Você está aqui
Home > Dicas de sucesso > 6 dicas e 4 apps para melhorar a comunicação interna da sua empresa

6 dicas e 4 apps para melhorar a comunicação interna da sua empresa

Comunicação interna

Uma equipe bem alinhada é essencial para o sucesso de qualquer negócio. E a melhor forma de garantir este alinhamento é através da implantação de medidas que garantam que a comunicação interna da sua empresa seja eficiente.

É certo que, nem sempre será possível deixar todos a par de tudo, afinal, pequenos deslizes também fazem parte do dia a dia profissional. Porém, a falta de comunicação entre os funcionários não pode se tornar uma prática habitual dentro do seu negócio.

Para minimizar as chances de erros na comunicação interna e facilitar a troca de informações, nada melhor que apostar nas dicas que separamos para você.

6 dicas para melhorar a comunicação interna da sua empresa

“Boas ideias precisam de uma boa estratégia para realizar seu potencial”. – Reid Hoffman, fundador do LinkedIn.

A primeira coisa que você precisa fazer antes de implementar qualquer uma de nossas dicas é se sentar e refletir sobre o que você deseja alcançar. Esta não é uma dica apenas para garantir uma melhora na comunicação interna do seu negócio, mas para qualquer coisa que você deseja realizar, tanto na espera pessoal, mas principalmente na profissional.

Faça ponderações primeiro sozinho – ou com seu sócio – e depois garanta a participação de seus funcionários nesse processo. É impressionante o quanto as pessoas podem ter excelentes ideias, quando damos a elas a chance de se expressarem.
Agora sim, vamos as dicas!

1) Deixar claro o que você pretende

A primeira dica é a mais simples de toda, e talvez seja por esta que, muitas vezes, é deixada de lado, se trata da clareza. Nós sabemos exatamente o que queremos, mas transmitir essa intenção aos outros pode ser o primeiro problema de comunicação dentro da sua empresa.

Para garantir que tudo está claro, faça reuniões constantes com sua equipe, além disso, dê espaço para que seus funcionários façam perguntas sobre tudo que envolve o desenvolvimento ou aplicação das ações de comunicação interna.

2) Incentivar a conversação saudável

Dentro do ambiente de trabalho é preciso que haja conversa. Pessoas falando nem sempre significa que estão ‘matando serviço’ ou enrolando. É claro que o vate papo não pode interferir no rendimento do trabalho, mas trocar ideias por alguns minutos por dia não vai trazer nenhum prejuízo a sua empresa.

Para melhorar a comunicação interna da sua empresa, é preciso que, antes de mais nada, os funcionários conversem entre si. Dessa forma o processo será mais fluido e a comunicação será melhor.

Porém, tome cuidado, algumas pessoas têm uma tendência a falar coisas que podem ser ofensivas e, até mesmo ser uma forma de assédio. Incentive a conversa, porém, sempre a conversa saudável.

Comunicação interna

3) Fazer reuniões periódicas com todos os membros da equipe

É claro que determinados cargos, como diretores e chefe de setor, precisam ter um contato maior com o presidente/proprietário de uma empresa, e garantir reuniões com eles é essencial.

Mas quando falamos em comunicação, é importante que uma reunião geral também esteja na sua pauta. Reduzir a participação desses funcionários a zero é dar um tiro no próprio pé.

Lembre-se que aos chefes, cabe o papel de liderar, mas são os demais funcionários que irão colocar a mão na massa para executar as ações, portanto, saber o que eles pensam é importante para o sucesso da ação.

4) Criar um ambiente propício

Outra forma de garantir a boa comunicação interna da sua empresa é garantir um ambiente propício para isto. Uma lousa ou painel, por exemplo, onde estão dispostos os trabalhos e as funções de cada um, é uma ótima forma de estimular a troca de ideias, além de garantir que cada um visualize o tempo inteiro, como as coisas estão.

Essa ação pode parecer muito simples, mas ela garante que todos acompanhem o que vem sendo feito, evitando erros bobos, trabalho duplicado e as famosas desculpas que começam com “eu não sabia”.

5) Cobre, mas sem pegar no pé

Não tem nada pior do que alguém pegando em nosso pé o tempo inteiro. Mas deixar os funcionários livres demais, também não é uma opção saudável para o seu negócio. A solução é saber equilibrar as cobranças, e assim garantir uma equipe eficiente e, ao mesmo tempo, estimulada.

Para conseguir que a comunicação interna tenha os resultados esperados, é a mesma coisa. É preciso cobrar que os trabalhadores conversem entre si e se envolvam totalmente, vistam a camisa e se dediquem.

6) Medir as ações que implementou para garantir comunicação interna

Sem medição, não há como saber se o resultado alcançado foi bom ou ruim. Além disso, também não dá para saber onde acertou e o que precisa ser mudado. Medir as ações é importantíssimo, não importa se estamos falando do setor de vendas, contratações, compra, manutenção ou gestão de pessoal.

O ideal é começar a analisar sua empresa antes de investir em ações de comunicação interna, e assim fazer comparativos por períodos.
Pode parecer complicado, mas basta cruzar os dados de desempenho de trabalho e tempo de entrega/finalização de um serviço.

Comunicação interna

4 apps para melhorar a comunicação interna dentro da empresa

“Eu acredito que qualquer ferramenta que melhore a comunicação tenha efeitos profundos em termos de como as pessoas podem aprender uns com os outros”. – Bill Gates.

As sábias palavras ditas por Gates refletem a realidade atual. Hoje, são milhares de aplicativos para tornar a comunicação interna mais fácil e eficiente. Invista neles e tenha um aliado na palma da mão!

IBM Social Business
Este é um aplicativo que garante mais interação entre os funcionários e, além disso, também permite interação com colaboradores, fornecedores e clientes.

Google Groups
Uma forma simples e fácil de discutir ideias e criar listas. A plataforma é gratuita e pode fazer a diferença, principalmente para evitar que uma ideia que surgiu se perca até a próxima reunião.

Hangouts
Fácil para conversar com os funcionários, inclusive com opção de acrescentar mais pessoas e criar um sistema interno. Outra vantagem é que as conversas podem ser arquivadas. Outro detalhe: é gratuito.

Trello
Um aplicativo bastante completo para quem deseja gerenciar e acompanhar tarefas. É possível criar vários nichos de trabalho, e colocar nesses nichos apenas quem está atuando em um determinado projeto, ideal para empresas que tem mais de um projeto sendo desenvolvido ao mesmo tempo.

Gostou das dicas, já colocou alguma em prática? Não esqueça de deixar seu comentário!

2 thoughts on “6 dicas e 4 apps para melhorar a comunicação interna da sua empresa

    1. Olá Florencio, tudo bem?
      Infelizmente ainda não, mas com certeza esse tema entrou em nossa lista de pautas e providenciaremos o mais rápido possível.
      Agradecemos muito a sugestão.

Deixe uma resposta

Top