Você está aqui
Home > Atendendo clientes > 4 maneiras de melhorar o seu relacionamento com o cliente

4 maneiras de melhorar o seu relacionamento com o cliente

Relacionamento com o cliente

Não há dúvidas, o sucesso de uma empresa, muito embora implique, é verdade, em uma série de outros fatores, está intimamente ligado à questão do relacionamento com o cliente.

Se por um lado, planejamento, gestão de negócio e de tempo, investimento, criatividade, visão de mercado e um produto ou serviço de qualidade e que supra as necessidades do público, tenham plena importância para que uma marca seja bem-sucedida no cenário empreendedor, sem cultivar um bom relacionamento com os clientes, nada disso será o bastante, afinal, cabe a eles o papel de “juiz”, “abraçando” sua ideia ao comprar o produto, ou “condenando-o” a rejeição.

O que acha de tomar nota de algumas dicas que irão potencializar e melhorar ainda mais, a forma pela qual você e sua empresa estão se relacionando com os clientes? Acompanhe a seguir, neste post feito especialmente para você, leitor (a) do blog GuiaJá.

  • Você se relaciona ou fecha vendas?

Quem ainda vê o cliente apenas como o consumidor final, com o qual se fecha negócios e “pronto”, está cometendo um erro crasso.

Sim, o seu público alvo e cliente em potencial é aquele com o qual você deseja vender seu serviço e produto, mas antes disso, é preciso se relacionar com ele. Isto significa promover meios de interação, colher deles impressões e feedbacks, ouvir o que eles pensam, suas expectativas e o que eles esperam de sua marca, empresa, produto.

  • Estabelecer confiança

Se relacionar é confiar. E não se trata de clichê não. Qualquer relacionamento, do amoroso ao com os clientes, deve ter como pilar, a confiança.

Veja também:  Lei do Silêncio: como funciona e quais seus direitos e deveres

Não fazer promessas que não pode cumprir, não deixar que a relação comercial “esfrie”, fornecer soluções práticas, personalizadas e sob medida, além é claro, de encontrar meios de mostrar ao cliente que ele é especial e importante para você, manterá a chama da confiança e da “paixão” comercial, acesa por muito mais tempo.

Cativar o cliente é o diferencial, que somente com confiança é possível estabelecer e fortalecer este elo.

  • Ter o timing ideal para solucionar problemas

Por mais que nos esforcemos, é claro, contratempos surgem, e as adversidades e problemas também, afinal, somos humanos e suscetíveis a erros. Neste caso, procure aprimorar a rapidez em solucionar as intempéries que surgem no caminho, colocando seu cliente em primeiro lugar.

Outro ponto importante na solução de problemas é cultivar o diálogo frequente com seu cliente. Conhece-lo melhor, bem como o seu negócio, lhe dará informações relevantes para identificar possíveis brechas onde você poderá atuar oferecendo a solução necessária, garantindo assim a satisfação do cliente, além é claro, de estabelecer, gradativamente, uma relação mais próxima.

Relacionamento com o cliente

  • Comunicação é tudo

Como é a comunicação que você estabelece com seu cliente? Este ponto é um dos mais delicados, pois geralmente, é onde ocorre a maior parte dos erros.

Treine sua equipe de atendimento, estimulando sempre uma linguagem gentil, com cortesia e educação. Chame seu cliente pelo nome e mostre que ele é alguém muito importante para você.

Até mesmo em e-mails, a dica é assinar ao final, para não dar a ele, a impressão de ter sido respondido por uma “máquina”.

Cultive a comunicação, oferecendo diversos canais, como redes sociais, blogs, conteúdo com dicas, etc. Isso irá fortalecer o vínculo entre o público e a empresa.

Veja também:  Já ouviu falar em rescisão indireta? Conheça como funciona!

Procure estabelecer sua relação com o cliente, pautada na melhor qualidade de atendimento e na construção, a longo prazo. O cliente deve ser fidelizado, e não descartado.

Com esta visão, com certeza o seu relacionamento com o cliente será cada vez melhor, e quem ganha é seu negócio!

Agora conte para nós, quais estratégias você adota para lidar melhor com a questão de atendimento ao cliente? Quais resultados você tem alcançado?

 

 

 

Deixe uma resposta

Top