Você está aqui
Home > Dicas de sucesso > 25 dicas para você se tornar um empreendedor de sucesso

25 dicas para você se tornar um empreendedor de sucesso

Empreendedor de sucesso

Ser um empreendedor de sucesso não é uma tarefa fácil. Exige, entre muitas outras coisas, independência, dedicação e disposição para assumir riscos. E apesar de cada caso que deu certo ter suas particularidades, todos tem uma coisa em comum: estão dispostos a ver o mundo com outros olhos.

Se você também quer trilhar o caminho do sucesso, conte com a ajuda do Blog GuiaJá, que desta vez traz até você as 25 melhores dicas para se tornar um grande empreendedor.

25 dicas infalíveis para ser um empreendedor de sucesso

Vamos começar com uma questão que nem todo mundo leva à sério: cuide da sua saúde. Muitos empreendedores não se importam com questões como alimentação, horas de sono, entretenimento e tempo com a família ou amigos.

Simplesmente se tornam os chamados ‘workaholic’, os viciados em trabalho e, em muitas vezes, acabam não conseguindo fazer o negócio dar certo.  Fique sempre atento ao seu bem-estar físico ou mental e jamais deixe a saúde de lado.

Agora sim, vamos as dicas para transformar você em um empreendedor de sucesso.

1) Anote suas ideias

Escreva absolutamente tudo que passar por sua cabeça: ideias boas ou ruins, reflexões aleatórias, frases espontâneas, tudo. Esse material pode ajudar você a entender melhor a si mesmo e também pode se tornar um fonte de inspiração para sua vida e empresa.

2) Leia

Revistas, jornais, sites, livros clássicos, livros sobre empreendedorismo, artigos acadêmicos: reserve ao menos uma hora do seu dia para ler algum desses materiais. Um empreendedor de sucesso sabe que a leitura é essencial para aprimorar sua visão de negócios.

3) Pense enquanto anda

Caminhar aumenta o fluxo cerebral e é uma ótima maneira de organizar as ideias. Pode parecer besteira, mas uma caminhada de 10 minutos ou menos pode ser revigorante para o corpo e também para as ideias.

4) Amplie seus horizontes

Esteja preparado para entender que existem muitas pessoas que pensam diferente de você e isso não é ruim. Preste atenção na forma que outras pessoas se comportam, se comunicam e vivem. Além de encontrar fonte de inspiração para novos projetos, você também pode descobrir necessidades que não sabia que existiam e encontrar excelentes locais para investir.

Veja também:  Princípios de Henri Fayol - A Teoria Clássica da Administração

Empreendedor de sucesso

5) Se inspire em casos de sucesso

Nos esportes, nos negócios, no mundo do entretenimento, na música: há sempre ótimas lições de vida inspiradoras para você observar e aprender.

Há vários filmes e documentários sobre pessoas que conseguiram dar a volta por cima, e um empreendedor de sucesso sabe tirar proveito das lições alheias.

6) Faça atividade física

Yoga, pilates, dança, academia, corrida, natação, qualquer opção é ótima para você. Não tenha preguiça e não pense que está ‘perdendo tempo de trabalho’ ao se exercitar. Meia hora por dia são suficientes para manter o corpo saudável e não vão atrapalhar em nada os negócios.

7) Desconecte-se

Se você tem um problema para resolver – seja pessoal ou empresarial – fique longe do celular, da Internet ou de qualquer outra coisa que distraia daquilo que deve ser feito. Foque no que realmente é importante: um pequeno problema ignorado e não resolvido pode se tornar uma grande dor de cabeça.

8) Seja questionador

Nada pode ser uma verdade absoluta quando se trata da busca por se tornar um empreendedor de sucesso. Encha seus funcionários, fornecedores e a si mesmo de perguntas.

9) Aprenda a ter foco e concentração

Muitos empresários vão à falência ou sequer tiram seus planos do papel por uma razão: não conseguem manter um foco. Mesmo que seu desejo seja montar um grande império, priorize um objetivo de cada vez.

Empreendedor de sucesso

10) Esteja aberto a todas opiniões

Quando você decide montar um empreendimento, pode ter certeza que muita gente vai dar pitaco. É uma grande besteira se fechar e não prestar atenção, pois você vai conseguir encontrar muitas ideias boas entre seus familiares, amigos e funcionários. No entanto saiba filtrar comentários ruins, daqueles que só querem colocar você para baixo e torcem pelo seu fracasso.

