Você está aqui
Home > Empreendedorismo > Mantenha o foco ao trabalhar em casa

Mantenha o foco ao trabalhar em casa

Trabalhar em casa

Manter o foco ao trabalhar em casa é uma coisa complicada.
Sabemos que esta forma de trabalho é muito comum entre milhares de pessoas, e também é o caminho mais fácil para quem quer empreender, nós do Blog GuiaJá decidimos ajudar você a desenvolver habilidades e truques fundamentais para tornar o trabalho em casa um sucesso. Essas habilidades ajudam você a manter sua atenção em tarefas específicas para que você possa ser mais produtivo e eficiente.

Uma excelente maneira de conseguir se manter focado no trabalho é estabelecer uma agenda ou cronograma de fácil visualização. Um quadro negro pode ser uma ótima escolha, mas nós, particularmente, recomendamos que você conheça a Metodologia Kanban.

Esta ferramenta surgiu no Japão e é simplesmente sensacional. Tudo que você precisa fazer é criar listas de “A Fazer”, “Fazendo” e “Feito”. A organização se dá por meio de cards ou post-its. Abusar de cores e adesivos chamativos também faz toda diferença e deixa o visual mais chamativo.

Também existe a possibilidade de baixar aplicativos que funcionam exatamente igual aos quadros de Kanban, porém, ainda recomendamos que você monte um físico e coloque próximo ao seu local de trabalho em casa, assim sempre baterá os olhos em tudo que precisa fazer.

Trabalhar em casa

Trabalhar em casa: dicas essenciais para manter o foco

Além de criar um quadro com suas responsabilidades, prazos e serviços, existem outras dicas que transformam a tarefa de manter o foco ao trabalhar em casa algo muito fácil de conquistar.

Uma dessas dicas é estipular tempo para realizar cada tarefa. Mas nada que dias, o negócio é organizar uma rotina de hora em hora, e se possível, de minutos. Ao colocar um limite de tempo para realizar uma tarefa, você fica mais motivado a realizá-la. Confira mais dicas:

Veja também:  Idéias para começar a ganhar dinheiro já

Mantenha poucas abas abertas no navegador

Trabalhar em casa utilizando o computador pode ser um convite a procrastinação. Minimize a quantidade de abas abertas no seu navegador e veja o serviço render muito mais. Várias guias simultâneas retardam o desempenho do computador e podem causar distrações. Não existe um número ideal de abas, mas tende não ultrapassar de 4.

Silencie as redes sociais

Não estar em um escritório tem muitas vantagens. Uma delas é que você é simplesmente livre para acessar o Facebook, Instagram, Twitter, Snapchat e outras redes, a qualquer minuto. Mas para manter o foco no trabalho, essa liberdade pode não ser assim tão boa.

As mídias sociais são fontes inesgotáveis de distração quando se trata de trabalhar em casa. Você entra um minutinho para ver uma notificação e, quando percebe, perdeu um longo tempo vendo vídeos e compartilhando coisas.

Para evitar essa armadilha, a dica é simples: não acesse redes sociais pelo computador e silencie as notificações. Escolha uma determinada hora para chegar suas próprias redes e leve este assunto a sério.

Defina metas diárias

Além de dividir o trabalho em realizações de hora em hora, estabelecer pequenas metas diárias também ajuda a manter o foco. Planeje seu dia de trabalho na noite anterior e defina tudo que precisa ser entregue.

Defina metas médio e longo prazo

Nem só de coisas simples vive o home office. Além das metas diárias, também é essencial ter metas de médio e longo prazo. Deixar as coisas rolarem e ‘ver no que dá’ é sempre uma péssima escolha.

Escolha uma música ambiente

A música é uma ferramenta poderosa para a concentração. A maioria das pessoas escolhe música erudita, celta ou para meditação, pois esses estilos geralmente não tem vocal, o que geralmente pode acabar com sua concentração na hora de trabalhar em casa.

Veja também:  Tudo que você precisa saber antes de montar sua loja virtual

Crie uma rotina

Um dia você acorda às 10h e começa a trabalhar às 11h; em outro levanta às 7h30 e começa a trabalhar por volta das 15h; em outro você mal levanta da cama e vai trabalhar antes de amanhecer. Se você faz isso, está na hora de parar.

Estabeleça uma rotina de trabalho, aquela que se encaixa melhor na sua produtividade. Algumas pessoas rendem mais de manhã, outras a tarde e algumas à noite. Mas o importante é estabelecer um horário para dar início ao trabalho.

É claro que você não deixou o escritório para trabalhar em casa e voltar a ser um ‘escravo’ do relógio. Mas, encontrar uma rotina é essencial para progredir nas tarefas diárias, especialmente as repetitivas.

Trabalhar em casa

Tenha um cantinho só seu

Uma coisa que atrapalha demais quem trabalha em casa é o fato de toda hora poder ser interrompido por alguém. Seja o filho, o companheiro (a), um parente ou amigo, essas interrupções quebram o andamento dos negócios.

Por isso é essencial que você monte um canto no qual apenas você está ‘autorizado’ a entrar. Pode ser um quartinho, a cozinha, a sala ou mesmo o seu quarto. Mas é preciso que você simplesmente feche a porta e não deixe ninguém entrar para interromper.

Saia de casa de vez em quando

Trabalhar em casa é o sonho de muitos, mas também pode se tornar um grande pesadelo para alguns. Por isso, uma dica que vai ajudar você a se manter focado nas tarefas é simplesmente esquecê-las por um tempinho.

É isso mesmo. Saia de casa, vá a uma praça, passeie com seu cachorro, tome um sorvete. Ficar o tempo inteiro dentro de casa também pode se tornar uma armadilha que fará com que você desanime e perca o foco no trabalho.

Veja também:  Princípios de Henri Fayol - A Teoria Clássica da Administração

Gostou das dicas? Não se esqueça de comentar sobre nosso artigo e aproveite para dizer se há alguma coisa que você gosta de fazer para se manter focado no trabalho. Aproveite também para sugerir mais temas para o Blog GuiaJá.

Deixe uma resposta

Top