Você está aqui
Home > Dicas de sucesso > Como escolher o segmento de mercado?

Como escolher o segmento de mercado?

Segmento de mercado

Sempre que um empreendedor deseja investir, a primeira pergunta que faz a si mesmo é: qual segmento de mercado devo escolher? A segmentação é considerada como um dos primeiros passos na construção de um plano de negócios para que o futuro empreendimento possa alcançar os resultados esperados.

Essa escolha pode ser feita antes mesmo da escolha do nome da empresa, antes até de ter condições reais de tirar o plano do papel. O segmento de mercado também terá ligação direta com as escolhas ligadas ao marketing da futura empresa.

Por essas razões, investir tempo estudando minuciosamente a segmentação não é perda de tempo, mas sim ganho de tempo no futuro.

A segmentação é importante porque vai ajudá-lo a encontrar sua base de clientes, fortalecer os pontos fortes e fracos do seu produto e, assim garantir que tais clientes queiram ou não consumir o seu produto ou serviço.

Fatores que influenciam na escolha de um segmento de mercado

Escolher um segmento de mercado é escolher o parceiro certo para o seu negócio. Por isso, é imprescindível levar à sério este assunto. Confira os principais fatores que influenciam esta escolha.

Tamanho

Qual é o tamanho do segmento de mercado que você vai atingir? Sua empresa conseguirá gerar lucro suficiente para cobrir os custos?

Não dá para tirar o pé do chão na hora de escolher o tamanho do passo que você vai dar. Afinal, isso é negócio e você precisa ter um bom lucro para continuar em frente.

Veja também:  Currículo com objetivo profissional primeiro emprego

Taxa de crescimento

Você acha Economia um assunto chato? Se a resposta é sim, está na hora de mudar seu conceito. A taxa de crescimento de um segmento de mercado é importante e está diretamente relacionada as chances de sucesso.

Lucratividade

Um produto que chega ao consumidor final a um preço baixo nem sempre é sinônimo de lucro baixo. Quantas lojinhas do estilo 1,99 você conhece? O mesmo vale para o inverso.

Estudar a lucratividade do segmento de mercado também é essencial para o seu negócio.

Expansividade

Grandes empresas da atualidade, como o Facebook e Uber se tornaram grandes marcas em pouco tempo, e tudo isso devido a facilidade que encontraram em seu segmento de mercado para expandir seus negócios. Avalie se a segmentação que você está de olho também permitirá essa expansão.

Taxas de risco

Colocar todos os riscos na ponta do lápis também é importante. Se arriscar é preciso, mas uma das marcas do sucesso é saber escolher qual risco vale a pena correr.

Segmento de mercado

As melhores abordagens para escolher o segmento de mercado

Sempre que uma empresa deseja segmentar seus clientes para garantir um atendimento mais exclusivo e focado, visando a rentabilidade máxima, é preciso lembrar que a tarefa não é tão simples.

O primeiro passo a ser dado – caso você tenha condições financeiras para tal – é procurar uma agência especializada nessa tarefa. Também há vários aplicativos e softwares que ajudam nessa tarefa, e investir neles pode fazer toda diferença.

Com um público-alvo claramente definido, é muito mais fácil determinar onde e como comercializar seus produtos, por isso, nunca veja serviços de consultoria sobre segmento de mercado como gasto, mas sim como um investimento.

Mas como sabemos que nem todos os empreendedores podem arcar com esses investimentos, o Blog GuiaJá traz as melhores dicas para ajudar você a definir seu segmento de mercado.

Veja também:  5 formas de conseguir pagar as dívidas da empresa

Mantenha o foco nos seus clientes

Se você já tem uma empresa estabelecida – ou não – a verdade é que já tem uma certa noção de quem é o seu verdadeiro público-alvo.

É claro que clientes aleatórios sempre surgem e vão continuar surgindo, não importa o que você comercialize, porém, uma parte importante da segmentação é criar uma persona para o seu negócio.

Essa persona deve ser inspirada em seus clientes (ou potenciais clientes, no caso de uma empresa que ainda não saiu do papel).

Quem são seus clientes? O que eles querem? Quais são suas características, interesses? Qual a idade? Em qual classe se encontram? Como o seu negócio pode satisfazer suas necessidades?

Segmento de mercado

Fique de olho na sua concorrência

Quem está disputando seus clientes com você? Será que é bom continuar como concorrente ou futuro concorrente desta empresa? Será que é melhor utilizar suas falhas para explorar um nicho de mercado que eles negligenciaram?

Tão importante quanto conhecer seus clientes é manter uma extensa base de informações sobre outras empresas que estão competindo no mesmo mercado com você.

Através da análise dos seus concorrentes, você poderá manter ou mudar seu segmento de mercado, sempre prevendo futuros riscos.

Analise seu produto ou serviço permanentemente

Nunca pare de avaliar o que sua empresa oferece ou produz.

Faça sempre listas contendo, por exemplo:

  • Custo/benefício
  • Design
  • Qualidade
  • Confiabilidade
  • Exclusividade

Ao lado da lista, descreva bem cada característica e também como ela poderia ser melhorada.

Não se esqueça de descrever também sempre como o perfil do consumidor para quem esse produto ou serviço é destinado. Como cada uma das características interage com o seu público-alvo vai refletir diretamente no seu segmento de mercado.

Veja também:  Será que chegou o momento de vender sua empresa?

Esta escolha não pode ser encarada como algo simples. Mas com dedicação você conseguirá encontrar o melhor segmento de mercado para sua empresa. Gostou do nosso artigo? Deixe sua opinião e aproveite para compartilhar com a gente quais suas preferências de mercado atualmente.

Deixe uma resposta

Top