Você está aqui
Home > Tecnologia > Guia Completo: como criar um site para sua empresa

Guia Completo: como criar um site para sua empresa

Criar um site

Se você está pensando em como criar um site a partir do zero e não faz ideia de como começar, você veio para o lugar certo.  Aqui tem tudo que você precisa saber para criar um site em apenas 120 minutos. É isso mesmo, em cerca de duas horas você vai conseguir colocar o seu site no ar.

Seja para sua empresa, um site pessoal, um blog de notícias ou variedades, não importa, basta seguir nosso passo a passo para criar um site de sucesso. E já vamos afirmar uma coisa: é bem simples, são apenas três etapas.

Como criar um site Etapa 1: Escolha a plataforma

Construir seu site não é como criar um foguete e mandá-lo ao espaço. Apesar do que muita gente fala, é um processo bem simples e que vai sendo refinado conforme o tempo passa.

E o primeiro passo para criar seu site é escolher a plataforma. Existem várias plataformas diferentes e escolher a plataforma certa é a principal prioridade.

Algumas plataformas exigem que você conheça um pouco de HTML / CSS e se você não está muito familiarizado com esse tipo de linguagem, é melhor ir direto para uma plataforma simples e que permite o uso de várias ferramentas e customização: WordPress.

Por que escolher WordPress?

Em primeiro lugar, é uma plataforma bastante intuitiva. Se você souber usar programas padrão da Microsoft, como o Word ou o Excel, provavelmente já saberá como publicar seu próprio conteúdo no site que está prestes a criar, sem grandes complicações.

Você pode colocar vários plugins e colocar o tema que preferir. Além disso, é uma plataforma muito confiável e a maioria dos temas é compatível com dispositivos móveis. Além disso, você não paga nada para usar o WordPress.

E para finalizar, há muito conteúdo online e gratuito para ajudar você a transformar seu site simples em algo expert. São várias comunidades, fóruns e vídeos que dão dicas importantes de como melhorar seu site cada vez mais.

Veja também:  O que é CRM e por que ele é importante?

Como criar um site Etapa 2: domínio e hospedagem

Agora é hora de procurar um bom plano de hospedagem para o seu site. Existem várias empresas que oferecem esses serviços e eles são bem acessíveis. E agora uma dica muito importante: uma boa hospedagem não é a mais cara, mas sim aquela que atende as suas necessidades.

Geralmente, ao fechar um pacote de hospedagem, você tem direito a um domínio gratuito, e assim você já economiza nessa etapa. Algumas das empresas mais recomendadas para prestar esses serviços são:

Uol Host

Locaweb 

Hostgator

Hostinger

King Host 

Todos os servidores citados oferecem diferentes tipos de pacote, desde os mais básicos aos supercompletos. Vale a pena avaliar cada um com calma e colocar na balança o custo/benefício para o seu negócio.

Depois de escolher o mais apropriado, basta seguir o passo a passo e, depois disso você será encaminhado ao painel de controle do seu servidor.

Que tipo de nome de domínio devo escolher?

O domínio nada mais é que o nome do seu site, e para escolher um bom nome, é preciso ter um pouco de calma. Um bom domínio deve ser: cativante, único e fácil de lembrar.

Uma ótima dica de como criar um site e escolher o domínio é pensar em uma lista com 20 palavras-chave ou termos que descrevam seu website da melhor maneira possível. A partir disso você começa a juntar e misturar essas palavras para criar um bom nome. Outra dica: não escolha um nome que pode confundido com outro site.

Seja único, caso contrário, isso pode significar que o seu site fica sem espaço antes mesmo de começar. Nunca compre um domínio que seja simplesmente a versão plural, hifenizada ou incorreta de um domínio já estabelecido.

Depois é preciso escolher como seu site vai finalizar: .com; .com.br; .net; .org; .xyz; entre outros. Para cada tipo de terminação, há tipo diferente de valor. Por isso, fique atento.

Se você já possui um domínio, basta seguir para o próximo passo da nossa lista!

