Você está aqui
Home > Empreendedorismo > 10 vantagens e desvantagens de trabalhar em casa

10 vantagens e desvantagens de trabalhar em casa

Trabalhar em casa

Pensando em largar a vida de bater ponto para arrumar um cantinho no seu lar doce lar e começar a trabalhar em casa? Para muitas pessoas, esse passo pode resultar em um aspecto positivo, tanto na vida pessoal quanto profissional. Para outras, o home office pode ser tornar um verdadeiro inferno.

E como tudo na vida é experimentação, você só descobre ‘qual é o seu time’ quando se compromete a testar. E para quem ainda tem dúvidas se vale a pena ou não trabalhar em casa, o Blog GuiaJá traz as Top 1º vantagens e desvantagens dessa questão.

As 10 melhores vantagens de trabalhar em casa

  1. Flexibilidade

Não há nada melhor do que não precisar ficar preocupado com o chefe reparando se você fez muito mais pausas para o café do que seus outros colegas.
Também é ótimo saber que, se você precisar correr resolver alguma coisa, pode simplesmente parar o que está fazendo e retomar mais tarde.

  1. Ambiente personalizado.

Quer colocar flores? Mudar a cor da parede, trabalhar na sala, no quarto? Você simplesmente pode.

  1. Roupas aconchegantes.

Chega de terno e gravata, salto, uniformes que pinicam. Quando o assunto é trabalhar em casa você pode passar o dia inteiro de pijama.

  1. Não tem fofoquinhas/assuntos paralelos

Sabe aqueles papos chatos de escritório, quando uma turminha se une para falar mal de um outro colega? Ou aqueles assuntos paralelos que você não se interessa nenhum pouco e que só atrapalham o andamento do serviço. Diga adeus a tudo isso.

  1. Chega de trânsito

Você vai gastar zero minutos para chegar no trabalho. Nunca mais vai perder a paciência porque um apressadinho fez uma ultrapassagem pela direita, nem porque alguém parou na sua frente e não sai de jeito nenhum.

  1. Economia de tempo

E além de evitar as mazelas do trânsito e da cidade, você ainda vai gastar zero minutos para chegar e voltar do trabalho, sobrando mais tempo para fazer qualquer outra coisa.

  1. Economia de dinheiro

Como você não vai sair de casa para trabalhar, não gastar com gasolina, ônibus, Uber ou qualquer outro meio de transporte.

  1. Chega de aturar gente chata

Por mais que você ame conviver com as pessoas, não há como negar que a convivência diária pode ser muito estressante. Se você trabalha em casa, vai ter que aturar menos pessoas falando na sua cabeça.

  1. Perto de quem realmente importa

Se você tem filhos pequenos, vai poder dividir seu tempo entre trabalho e cuidados com muito mais facilidade. Se você tem um cachorro ou gato, ele nunca mais ficará horas e horas sozinho em casa esperando sua volta.

  1. É a sua casa

Se existe um ditado que quase todo mundo concorda é ‘não há melhor lugar do que a casa da gente’. Poder trabalhar em casa é a chance de passar a maior parte útil do dia no ambiente que você criou para ser aconchegante.

Veja também:  Dicas de SEO: truques para impulsionar seu site

Trabalhar em casa

10 Desvantagens do home office

  1. É mais difícil manter o foco

Se você vai começar a trabalhar em casa, tente montar muito bem sua rotina para não cair nas armadilhas de levantar tarde e perder a manhã toda fazendo nada.

  1. Às vezes você perde coisas importantes

Sabe aquela flexibilidade de poder fazer pausas quando quiser? Ela pode ser uma armadilha. Seu cliente pode precisar de algo urgente e você pode não estar lá para atender.

  1. Solidão

Algumas pessoas simplesmente não nasceram para passar horas e horas do dia sozinhas em casa. Esse pode ser um ponto extremamente negativo em alguns casos.

  1. Família atrapalhando

É triste – e até um pouco feio – dizer isso: mas esteja preparado para sua família atrapalhar sua jornada de trabalho em casa. Algumas pessoas acham que home office é sinônimo de não trabalhar.

Se o leite acabar, se uma conta precisa ser paga, se sua mãe precisa de uma nova prateleira na parede, ou qualquer outra coisa, imagine para quem vão pedir: para a pessoa que trabalha em casa e ‘tem liberdade’ para fazer pausas a qualquer momento.

Esperando por uma resposta. Você precisa fazer uma pergunta super rápida, mas isso afetará a maneira como você faz algo pela próxima hora ou até mesmo pelo resto do dia. E não há resposta. (Cue “The Waiting” )

      5. Você tem que ser seu próprio carrasco

Vai chegar um momento em que você terá que ser duro consigo mesmo. Cobrar muito e até se colocar de castigo.

  1. Relações frias com colegas de trabalho

Sabe aquela camaradagem que rola dentro de um escritório? Em home office dificilmente você criará vínculos afetivos com seus colegas.

  1. Falta de informação e comunicação

Fica mais difícil se manter bem informado sobre todos os assuntos quando o trabalho é remoto. Apesar de haver Skype, WhatsApp, E-mail e telefonemas é mais fácil deixar uma informação importante passar.

  1. Propensão a atrasos

Se você não for bom em gerenciar seu tempo, será mais fácil se perder com os prazos e entregar trabalhos atrasados com frequência.

  1. Menos chances de conseguir ajuda

Se você está enrolado com o trabalho em casa, dificilmente pode recorrer a um colega para ‘uma mãozinha’.

  1. Você pode se tornar preguiçoso

Trabalhar em casa pode fazer com que você desenvolva extrema preguiça de praticamente tudo. Já não sai pra trabalhar, então porque sairia para ir ao supermercado? Cuidado, pois isso pode se tornar uma armadilha para a sua saúde.

Veja também:  Sebrae Canvas: como usar esta ferramenta?

Agora que você conhece as principais vantagens e desvantagens de trabalhar em casa, fica mais fácil decidir se o home office é ou não pra você. Deixe sua decisão nos comentários, ou conte para gente suas experiências trabalhando remotamente.

Deixe uma resposta

Top