Você está aqui
Home > Dicas de sucesso > Quero montar um plano de negócios, por onde devo começar?

Quero montar um plano de negócios, por onde devo começar?

Plano de negócios

Você já imaginou o que teria sido da humanidade se a bússola não tivesse sido inventada? E o que seriam dos dias sem um GPS para lhe mostrar qual é o caminho mais curto? Bem, dá para imaginar o quanto seria complicada a realização de viagens e aventuras sem uma boa bússola para nortear os caminhos e sem um GPS como guia. Independentemente da época, ter um norte, um guia, tornou-se uma necessidade de vida. Podemos extrapolar essa visão para a vida que levamos hoje. Esse senso de direção é fundamental para saber qual a melhor forma de chegar aos objetivos traçados. Pensando profissionalmente, você consegue esse senso de direção através de um plano de negócios.

Plano de negócios

Já imaginou por que começamos o artigo falando sobre bússolas e GPS, certo? A intenção aqui é fazer você pensar como empreendedor de sucesso e compreender a importância de fazer um plano de negócios que ajude você a chegar às suas metas organizacionais. A seguir apresentaremos por que é necessária a elaboração de um plano de negócios e algumas dicas de como começar a desenhá-lo de modo prático, dinâmico e simples.

Por que fazer um plano de negócios?

Muita gente faz essa pergunta, mas acredite, poucos compreender o sentido de fazer um plano de negócios e segui-lo a risca.  O plano de negócio serve para orientar as suas ações ao longo da implantação e desenvolvimento das decisões e atividades da empresa, por isso é preciso formulá-lo com calma e pensando todas as questões relacionadas à ele.

O plano oferece uma série de benefícios para o empreendedor como traçar o perfil do consumidor, confere especificações sobre o produto ou serviço que deseja oferecer ao consumidor final, proporciona ciência dos pontos fortes e fracos do negócio e do mercado, determina qual organograma é indicado para o tipo de empresa que deseja estruturar, indica os custos fixos e variáveis dentro do plano de finanças e muito mais informações. Ele é um guia extremamente útil e importante para o funcionamento adequado do seu negócio.

Dicas para fazer um plano de negócios simples e prático

Um bom planejamento é o ponta pé inicial rumo ao sucesso nos negócios. Pense que fazer um plano de negócios é semelhante a realização de um planejamento de viagem, você precisa definir qual o destino, como você vai chegar lá, quanto tempo terá de dispor até chegar ao destino e uma série de outras questões.

Fazer um bom plano permite significa incluir o máximo de detalhes e informações pertinentes sem abrir mão da objetividade, clareza de ideias e praticidade. Separamos algumas dicas para que a realização do plano de negócios dê bons frutos e atenda as suas necessidades.

1.Todas as ideias devem ser consideradas

O primeiro passo para fazer um plano de negócios de sucesso é avaliar as ideias de negócio que você tem em mente. Neste sentido vale a pena ressaltar que a sua vocação/ aptidão deve estar alinhada com a ideia, ou seja, não adianta nada você empreender em um projeto no qual não se sente confortável. Escolha uma ideia de negócio que ache prudente e útil para o mercado, mas tenha sempre em mente que ela deve lhe agradar. Lembre-se que está tentando realizar o sonho do empreendedorismo!

2. Analisar as chances de dar certo

Este passo é a análise de oportunidade. Aqui você fará uma relação das ideias de negócio que acha interessante e inicia uma verificação de oportunidade de cada uma, analisando qual/quais podem ser economicamente viável/viáveis, ou seja, deve certificar-se da rentabilidade de cada uma.

3. O plano de negócios começa agora!

Depois de avaliar as ideias de negócio e bater o martelo por uma delas, é hora de colocar tudo no papel. Pode-se iniciar com um rascunho e depois, à medida que os passos forem sendo organizados, realizar o plano definitivo.

É bem provável que ao longo da idealização do planejamento você encontre pontos que precisem ser melhorados, inclusive a própria ideia de negócio. Se for o caso, não hesite em verifica-la e rever a oportunidade.

4. Chegou a hora de pensar nos recursos

Depois de fazer um plano de negócios você já tem noção de quanto dinheiro precisará investir para transformar a ideia em negócio propriamente dito, conseguirá compreender quantas pessoas precisará para montar a equipe de trabalho, ficará ciente da melhor forma de distribuição do produto/ serviço, do plano de marketing adequado para o seu negócio e mais outras questões relacionadas aos recursos.

Ao verificar os recursos financeiros necessários existem duas possibilidades: que você possua o valor de investimento inicial e capital de giro ou tenha que captar recursos de terceiros (amigos, família, bancos, investidores anjo, sócios). Quando o assunto é conseguir recursos financeiros o indicado é tentar captá-los com família, amigos assim não precisará pagar juros altos. Se estiver disposto também poderá avaliar a hipótese de juntar sócios ou apresentar a sua ideia promissora a um investidor anjo.

5. Iniciar o negócio

Não basta fazer um plano de negócios, é preciso segui-lo e estar constantemente verificando se ele precisa ser melhorado a modo de potencializar o negócio. Colocar em prática tudo aquilo que foi planejado certamente é um desafio, mas se o plano estiver corretamente formulado e estiver sendo controlado, ele pode ser o seu diferencial no mercado.

E você, já começou a fazer o plano de negócios?  Tem dúvidas sobre como fazer um plano de negócios? Deixe a sua pergunta nos comentários!

One thought on “Quero montar um plano de negócios, por onde devo começar?

Deixe uma resposta

Top