Você está aqui
Home > Atendendo clientes > Vale a pena ser um auxiliar administrativo?

Vale a pena ser um auxiliar administrativo?

Auxiliar administrativo

Enquanto você vasculhava os classificados em busca de emprego, com certeza já se deparou dezenas de vezes com vagas de auxiliar administrativo. Mas o que faz esse profissional? E por que ele é tão requisitado pelo mercado de trabalho?

O auxiliar administrativo é aquela engrenagem do centro do maquinário, a qual faz com que todas as outras engrenagens funcionem. Ele é responsável por dar suporte a todos os setores da empresa, garantindo a gestão e fluxo das atividades. Em geral, requisita-se deste profissional apenas a formação de nível médio. Contudo, muitos indivíduos de destaque na área optam por formação superior, geralmente do tipo bacharelado ou tecnológico. Dessa forma, se torna um profissional mais evidente aos olhos do mercado e, por consequência, com melhores ofertas de salário.

Quais as funções desempenhadas pelo auxiliar administrativo?

Como o próprio nome sugere, este profissional tem por finalidade oferecer suporte ao setor administrativo de uma empresa em suas tarefas cotidianas. Sua área de atuação engloba organização de variados portes e segmentos de mercado. Comumente, o auxiliar administrativo vem a oferecer suporte a mais de um setor interno. A exemplo desses setores, podemos citar logística, financeiro, marketing, estoque, comprar e etc.

Tendo em vista a flexibilidade de atuação do auxiliar administrativo dentro de uma empresa, podemos afirmar que essas funções variam de acordo com o segmento de mercado que a empresa em que ele trabalha segue. Todavia, podemos apontar algumas tarefas habituais a basicamente todos os profissionais atuantes nessa área. Vejamos alguns exemplos:

  • – Participação em reuniões de setores diversos, haja vista que terá relação com o fluxo de operação de praticamente todos esses setores.
  • – Redigir comunicados e documentos.
  • – Elaborar a agenda de atividades para todo o ano ou para um período sazonal específico.
  • – Receber material encomendado de fornecedores, bem como repassar tais materiais para os devidos setores da empresa.
  • – Atendimento (e-mail e telefone). Todavia, em geral, essa função só é realizada com propósitos relacionados à função.
  • – Preenchimento de planilhas, formulários e demais espécies de documentos.
  • – Auxiliar no andamento e serviços de controle financeiro.
  • – Estruturar e organizar o arquivamento de documentos.

Auxiliar administrativo

O auxiliar esmo com tantas áreas de atuação e sendo requisitado deste profissional apenas a formação em nível médio, um auxiliar administrativo pode se especializar em um determinado setor da empresa. Se trabalhar no setor financeiro, por exemplo, poderá se especializar em recursos comuns a contabilidade. Mas um ponto é importante ressaltar: atuar como auxiliar administrativo é, em boa parte das vezes, o primeiro degrau para cargos de maior relevância na empresa.

Como se tornar um auxiliar administrativo?

Como mencionado anteriormente, os requisitos para um auxiliar administrativo não ultrapassam muito os limites do nível médio e curso de informática. Ainda assim, mesmo com tantas vagas disponíveis, é também preciso ter em mente que há uma grande procura e a concorrência só pode ser vencida por quem tem algo a mais para oferecer.

Veja também:  Chega de dúvidas: como é o cálculo do 13º salário

Por exemplo, um bom uso da língua portuguesa é indispensável. Mas ter ao menos o inglês e espanhol em nível básico pode ser a grande cereja no bolo do seu curriculum. Digitação rápida e correta também é essencial, uma vez que há uma grande carga de trabalho e é comum a esse profissional redigir documentos de suma importância, não havendo espaço para erros ou enganos.

Os cursos técnicos e tecnológicas também são uma ótima sacada. O técnico garante ao formando diploma de nível médio e tem duração de 1 ano (em média). Já o curso tecnológico confere formação em nível superior e pode durar até dois anos.

Melhorar seu curriculum é sempre o primeiro e principal passo para quem quer disputar boas vagas no mercado de trabalho. Atente-se a todas as nossas dicas, aprimore seus conhecimentos e agarre suas oportunidades! E não se esqueça de sugerir novos temas e continuar acessando o Blog GuiaJá!

Deixe uma resposta

Top