Você está aqui
Home > Sem categoria > Marketing digital: entenda o tema de uma vez por todas

Marketing digital: entenda o tema de uma vez por todas

Marketing Digital

“Você precisa investir em marketing digital’ é uma das frases mais utilizadas hoje em dia. Mas para muitos, esse assunto é envolvido em muito mistério e pouca explicação. Para acabar de uma vez com suas dúvidas, o Blog GuiaJá traz de uma forma bem resumida e direta o que o marketing digital realmente é.

Frequentemente descrito como “propaganda de serviços ou produtos via world wide web”, embora correta, essa defininação é pouco abrangente e acaba confundindo ainda mais as coisas. Marketing digital é muito mais do que isso. Existem vários aspectos, aplicações e formas de usar e, para conseguir sucesso nesse universo é preciso saber um pouco sobre o assunto.

A intensão não é transformar você em um guru do marketing online, mas apenas garantir que, quando alguém oferecer um plano de ações digitais para sua empresa, você consiga identificar se as aplicações estão sendo feitas de forma adequada.

Marketing digital x propaganda tradicional

A principal diferença entre o marketing digital e outras formas mais tradicionais de marketing é que as ações digitais podem ser medidas e analisadas com mais precisão e, muitas vezes, em tempo real.

Colocar um anúncio em um jornal impresso já foi uma excelente ferramenta de falar com o seu público, mas nos tempos atuais, apostar nesse tipo é cada vez mais arriscado, já que você não tem dados concretos e palpáveis em mãos.

No mundo virtual, você também pode segmentar seus anúncios, direcionando para o seu público alvo, o que é extremamente difícil de fazer na mídia tradicional.

Veja também:  8 maneiras comprovadas de transformar clientes em fãs

Outra diferença visível é com relação ao custo benefício, uma boa campanha de marketing digital está ao alcance de praticamente todo perfil de negócio, independentemente de seu faturamento.  Já campanhas off-line são mais caras, e não atingem a mesma quantidade de público-alvo.

Tipos de marketing digital

A aplicação do marketing no mundo digital é muito grande, por isso, vamos focar aqui nas três mais conhecidas e que mais funcionam:

O que é SEO?

O principal objetivo é utilizar técnicas de produção de conteúdo para melhorar a posição de um site nos principais mecanismos de busca, principalmente o Google.

Para isso, essa modalidade de marketing digital foca na produção de conteúdo relevante, original e que não vá contra as regras e diretrizes do Google, para que desse modo possa passar aparecer como resultado de uma pesquisa.

Para evitar fraudes, conteúdo duplicado e/ou impróprio, o Google conta com a ajuda de seu algoritmo, que passa por constantes alterações e mudanças, tornando cada vez mais difícil o processo.

O algoritmo do Google inclui, entre uma lista com mais de 200 itens, coisas como: o uso correto de palavras-chave, links internos e externos, responsividade da página, originalidade, entre outras coisas.

O que é PPC?

Outra importante ferramenta de marketing digital são os anúncios que aparecem nas páginas de busca e sites em maneira geral. Esses anúncios são do tipo PPC, que significa “pague por clique”.

Esses anúncios são baseados em palavras-chave, sendo que algumas podem ser mais caras que outras. Se você já ouviu falar do Google Adwords, já tem alguma familiaridade com esse assunto.

O PPC realmente é uma excelente opção de marketing digital, pois é possível criar anúncios de texto, de imagens, em vídeo, etc., sempre trabalhando e otimizando as ações para uma determinada região ou público alvo.

Definindo muito bem as palavras-chave, o público e a região, é apenas uma questão de tempo para começar a ver resultados. Lembrando que, o investimento em PPC é maior do que os investimentos em SEO, no entanto, os resultados também são alcançados com mais facilidade.

Veja também:  Como utilizar melhor o tempo de trabalho

Tire dúvidas sobre essa modalidade de anúncio na página do Adwords.

Marketing Digital

O que é marketing de rede social?

O grande boom dos últimos anos tem sido o marketing de rede social, que envolve promover seu produto ou serviço através de redes sociais como Facebook, Instagram, Linkedin, Twitter, Youtube, Pinterest, entre outras.

O principal objetivo é usar páginas e grupos para aumentar o reconhecimento da marca, criar vínculo com o público-alvo, gerar leads e, é claro, alcançar mais mercado.

As empresas que estão por trás das redes sociais também perceberam que seus sites e aplicativos são uma excelente forma de propagar marketing digital e, nos últimos anos, em especial em 2018, mudanças e atualizações dos algoritmos do Facebook e do Instagram começaram a reduzir o alcance das páginas.

Assim como ocorreu com o alcance dos sites reduzindo a cada atualização do algoritmo do Google (quando falamos em SEO), quando falamos em marketing de rede social, não estamos mais dizendo que basta que você monte um perfil e faça publicações.

A coisa ficou séria, e para alcançar seu mercado, é preciso investir em postagens patrocinadas e estratégias de marketing que façam esses anúncios fluírem da forma esperada.

Lembrando ainda que neste ano as empresas passaram a contar com mais uma importante ferramenta de marketing digital: o Whatsapp para empresas.

O tripé de sustentação do marketing digital

Agora você conheceu um pouco mais sobre o tripé que sustenta as ações de marketing digital:

SEO (‘search engine optimization’, otimização para mecanismos de busca, em tradução livre);
PPC (pagamento por clique);
Mídia social.

Até alguns anos, bastava escolher entre uma delas para ter um bom alcance da marca no mundo digital. Mas precisamos lembrar que atualmente, quando usadas de forma separadas, essas aplicações não funcionam tão bem assim. Um bom plano de ação online deve conter sempre um mix dessas ações, ampliando o alcance e impulsionando seus anúncios.

Veja também:  8 maneiras comprovadas de transformar clientes em fãs

Além disso, mesmo que você contrate uma agência ou profissional para realizar tais ações, é sempre importante se informar sobre o assunto e esclarecer todas as dúvidas que possam surgir antes de fechar um contrato ou parceria.

Chegamos ao fim das explicações sobre marketing digital? É claro que não! Como o mundo online está sempre em constante mudança, é claro que o marketing digital também estará. Por isso, mantenha-se atualizado sobre o assunto e continue acessando o Blog GuiaJá!

Deixe uma resposta

Top