Você está aqui
Home > Dicas de sucesso > Precisa repreender um funcionário? Saiba qual a melhor maneira de fazer isso em 5 dicas

Precisa repreender um funcionário? Saiba qual a melhor maneira de fazer isso em 5 dicas

Repreender um funcionário

No mundo dos negócios e corporativo, é preciso manter um bom relacionamento com nossos parceiros e colaboradores. Especialmente quando chefiamos algum departamento, ou até mesmo a empresa, dialogar e saber lidar com desvios de condutas dos funcionários é fundamental.

E isso nem sempre é fácil. Mau comportamento, não cumprimento de horários, e outra série de atitudes que determinados funcionários mantém, e que não condizem com a postura esperada pela empresa necessitam de repreensão de maneira rápida, caso contrário, a postura inadequada do funcionário, além de prejudicar o bom andamento da empresa e dos negócios, poderá contaminar os demais colaboradores.

Mas como proceder? Qual a melhor forma de chamar a atenção de um funcionário? É sobre isso que falaremos neste artigo.

Fazer críticas sim, mas de maneira construtiva

É importante que o chefe não aja de maneira muito dura e intransigente. É preciso lançar mão de certa psicologia quando for necessário repreender o funcionário. Faça-o notar seus defeitos e exponha os motivos reais pelos quais ele está sendo repreendido.

Uma crítica exaltada ou exagerada, diminuindo e inferiorizando o funcionário poderá tanto desanima-lo quanto deixa-lo revoltado. Seja justo e coerente acima de tudo.

Repreender um funcionário

Ser discreto e não chame a atenção do funcionário na frente de todos os outros

Privacidade é uma regra de ouro no trato com os funcionários. Por isso, converse com ele em um local mais reservado, sem a intromissão de terceiros e de expectadores. Em certos casos, até mesmo por um e-mail você pode “dar uma dica” sobre algum equívoco que o funcionário comete, e desta forma, repreendê-lo sutilmente sem alastrar a situação.

Veja também:  Você sabe como escolher um local ideal para seu negócio? Aprenda agora com nossas dicas!

Repreender um funcionário

Escolher lexical positiva

Busque palavras mais positivas ao invés de culpar de maneira direta o funcionário por algum trabalho que ele não consegue desenvolver a tempo. Fale para ele o quanto ele é importante na equipe de trabalho, que por sua vez, está contando com a entrega no prazo estabelecido de um relatório.  Desta forma ele sentirá o quanto é importante e se motivará a desenvolver a tarefa à qual lhe foi designada.

Ouvir o outro lado

Um chefe justo sempre permite que o funcionário dialogue e exponha seu lado, motivos e razões. Avalie se ele está sendo sincero, se as “mancadas” dele são recorrentes ou se ao contrário, ele não costuma “pisar na bola”. É neste ponto que o chefe poderá exercer um juízo de valor mais preciso.

Conversar para corrigir defeitos

Aja com ética, firmeza e converse olhando nos olhos de seu funcionário. Desta forma o funcionário tenderá menos a se sentir perseguido ou vitimizado. Ao contrário, ele saberá que há honestidade e sinceridade entre ele e o chefe, e a relação se pautará sobretudo no respeito.

Esclareça ao colaborador da empresa de que a repreensão é pelo bem comum tanto dele quanto da empresa, para corrigir defeitos e aparar arestas. Por fim, conclua com uma observação positiva, destacando algo interessante que o subordinado já fez na empresa, e agradeça pela disposição em dialogar.

E você, já passou por alguma situação complicada em que teve que repreender um funcionário? Como você procedeu?

Fontes:

http://www.ehow.com.br/repreender-funcionarios-maneira-construtiva-como_95392/

http://www.polito.com.br/portugues/artigo.php?id_nivel=12&id_nivel2=155&idTopico=1178

http://www.batebyte.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1039

http://www.boletimdoempreendedor.com.br/boletim.aspx?codBoletim=349_Manual_de_etiqueta_para_chefes

http://blog.automatizando.com.br/2010/10/como-dar-bronca-no-funcionario-o-mundo.html

http://revistapegn.globo.com/Empresasenegocios/0,19125,ERA1698448-3077,00.html

http://lideranca.aaldeia.net/uma-repreensao-desproporcionada/

Deixe uma resposta

Top