Você está aqui
Home > Dicas de sucesso > 9 maneiras de se motivar como empreendedor

9 maneiras de se motivar como empreendedor

Empreendedor

Todo empreendedor que acabou de iniciar um negócio ou já está há anos precisa de uma coisa para conquistar e se manter no sucesso: motivação. Nós sabemos que nem todos os dias serão flores, mas manter-se motivado é preciso para superar até mesmo as dificuldades.

No mundo dos negócios, nem sempre é fácil manter a motivação. A chave é não desistir e encontrar maneiras com as quais você possa se levantar naqueles dias mais longos e mais cansativos. Para ajudá-lo, o Blog GuiaJá traz maneiras de como você pode se manter motivado como empreendedor.

Todo empreendedor precisa de metas pessoais

Você, provavelmente, criou sua empresa com objetivos específicos em mente, objetivos que deseja atingir e, é claro, alguns valores fundamentais pelos quais deseja viver.
No entanto, muitos empreendedores focam demais na empresa e acabam deixando de lado seus próprios objetivos pessoais. Construir uma família, viajar o mundo, trabalhar em uma ONG, comprar um barco, não importa o que seja: tenha uma meta que não esteja intrinsicamente ligada com o seu negócio.

Inspire-se em histórias empreendedoras triunfantes

Há milhares, senão milhões, de histórias de sucesso sobre empreendedores de todos os tipos. Use essas histórias como fonte de motivação e, mais importante, aprenda com elas. Se você tem um problema específico que precisa ser superado, veja como os outros o fizeram no passado.

Mantenha uma rotina saudável

O estresse é inevitável, mas aprender a lidar com isso é crucial. É fácil um empreendedor se esquecer de cuidar de si mesmo, começar a comer porcarias, dormir pouco e não procurar um médico quando está doente.

Veja também:  A explicação definitiva para entender a diferença entre eficiência e eficácia

Lembre-se que o bem-estar físico e emocional tem tudo para ajudar você a galgar grandes conquistas no seu negócio, por isso é crucial que você:

Mantenha uma dieta saudável;

Faça exercícios físicos diários;

Dedique de 30 a 60 minutos/dia para se entreter (ler, assistir TV, fazer artesanato ou qualquer atividade que distraia seu cérebro de forma saudável).

Crie uma rotina matinal

Para garantir que você tenha um dia produtivo, é necessário iniciá-lo corretamente. Depois de acordar, tomar banho e tomar o café da manhã, você deve sentar e criar sua lista de metas para o dia. Lembre-se que entre as metas do dia, além daquelas relacionadas aos negócios, também é preciso ter uma meta pessoal. Por exemplo:

  • Entrar em contato com clientes;
  • Montar o planejamento de marketing digital;
  • Ir ao banco;
  • Reunião no trabalho;
  • Ir tomar sorvete com o filho/marido/amigos;
  • Fazer caminhada.

Escreva bilhetes para você

Mesmo com uma lista de metas exibidas na sua frente, é fácil perder o foco. E ao perder o foco, você pode perder sua motivação. Para evitar que isso ocorra, coloque alguns lembretes na porta da geladeira, no celular ou na sua mesa de trabalho.

Empreendedor

Envolva-se em atividades motivacionais

Como já dissemos, um empreendedor de sucesso não precisa estar sempre focado apenas no seu trabalho. Por isso, envolva-se com atividades que você considera motivacionais e que, mesmo não tendo ligação nenhuma com sua área de atuação, podem dar a você um impulso motivacional gigantesco.

Existem várias atividades das quais você pode participar e conseguir se inspirar profundamente. Visitar asilos, hospitais, creches, abrigos de animais, albergues e outros locais que prestam assistência a quem precisa de ajuda é sempre uma ótima fonte de motivação.

Veja também:  Porque separar as suas finanças das finanças da empresa

Caso não seja sua praia, há também atividades pessoais que também garantem motivação, como por exemplo praticar esportes de aventura.

Tenha uma boa noite de sono

Talvez você seja do tipo de empreendedor que jamais vai pra cama se tiver trabalho sobre a mesa. Muitos acreditam que para terminar as tarefas relacionadas aos negócios vale a pena perder uma boa noite de sono, mas a verdade é que a noite mal dormida hoje por levar a falta de concentração e motivação amanhã.

É fundamental que você tenha uma boa noite de sono para poder realizar suas tarefas empreendedoras. Você perceberá que, ao atrasar uma tarefa e dormir um pouco, você a concluirá duas vezes mais rápido no dia seguinte.

Divida suas conquistas e fracassos com seus entes queridos

Uma das melhores formas de conseguir motivação é junto com seus amigos e familiares. Quem realmente torce por você e deseja seu crescimento terá sempre a palavra que falta quando você estiver em uma crise. Eles também vão vibrar ao seu lado com cada vitória alcançada.

Compartilhe seus erros, acertos, fracassos e conquistas com as pessoas que ama. Isso faz toda diferença na vida de um empreendedor.

Faça um mimo a você mesmo

Lembra quando você era pequeno e ganhava um presente? Lembra-se daquela sensação. Era muito bom, não era? Você pode reviver essa sensação e merece reviver, só que agora, o presente é você quem dá a si mesmo.

Não há nada de errado em recompensando-se por um trabalho bem feito. Seja saboreando um doce delicioso, comprando um novo perfume ou fazendo uma viagem. Todo trabalho duro merece recompensas e você, como empreendedor, merece também.

Veja também:  10 passos necessários para iniciar um negócio

Gostou das dicas que trouxemos para se manter motivado como empreendedor? Deixe seu comentário e aproveite que está aqui para ler mais artigos do Blog GuiaJá sobre empreendedorismo!

Deixe uma resposta

Top