Como criar um site Etapa 3: configurando o seu site no WordPress

Você já comprou seu nome de domínio e hospedagem, e o próximo passo de como criar um site para sua empresa é colocar tudo no ar. Se prepare, pois essa etapa não nenhum um pouco parecida com o que você já ouviu falar: isso é fácil de fazer.

Instale o WordPress

Parece difícil, mas não é. A maior parte dos servidores já possui as ferramentas de instalação automática do WorPress, o que deixa seu trabalho ainda mais fácil. Confira as instruções de cada um:

UOL Host (vídeo) 

KingHost (vídeo) 

Locaweb 

Hostgator 

Hostinger

Esta é a aparência da tela que deve abrir ao seguir a instalação automática do seu servidor:

Veja também:  10 técnicas para seu site vender mais

Criar um site

Ao finalizar a instalação, esta é a mensagem que deve surgir:

Criar um site

IMPORTANTE:

  • É comum que a instalação automática traga uma versão antiga do WordPress, mas isso não é um problema. Basta realizar a instalação como o descrito e, depois aparecerá uma mensagem afirmando que há uma versão mais nova disponível, assim você pode fazer a atualização sem nenhum problema.
  • Se seu servidor não oferece suporte de instalação automática, basta acessar ‘Instalando o WordPress – Instruções Detalhadas’  e seguir o passo a passo descrito pelo próprio WordPress.
  • Caso seja instalada aversão em inglês do programa, acesse ‘Instalando o WordPress em seu Idioma’ .

Mudando o tema do seu site

Depois de finalizar o processo anterior, é hora de dar a cara do seu site. O WordPress instala um tema básico para você começar, mas com certeza você quer dar uma cara especial ao seu projeto.

Uma das vantagens oferecidas por essa plataforma é a facilidade em encontrar temas (gratuitos e pagos) para criar um site profissional para sua empresa. O próprio WordPress também oferece diferentes temas gratuitos disponíveis.

Para usar esses temas, é muito fácil. Basta fazer o login no seu painel do WordPress: EndereçoDoSeuSite/wp-login e assim que acessar o painel de controle, siga o passo a passo:

  • No menu ao lado esquerdo, clique em ‘Aparência’ e, em seguida, em ‘Temas’;
  • Na próxima tela, clique em ‘Instalar Temas’. Depois digite o nome do tema que você procura e clique em ‘Pesquisar’.
  • Escolha o tema que você mais gostar, clique primeiro ‘Visualizar’ para ver como vai ficar e, se for o ideal para o seu site, basta clicar em ‘Instalar’ e depois confirmar a instalação.

Instalando tema no WordPress manualmente

Veja também:  Filmes imperdíveis para empreendedores

Se nenhum tema oferecido for o que você quer, há a opção de baixar um tema (pago ou gratuito) do seu gosto. Uma dica para baixar temas gratuitos é o site AThemes,  basta escolher o seu preferido e clicar em download.

Depois de baixar a pasta do tema no seu computador, acesse o painel do seu site: Aparência >>> Temas >>> Instalar temas e clique em Fazer Upload.

Selecione o tema do seu computador e clique em instalar agora. Verifique em ‘Visualizar’ se ficou como você queria e depois escolha a opção ‘Ativar’.

Pronto! Agora basta acessar seu painel do WordPress para começar a publicar o conteúdo do seu site.

E-book grátis: 40 erros de web design e como resolvê-los!

Agora que você já sabe como criar um site em apenas duas horas, aproveite para baixar um e-book sobre os principais erros cometidos na criação de um site e as sugestões de como resolver esses problemas.

40 erros de web design e como resolvê-los! Formato e-Pub (ideal para dispositivos móveis)

40 erros de web design e como resolvê-los! Formato PDF (ideal para Desktop e notebooks) 

O artigo é bem longo, mas a intensão do Blog GuiaJá é garantir que você consiga aprender como criar um site a partir do zero. Não se esqueça de deixar sua opinião sobre nossas dicas e sugerir novos temas!

Deixe uma resposta

Top