melhorar seu atendimento ao cliente e garantir uma renovação geral dentro do seu negócio, a nossa dica – ou menos as nossas 28 dicas – são para implantar o empreendedorismo dentro da sua empresa!

28 formas de ajudar seus funcionários a agirem como empreendedores

Incentivar seus colaboradores a pensarem como empreendedores é muito saudável para o seu negócio, pois garante não apenas funcionários, mas parceiros de negócio e como todo mundo sabe, quando um trabalhador ‘veste a camisa’ ele faz a diferença no sucesso do seu empreendimento.

    1. Nada de medo: garanta um clima de confiança, onde todos tenham espaço para se expressarem sem medo. Lembre-se que o medo é o assassino da inovação.
    2. Incentive trabalho em equipe e não competição: empreendedores sabem que cada pessoa é ima engrenagem importante de um processo.
    3. Faça reuniões participativas: semanais ou mensais, as reuniões ajudam a contabilizar os erros e acertos.
    4. Chame seus funcionários a participar das decisões, pergunte sempre a eles o que eles acham que deve melhorar dentro da empresa.
    5. Envie sua equipe para feiras e exposições ligadas ao seu negócio.
    6. Crie reuniões para que seus funcionários possam fazer um brainstorming. Desafie-os a trazer novas ideias e inovações em produtos da empresa.
    7. Crie um grupo para acompanhar as novidades do mercado no seu seguimento.
    8. Tenha uma caixa de sugestões na empresa.
    9. Participe das ações que você faz com que seus funcionários participem.
    10. Incentive seus funcionários a fazer algo que eles gostem.
    11. Dê espaço para que os funcionários façam críticas à empresa. Peça para que eles digam o que não está indo bem e como eles acham que podem melhorar.
    12. Estabeleça metas e padrões de qualidade para alcançar, mas não coloque metas inalcançáveis.
    13. Dê espaço para funcionários que agregam valor, reduza o espaço de quem prefere menosprezar ou ‘puxar o tapete’ dos colegas.
    14. Tenha um departamento interno de planejamento comercial, encorajando os trabalhadores a mostrar suas ideias.
    15. Forneça incentivos para os funcionários mais produtivos: uma viagem, um passeio, etc.
    16. Ofereça incentivos para os funcionários de uma forma geral: um churrasco, uma noite da pizza por conta da empresa, etc.
    17. Garanta a diversidade dentro do seu negócio.
    18. Encoraje seus funcionários a prospectarem sobre os problemas que podem acontecer no futuro e como resolvê-los.
    19. Incentive que seus colaboradores utilizem seus conhecimentos e hobbies em ações que garantam melhorias dentro da empresa. Por exemplo, se um funcionário tem conhecimento em redes sociais, permita que ele sugira ações de gerenciamento; se um colaborador entende de eletrônica, permita que ele sugira meios para economizar em sistemas de automação.
    20. Dê responsabilidades para o seu funcionário, para que ele se envolva de forma mais pessoal com a empresa. Não é apenas um trabalho, mas sim “O” trabalho.
    21. Crie uma equipe que tenha como foco encontrar novas formas de alcançar seus clientes.
    22. Tenha um painel visível para anotações.
    23. Crie um ambiente agradável para que um colaborador possa aprender com o outro.
    24. Elogie os acertos.
    25. Não puna erros com humilhações: ao invés disso, crie um ambiente para que os erros possam ser contornados.
    26. Não mantenha o ambiente forma o tempo todo. Deixe seus funcionários saberem que estão livres para pequenos momentos de descontração.
    27. Faça uma “sessão de cinema” com palestras ou vídeos que mostram novas tecnologias e produtos ligados à sua empresa. Também é válido criar um “jornalzinho” com a impressão de boletins com essas informações.
    28. Invista em treinamento para os seus funcionários.
Veja também:  Confira como escrever um currículo simples

Empreendedorismo

Por que devo colocar o empreendedorismo na minha empresa?

Pensar como empreendedor não é uma tarefa simples. Todo dia é preciso estar atendo para as oportunidades que podem surgir, e colocar ainda mais atenção para evitar os erros e armadilhas empresariais. Se para uma pessoa esta tarefa pode ser dura, quando você estende o espírito empreendedor para os seus funcionários, terá mais pessoas atentas e ajudando a manter a empresa saudável e próspera.

No começo pode ser um desafio colocar todo mundo no barco do empreendedorismo. Porém, com paciência, você verá que bons frutos irão surgir. Confira agora um pequeno vídeo com mais dicas e não se esqueça de compartilhar nosso artigo e deixar sua sugestão para outros temas que você quer ver aqui no Blog GuiaJá!

Deixe uma resposta

Top