11) Não seja um perfeccionista

Um empreendedor de sucesso sabe que nem tudo vai sair exatamente como o plano, mas que vai sair. Tente sempre dar o melhor de si, e faça de tudo para conseguir. Mas não deixe o perfeccionismo atrapalhar seu negócio.

Veja também:  10 técnicas para seu site vender mais

12) Fique sozinho

Passe um tempinho quietinho e fique sozinho com você mesmo. Concentre-se na sua respiração e deixe os pensamentos fluírem.

13) Veja uma palestra ou coaching

Há uma infinidade de palestrantes que podem garantir conhecimento extra a você. No Youtube você tem acesso a milhares de opções, basta fazer uma pesquisa como ‘palestra para empreendedores’ e pronto.

Ouça atentamente e nós garantimos, você não vai se arrepender. Se puder, vá as palestras ao vivo, pois a experiência será ainda mais inspiradora.

14) Avalie seus objetivos

Além de estabelecer um foco é preciso avaliar se você está no caminho certo para alcançá-lo.

Empreendedor de sucesso

15) Não seja tão crítico

Ser crítico demais consigo mesmo e com os outros é andar na contramão do sucesso. Analise suas decisões e da sua equipe, mas não se coloque para baixo, jamais.

16) Mantenha atento as tendências

Saber o que está rolando é ideal para ser um empreendedor de sucesso. Além de ser de grande ajuda para aprimorar o que você já faz, também é fonte de inspiração para explorar novos mercados.

17) Estude

Nunca pare de aprender. Faça os cursos gratuitos do Sebrae, caso não tenha condições de investir em aprimoramento no momento. Se puder, invista cada vez mais na sua formação.

18) Cuide da vida pessoal

Passe tempo com a família e com amigos, não deixe que os negócios afastem você de suas obrigações pessoais como pai, mãe, irmão, marido, esposa, etc. Lembre-se: ter sucesso nos negócios é bom, mas ter sucesso nos negócios e na vida pessoal é sensacional.

19) Exercite sua criatividade de outras formas

Quer ser um empreendedor de sucesso: Então você precisa deixar que seu cérebro seja livre e criativo: faça pinturas, fotografias, colagens, música, artesanato em geral. Tudo isso é importante para deixar seu cérebro sempre criativo.

20) Seja bobo de vez em quando

Dance feito um louco quando tocar sua música preferida; tire os sapatos no parque e pise na grama molhada; deixe a chuva cair em seu rosto. Não importa, mas faça algo bobo, algo que o coloque em contato com sua criança interior, algo simples e despretensioso. Com o tempo, você vai ver como essas pequenas ações são revigorantes e encorajadoras.

Veja também:  Currículo com objetivo profissional primeiro emprego

21) Simplifique

Estipule cada etapa do passo a passo do desenvolvimento de um trabalho e projeto e descubra como simplificar estas ações.

Empreendedor de sucesso

22) Fortaleça sua equipe

Seus parceiros de trabalho e funcionários devem ser fortalecidos, pois assim todos terão o mesmo objetivo: o sucesso do seu negócio. Aqui no Blog GuiaJá você encontra várias dicas para inspirar sua equipe.

23) Seja observador

Mantenha de olho bem aberto a tudo que acontece dentro da sua empresa. Mesmo quando delegar tarefas e funções, você precisa saber o que está acontecendo.

24) Comunique-se corretamente

Outra característica do empreendedor de sucesso é que ele sabe como e quando falar. A falta de comunicação pode atrapalhar seu negócio, por isso, vale a pena investir em cursos para aprender a se comunicar melhor, tanto interna quanto externamente.

25) Não desista depois de falhar

Às vezes, nossos maiores fracassos podem preparar o terreno para nossos maiores sucessos. Como Steven Tyler disse em uma famosa canção do Aerosmith: “Você tem que perder para saber como vencer”.

Não deixe que uma falha impeça que você se torne um empreendedor de sucesso, quando cair, levante-se novamente, sempre.

O que você achou das 25 dicas para você se tornar um empreendedor de sucesso? Não se esqueça de comentar e aproveite também para compartilhar conosco qual é a sua dica de sucesso!

Deixe uma resposta

Top