Você está aqui
Home > Dicas de sucesso > Liberar funcionários para assistir os jogos da Copa

Liberar funcionários para assistir os jogos da Copa

Jogos da Copa

Será que as empresas são obrigadas a liberar funcionários para assistir os jogos da Copa? Se você tem essa dúvida, o Blog GuiaJá tem uma resposta bem simples e direta: não. Nem mesmo quando se trata dos jogos da seleção brasileira existe a obrigação de liberar os trabalhadores.

Mas então, por que tantas empresas acabam aderindo a este tipo de folga coletiva? Bem, a resposta também é simples e direta: simplesmente para deixar os funcionários mais felizes.

No Brasil, o futebol tem uma grande relevância popular, chegando a ser considerado por muitos especialistas como sendo parte da identidade cultural dos brasileiros. E em épocas de Copa do Mundo, é normal que até mesmo quem não acompanhe o esporte acabe se envolvendo e querendo assistir aos jogos.

Por isso, milhares de empresas em todo o país acabam adotando uma rotina de trabalho diferenciada para que seus funcionários possam assistir aos jogos. No entanto, é preciso deixar bastante claro que esta é uma decisão particular de cada empresa.

Liberação de funcionários para assistir os jogos da Copa é comum

Uma pesquisa encomendada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) ouviu 800 empresários em todas as regiões do país e o resultado foi o seguinte, praticamente três a cada 10 empresas vão liberar funcionários para assistir os jogos da Copa com a seleção brasileira. Confira:

  • 28% afirma que seus funcionários serão liberados para assistirem aos jogos do Brasil;

  • 17% afirma que montará um espaço para que os funcionários assistam aos jogos no local de trabalho.

  • Apenas 24% dos empresários entrevistados afirmou que a rotina de trabalho não sofrerá nenhuma alteração durante os jogos do Brasil na Copa 2018.

Em 2014, quando o Brasil sediou a Copa, foi ainda mais comum que empresas de todos os setores dispensassem seus trabalhadores.

Veja também:  Como criar hábitos de sucesso

Além de micros, pequenas e médias empresas, até mesmo gigantes como a Ford aderiram ao movimento, dispensando seus mais de 11 mil funcionários para assistirem aos jogos do Brasil em casa. Já a Tigre dispensou apenas os trabalhadores do setor administrativo e, para os funcionários da linha de produção foram montados telões dentro das fábricas.

Dicas para liberar funcionários para assistir aos jogos do Brasil

Se você acha vantajoso fazer este agrado para os seus colaboradores, confira algumas dicas do Blog GuiaJá para liberar funcionários para assistir os jogos da Copa.

  • Estabeleça corretamente o horário da liberação – se será um dia inteiro ou apenas o período do jogo.

  • Converse com os trabalhadores para não deixar nada pendente – entregar os trabalhos com antecedência para que assim a liberação de funcionários para assistir os jogos da Copa possa ocorrer sem prejudicar a empresa.

  • Pense sobre as vantagens de colocar uma TV no local de trabalho, ao invés de liberar os funcionários para assistir os jogos do Brasil em casa.

  • Deixe claro se a dispensa será descontada do banco de horas ou das férias, ou mesmo se não haverá desconto algum. Segundo a pesquisa citada acima, 84% das empresas que afirmaram que vão dispensar os funcionários nos jogos no Brasil, disseram que não irão descontar as horas não trabalhadas de seus colaboradores.

Jogos da Copa

Impossibilidade de liberação de funcionários para assistirem aos jogos do Brasil

Caso você atue em um ramo que a dispensa dos funcionários pode acarretar problemas como não cumprimento de metas, atrasos na entrega de trabalhos, entre outros, a dica é deixar isso bem claro para eles também.

Veja também:  6 dicas para inovar e atrair clientes na Copa 2018

Nesses casos, pode ser interessante montar um telão para que os trabalhadores possam assistir à partida da seleção brasileira mesmo enquanto desempenham suas funções.

Não havendo esta possibilidade, avalie se é possível permitir que os funcionários acompanhem os jogos online, pelo próprio celular, com o uso de fones de ouvido.

Lembre-se que, permitir que seus trabalhadores possam assistir os jogos pode contar pontos a favor da sua empresa, afinal vários estudos demonstram que funcionários felizes e motivados rendem muito mais.

Na Copa do Mundo da Rússia, o Brasil já tem três jogos marcados:

  • Domingo (17/06), às 15 horas, contra a Suíça;
  • Sexta-feira (22/06), às 9 horas, contra a Costa Rica;
  • Quarta-feira (27/06), às 15 horas, contra a Sérvia.

Você pretende adotar algum esquema especial durante os jogos ou trabalha em uma empresa que vai liberar os trabalhadores? Deixe seu comentário sobre este tema!

Deixe uma resposta

Top