Você está aqui
Home > Atendendo clientes > 5 motivos que mostram que fidelizar o cliente é o melhor caminho

5 motivos que mostram que fidelizar o cliente é o melhor caminho

Fidelizar o cliente

Não são poucos os empresários que não sabem como agir quando se deparam com a pergunta “é melhor atrair ou fidelizar o cliente?”. É claro que aumentar seu alcance e conquistar novos consumidores é essencial para o negócio, sem contar que traz uma grande satisfação pessoal.

No entanto, quando falamos no dia a dia do negócio, na maioria das vezes é muito mais vantajoso para o seu negócio concentrar seus esforços na retenção de clientes. Se você não concorda com tal afirmação, reflita sobre isso: para que investir tempo, esforço e dinheiro em ações para conquistar novos clientes se depois não haverá nenhuma ação para manter essas pessoas consumindo o seu produto ou serviço?

No fundo, ninguém que apenas novos clientes, mas sim clientes que fiquem, que se tornem engajados em sua marca e que deem preferência ao seu produto ao invés do concorrente. Confira agora cinco motivos que mostram que fidelizar o cliente é para a sua empresa:

Fidelizar o cliente é mais barato

Quando você quer conquistar novos clientes isso sugere que você está indo atrás de gente que desconhece sua marca. Será preciso investir em ações de marketing, pesquisa, testes, e outros custos que irão encarecer demais esse processo.

Por outro, as ações voltadas para quem já conhecem seu produto custam menos. Pesquisas apontam que 70% das empresas americanas afirmam ser mais barato manter um cliente do que buscar um cliente novo.
Além disso, as ações de marketing tem mais resultado quando você fala com o seu consumidor: a probabilidade de cliente existente adquirir seu produto é de 60 a 70% , enquanto a probabilidade de converter uma nova perspectiva é de apenas 5 a 20%.

Veja também:  Dicas de SEO: truques para impulsionar seu site

Fidelizar o cliente

É mais rápido

O marketing para clientes existentes não só oferece uma redução clara no seu investimento, mas também apresenta a chance de fechar novas vendas com mais facilidade.

Ao invés de todo trabalho para conquistar seu público alvo, tido que um consumidor que já eu seu cliente precisa é de um “empurrãozinho”. Eles já sabem que sua empresa existe, já conhece seus produtos ou serviços e você já garantiu uma experiência comercial agradável antes, e por isso, eles são muito mais propensos a fazer compras futuras e gerar mais negócios para você.

Em comparação, persuadir os potenciais a tornar-se clientes às vezes requer muito tempo e esforço e, em última análise, custa mais.

Dá a chance de criar campanhas direcionadas

Uma das maiores vantagens de fidelizar o cliente é garantir a sua empresa dados reais sobre como eles agem, como compram, quando e porquê. Dessa forma, fica mais fácil criar campanhas direcionadas, reduzindo as chances de erros e garantindo resultados melhores.

Você não estará atirando no escuro: já sabe como falar com seu cliente, como agradá-lo e como vender para ele aquilo que ele quer comprar. Mas não se esqueça que para isso é preciso investir em ferramentas que aproximem seu cliente de você, como por exemplo redes sociais, e-mail marketing, cartão fidelidade, descontos exclusivos na próxima compra, etc.

Fidelizar o cliente

Fidelizar o cliente também ajuda a conquistar novos consumidores

Por último, e não menos importante, está a nossa quinta razão para que você entenda porque fidelizar o cliente é essencial: um cliente fiel ajudará você a garantir novos clientes.

A lealdade de um consumidor só traz resultados positivos, pois quando ele gosta da sua empresa, vai indica-la para outras pessoas. E quando falamos no famoso boca a boca, não se esqueça que além de gratuita, este é o tipo de propaganda mais confiável, todo mundo já fez a compra em algum lugar só porque um amigo ou parente falou bem e, é bem provável que esta pessoa tenha indicado este negócio para outros conhecidos.

Veja também:  Cliente feliz sempre volta! Saiba como atendê-los

Estatísticas como as anteriores provam que, se você tratar bem os clientes existentes, você conseguirá consistentemente os benefícios. Afinal, sua base de clientes é uma fonte crescente de referências para novos clientes. É por isso que apenas um aumento de 5% na retenção de clientes pode aumentar a rentabilidade de uma empresa em 75% .

Como fidelizar o cliente?

A primeira coisa que você precisa fazer é investir em ações que aproximem e que garantam que sua empresa conheça seu cliente. Outras dicas que ajudam a fidelizar o cliente são:

Garanta atendimento personalizado: cada cliente é uma pessoa única e quer ser tratado como tal. Suas ações devem ir ao encontro disto, garantindo atendimento de qualidade e feito na medida para ele!

Use a tecnologia: no mundo de hoje, forçar seu cliente a ir pessoalmente a sua loja/estabelecimento é um tiro no pé. Tenha um bom site, além de garantir interação nas redes sociais e aplicativos de mensagens.

Ofereça vantagens para quem já é seu cliente: clube de desconto, cartão personalizável, brindes especiais, ações simples que fazem a diferença e mostram ao cliente o quanto ele é especial pata o seu negócio.

Conquistar clientes novos ou investir da fidelização deles não é uma questão fácil. É claro que se você está lançando algo novo no mercado, o ideal é intensificar o trabalho para alcançar uma cartela de consumidores, mas se sua empresa já é estabelecida, siga nossas digas e dê preferência a manter os clientes que você já tem.
Sua empresa já investe em ações como as que sugerimos? Fale sobre suas experiências nos comentários!

Deixe uma resposta

Top