Você está aqui
Home > Divulgando sua empresa > A importância do Visual Merchandising para sua empresa

A importância do Visual Merchandising para sua empresa

Visual Merchandising

Quer atrair mais clientes e potencializar suas vendas? Veja como o Visual Merchandising pode te ajudar!

O Visual Merchandising é a principal ferramenta para criar uma experiência diferenciada para atrair clientes em lojas físicas. Se você quer atrair a atenção do seu público alvo e despertar o interesse dele em seus produtos, esta técnica pode ser de grande importância para potencializar suas vendas.

Para simplificar, o Visual Merchandising é a exposição dos produtos de forma criativa. Não se trata apenas dispor as peças na vitrine ou em gôndolas, mas sim em transformar a exposição das peças em um projeto que desperte emoção nos consumidores.

Para chegar a este resultado, o Visual Merchandising utiliza, além das peças que estão a venda, outros elementos, como móveis, cenografia, projetos arquitetônicos, manequins diferenciados, entre outros elementos.

O resultado é mais parecido com uma exposição de arte do que com a tradicional exibição de produtos, fazendo com que o publico se sinta atraído pela loja e, como consequência, você tem aumento das vendas.

Outra consequência do Visual Merchandising é a propaganda gratuita, graças ao “boca a boca”, o que também atrai novos clientes em potencial.

Visual Merchandising

Onde usar o Visual Merchandising?

Algumas vezes o Visual Merchandising é confundido com vitrinismo (utilizada para montar as vitrines da lojas de forma mais atrativa), porém esta técnica pode ser aplicada em qualquer ambiente da empresa, seja na vitrine, no centro da loja ou em alguma sessão específica.

Como o principal objetivo é causar um impacto positivo e atrair clientes, é sempre mais adequado usar essa o Visual Merchandising na fachada, tornando mais fácil atrair os olhares de quem passa.

Veja também:  Que negócio montar com até R$ 100 mil?

Também temos que lembrar que Visual Merchandising é o conjunto da obra. Não se trata apenas da exposição dos produtos, mas também da iluminação e sonorização do ambiente.

Qual o impacto do Visual Merchandising para sua empresa?

Quando você aplica os elementos do Visual Merchandising, o primeiro impacto é a atração de ‘curiosos’. As peças expostas de formas diferentes atraem curiosos, que talvez cheguem a loja não pelos produtos, mas sim pela forma que estão expostos.

Uma vez que o Visual Merchandising consegue atrair mais pessoas, ele abre as portas para que mais desses ‘curiosos’ se tornem clientes.

Visual Merchandising

Como aplicar Visual Merchandising

Comece imaginando algo diferente de apenas exibir os produtos. Imagine que você precisa contar uma história; em seguida, imagine os elementos necessários para esta narrativa. Não fique extremamente focado na exposição das peças, mas sim no ambiente que você está criando.

Seu principal objetivo é vender os produtos, no entanto, no Visual Merchandising o foco é no cliente, em proporcionar para ele uma experiência inesquecível, é fazer com que ele se sinta conectado, interligado. Como já dissemos, busque transformar a exposição dos produtos em uma obra de arte, em algo que seja extremamente agradável para os olhos, emocionante e positivamente impactante.

O que não usar em Visual Merchandising

O principal objetivo é atrair o olhar do cliente, porém, lembre-se que é sempre esperado uma reação positiva, por isso, para evitar a repulsa dos consumidores, nunca utilize elementos que possam causar constrangimentos nos clientes.

Coisas que remetam a situações de violência ou embaraçosas não devem estar presentes nas composições de Visual Merchandising. Também fique atendo para não reproduzir conteúdos que possam ser interpretados como preconceituosos.

Veja também:  6 dicas para inovar e atrair clientes na Copa 2018

Outra dica importante é não carregar demais na produção evitando transformar a exibição de produtos em algo confuso, com muita poluição visual.

Cursos de Visual Merchandising

Para saber mais sobre os impactos que o Visual Merchandising trarão a sua empresa, você pode fazer cursos livres e até mesmo especializações neste assunto.

Existem muitos cursos nesse seguimento, inclusive gratuitos. Entre as opções estão os disponíveis pelo iPed Cursos e pelo Terra Cursos, ambos com duração de 20 horas e com certificado online.

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

Top