Você está aqui
Home > Dicas de sucesso > Porque realizar a contratação de um estagiário em vez de um funcionário?

Porque realizar a contratação de um estagiário em vez de um funcionário?

Contratação de um estagiário

Precisa de membros para atuar na equipe de trabalho de sua empresa? Está considerando contratar colaboradores? Dentre as opções disponíveis, pode ser mais interessante ao empreendedor, sobretudo aquele que está abrindo um pequeno negócio, investir na contratação de um estagiário, ao invés de um funcionário.

Entenda melhor este tema a seguir e confira algumas vantagens em se apostar em um estagiário para compor o quadro de membros da equipe de sua empresa.

Contratação de um estagiário

Preparar um futuro funcionário

Um dos fatores apontados como mais interessantes para a empresa, em consequência da contratação de um estagiário, é a possibilidade de se preparar um futuro colaborador, dentro dos parâmetros culturais e dos valores da própria corporação.

Desta forma, as chances de se ter no quadro da equipe funcional da empresa, um funcionário mais engajado e identificado com as missões e visões da empresa, são muito maiores.

Em suma, temos aqui, uma oportunidade inigualável de se formar “pratas da casa”, e desenvolver no âmbito da empresarial, um funcionário que, via de regra, é produto cada vez mais em falta no mercado lá fora.

Mais economia

É inegável que dentre os fatores benéficos de se contratar um estagiário em vez de um funcionário, a questão da economia é um dos mais vantajosos para o empreendedor.

Isto porque, ao lançar mão de um estagiário, a empresa ganha isenção de impostos.  No entanto, nutrir a visão de que o estagiário se configura em uma espécie de “mão de obra barata” não corresponde à realidade, sendo uma ideia extremamente equivoca e nociva, caso seja alimentada pela corporação.

Veja também:  As três etapas do crescimento empresarial

Na verdade, o contrato estabelecido entre um estudante que passa a estagiar em uma empresa e a corporação, é vantajoso para ambos os lados e deve ser visto como uma troca. Por um lado, o estudante dá seu “pontapé” inicial no âmbito profissional, por outro, a empresa se vê livre de questões burocráticas e ganha isenções.

Dentre as obrigações que a empresa deve cumprir ao contatar um estagiário, temos:

  • Seguro de estágio contra acidentes pessoais
  • Promover uma bolsa mensal
  • Vale transporte

Quanto as principais isenções, temos:

  • Isenção do pagamento de férias
  • Isenção de 13º salário
  • Isenção do fundo de garantia

Vale lembrar que o contrato de um estagiário, não é regido pela CLT, portanto, há estas isenções mencionadas acima.

Período de estágio e jornada de trabalho

É importante ter em mente que, ao realizar a contratação de um estagiário, o empresário deverá seguir algumas regras básicas, estabelecidas por lei, referentes ao período do contrato e a jornada de trabalho do estudante.

Salvo casos onde o estagiário seja deficiente, o contrato não poderá exceder mais de 2 anos na mesma empresa. Além disso, a jornada de trabalho não poderá ser superior a 6 (seis) horas diárias e 30 (trinta) horas semanais e a 4 (quatro) horas diárias e 20 (vinte) horas semanais, quando se tratar de estudantes de educação especial.

Contratação de um estagiário

Ambiente inovador e mais visibilidade

Empresas que contratam estagiários se destacam também, no que diz respeito à visão do mercado, que enxerga com bons olhos, empresas que dão esta oportunidade para os estudantes.

Além disso, a empresa pode se beneficiar devido à fomentação de novas ideias e revigor o ambiente, que ganha um toque inovador com a contratação destes jovens.

Sua empresa dá chance para estagiários? Já formou algum profissional para o mercado? Conte para nós suas experiências com a contratação de estagiários.

Veja também:  Vale a pena fazer administração?

 

Deixe uma resposta

Top