Você está aqui
Home > Empreendedorismo > Erros que você não pode cometer ao fazer avaliação de desempenho dos funcionários

Erros que você não pode cometer ao fazer avaliação de desempenho dos funcionários

Desempenho dos funcionários

Todo empresário sabe o quanto sua equipe é importante para o seu empreendimento por um motivo muito simples: funcionários bons ajudam no crescimento do negócio, enquanto funcionários ruins atrapalham.

Mas apesar de só haver dois tipos de empregados, o que torna cada um bom ou ruim é uma somatória de características, o que acaba tornando a avaliação de desempenho dos funcionários uma ferramenta importante e necessária, seja seu negócio pequeno, médio ou grande.

Existem diferentes maneiras de realizar a avaliação de desempenho dos seus funcionários, isso não costuma ser difícil e você encontra excelentes exemplos de avaliação em toda web.

Como evitar erros na avaliação de desempenho dos funcionários

Mas o problema está justamente em coisas que jamais devem ser feitas. Alguns erros podem acabar deturpando o resultado, gerando uma avaliação imprecisa, que não irá identificar problemas ou encontrar soluções. Por isso veja o que você não deve fazer!

Duvidar da capacidade

O primeiro erro que você deve evitar a todo custo, seja patrão, chefe ou encarregado é o de duvidar da capacidade de alguém. Em alguns momentos, nós simplesmente achamos que uma pessoa não consegue fazer algo e por isso não damos a ela a chance de tentar.

Essa dúvida pode partir de um instinto superprotetor, e você já avalia seu funcionário ou funcionária incapaz de realizar tarefas e funções, o que pode gerar sobrecargas em outros funcionários. Um clássico exemplo de um erro leva a outro.

Opiniões pessoais

Outro erro comum durante as avaliações é não conseguir separar a vida pessoal e profissional. Você gosta de alguém e passa a fazer a seguinte ligação: bom amigo = bom funcionário. Você não gosta de alguém, e ocorre o inverso: mau amigo = mau funcionário.

Esse tipo de avaliação ainda é perigoso porque, muitas vezes, você nem percebe que está misturando as coisas. Por isso, quando for realizar a avaliação do funcionário, lembre-se que ela se trata apenas de como ele/ela age com relação ao trabalho. Faça as seguintes perguntas:

  • Chega no horário?
  • Realiza as tarefas sempre/quase sempre no prazo?
  • Consegue trabalhar em equipe?
  • Se esforça para ajudar?
  • Enrola para fazer seu trabalho?
  • Traz mais problemas ou mais soluções?
  • Sabe agir profissionalmente?
  • Consegue tomar iniciativa?
  • Respeita os demais colegas?

Se você gosta ou não do seu funcionário jamais deve ser levado em conta, pois apesar de ser mais fácil trabalhar com pessoas que temos afinidade, no mundo dos negócios, uma empresa de sucesso está cercada de bons profissionais e respeito mútuo.

Evitar falar sobre os erros

Não adianta nada avaliar um funcionário se você não for conversar com ele sobre o que precisa ser melhorado. As avaliações não devem ter como objetivo a demissão, mas sim a lapidação do empregado.

Como já dissemos, um funcionário é composto de várias características – boas e ruins – e é seu dever enquanto chefe ou patrão mostrar a ele quais foram os erros e encontrar soluções em conjunto para que esse funcionário evolua.

Não demitir

Outro erro comum durante as avaliações é não demitir quando esta for a solução mais lógica. Às vezes, para evitar a demissão e tudo que ela envolve, você passa anos com um funcionário ruim, que em nada agrega à empresa, perdendo chances e mais chances de encontrar um bom substituto.

Frases como “ele/ela tem o temperamento difícil” ou “apesar de tudo ele/ela dá conta do recado” são algumas das utilizadas quando o chefe ou patrão fica procurando desculpas para não demitir um colaborador que não sabe trabalhar em equipe, desrespeita os colegas ou causam outros transtornos dentro da empresa.

Avaliar com consciência e pragmatismo

Lembre-se que o principal objetivo da avaliação é ajudar a empresa a crescer. Por isso, seja sempre sincero e pense apenas na saúde do seu negócio. Seja pragmático, ou seja, avalie de maneira objetiva e realista.

Um bom avaliador não é um carrasco que fica procurando defeitos, mas é justamente o contrário! Avaliar é procurar os pontos fortes de quem trabalha com você e valorizá-los. Além disso, é também saber onde estão os pontos fracos e oferecer soluções para melhorá-los!

Deixe uma resposta

Top