Você está aqui
Home > Empreendedorismo > Sebrae Canvas: como usar esta ferramenta?

Sebrae Canvas: como usar esta ferramenta?

Sebrae Canvas

Se você está prestes a montar um negócio, ou mesmo se você já é um empreendedor, o Sebrae Canvas é a ferramenta certa para ajudar no planejamento estratégico da empresa, pois auxilia a planejar e a entender melhor cada um dos aspectos do negócio.

Existem vários tipos de canvas, porém, um detalhe adicional sobre o disponibilizado pelo Sebrae é que este é totalmente gratuito e muito fácil de usar. Sendo assim, nada melhor do que contar com o Blog GuiaJá para entender melhor e aprender a utilizar este excelente instrumento de planejamento.

Por que usar o Sebrae Canvas?

O Sebrae Canvas vai refletir sistematicamente seu modelo de negócios, ele será um mapa no qual você terá total liberdade para descrever cada um dos elementos que compõem sua empresa. Entre algumas coisas que este canvas promete, é garantir que você consiga entender sua empresa, respondendo algumas perguntas, como:

  • Quem são seus principais parceiros e fornecedores?
  • Quais são as motivações para as parcerias?
  • Quais são as atividades-chave da sua empresa?
  • Como será a distribuição dos seus produtos ou serviços?
  • Como você vai se comunicar, se relacionar, com seus clientes?
  • Qual será seu fluxo de receita?
  • Qual valor central você vai entregar ao cliente?
  • Quais necessidades do cliente você está satisfazendo?
  • Para quais classes você está criando valores?
  • Quem é seu cliente mais importante?
  • Quais recursos-chave sua empresa vai precisar?

Com o tempo, você vai preenchendo muito melhor o seu Sebrae Canvas e, assim vai conseguir planejar e estruturar sua empresa muito melhor. Por isso, a principal dica que damos a você é: monte vários modelos de canvas, experimente bastante e vá alterando conforme sua necessidade.

Veja também:  Esclarecendo suas dúvidas sobre o SEBRAE

O canvas é um mapa ‘vivo’, a cada dia você pode acrescentar e retirar coisas. Nunca tente fazer tudo em cinco minutos, pois não é assim que funciona. O Sebrae Canvas integra uma das etapas do curso Começar Bem, ministrado pelo próprio Sebrae, nossa dica adicional, para entender melhor a ferramenta é fazer este curso.

Como montar seu próprio Sebrae Canvas?

O primeiro passo para utilizar a ferramenta é acessar o site Sebrae Canvas e criar uma conta gratuita. Se você já tiver uma conta no Sebrae, não precisa criar outra, basta fazer o login normalmente. Também é possível se cadastrar com seu Facebook, ou, se preferir, fazer o download do aplicativo em seu aparelho com Android ou iOS.

Feito isso, você vá vai cair na página inicial, onde basta clicar cobre ‘Novo Canvas’. Para dar início ao seu projeto, você coloca um título e, em seguida começa a preencher os seguintes itens: Parceiros chave; atividades chave, Recursos chave; Proposta de valor; Relação com o cliente, Canais; Segmento de mercado; Estrutura de custos e Fontes de renda.
Na imagem abaixo você encontra a explicação do que deve ser descrito em cada um dos nove blocos do Sebrae Canvas.

Sebrae Canvas

Para fazer o preenchimento, basta clicar sobre ‘+ Adcionar post-it’, sendo que, não há limites de quantos post-its podem ser adicionados por bloco.

Outro detalhe interessante: sua empresa pode ter mais de um modelo de negócio, então, você pode criar vários canvas, esmiuçando e facilitando ainda mais as coisas. Você pode criar, por exemplo, um canvas para cada tipo de cliente que você atende ou até mesmo para cada tipo de produto ou serviço que oferece.

Veja também:  Divulgue Seu Negócio Grátis na Internet nos Melhores Guias de Empresas da Web

Para aproveitar todas as vantagens que a montagem de um canvas empresarial oferece, abra espaço para que outras pessoas (sócios ou funcionários, por exemplo) possam contribuir para a criação de um modelo de negócio completo. Para isso, compartilhe seu Sebrae Canvas com outras pessoas. Ao clicar sobre o ícone em forma de setia (localizado na parte inferior da imagem), é possível enviá-lo por e-mail, Twitter ou compartilhar pelo Facebook e Google+.

Agora que você já sabe para que serve e como utilizar o Sebrae Canvas, não se esqueça de montar seu planejamento de negócio na ferramenta. Aproveite também para comentar nosso artigo e sugerir novos temas sobre ferramentas para empreendedores.

Deixe uma resposta

Top