Você está aqui
Home > Atendendo clientes > 5 técnicas para treinar seus vendedores

5 técnicas para treinar seus vendedores

Treinar seus vendedores

Confira 5 dicas infalíveis para treinar seus vendedores e fortaleça sua equipe!

Todo mundo quer vender alguma coisa. Sejam bens ou serviços, são as vendas que impulsionam sua empresa para frente e garantem que você se firme no mercado. E para vender bem, é preciso ter ao seu lado uma equipe composta de bons vendedores. Só que profissionais bem preparados e que saibam como conquistar e convencer os clientes a fecharem negócio não caem do céu.

É por isso que treinar seus vendedores é a melhor alternativa para quem quer ter uma equipe que consiga fechar bons negócios. Para ajudar nesta tarefa, confira nossas cinco dicas e garanta o fortalecimento da sua equipe de vendas!

Treinar seus vendedores: uma tarefa diária!

Antes de seguirmos para as nossas cinco dicas infalíveis para treinar seus vendedores, você precisa colocar uma coisa na cabeça: esta é uma tarefa diária. Não adianta nada você falar um monte de coisas positivas de uma única vez e nunca mais tocar no assunto.

Para alcançar o sucesso, é preciso incentivar, educar e demonstrar ações positivas diariamente. Por isso, adote uma postura de treinamento diário. Converse com seus funcionários todos os dias, fique de olhos abertos e siga nossas dicas para treinar seus vendedores!

1) Vendedores precisam saber ouvir

O primeiro passo a ser ensinado para sua equipe de vendas é que eles têm que parar para ouvir o que os consumidores querem. Não se trata apenas de prestar atenção no cliente que está dentro da loja, conversando com o vendedor. Ouvir os clientes vai além disso!

Veja também:  Passos para resolver conflitos em sua empresa

É preciso treinar seus vendedores para ficarem atentos ao que está ao redor. Um cliente entra em contato (telefone, e-mail, rede social, Whatsapp, outros) perguntando sobre algo, se sua loja não oferece este produto e serviço é preciso entender o porquê de não oferecer.

Se um cliente faz uma reclamação, é preciso ouvir com atenção e entender o que de fato ocorreu.

Prestar atenção aos detalhes, escutar o que se passa ao redor, ouvir o cliente verdadeiramente faz toda diferença. Garante vendas a curto, médio e longo prazo. Quem ouve os clientes, está sempre um passo à frente!

2) Fazer seus vendedores entenderem seus produtos

Não existe nada mais frustrante para uma venda do que o cliente ter uma dúvida que o vendedor não sabe tirar. Isso não mata apenas uma venda, isso pode refletir negativamente na opinião que este cliente dará do seu negócio, podendo afetar negativamente vendas futuras!

Os vendedores precisam saber tudo que envolve os produtos que eles são responsáveis por vender. Se sua loja possui internet/wifi, libere o uso de alguns minutos diários para que os vendedores possam ler e assistir reviews, resenhas e críticas sobre os produtos.

Treinar seus vendedores

3) Recompensar todos; mas alguns, recompense melhor

Desenvolver uma força de vendas altamente competente é um trabalho árduo, que não pode ser realizado sozinho. Você precisa que os funcionários queiram e busquem melhorar a cada dia.

Mas apenas a satisfação pessoal de se tornar um profissional melhor pode não ser o bastante para todos. Por isso, garanta recompensas para sua equipe. Uma boa forma de incentivar os trabalhadores é promover momentos de interação e descontração, como pausas para um café, no qual devem ser discutidas técnicas de vendas, por exemplo.

Você também pode instituir prêmios para quem conseguir vender mais. Pode ser um adicional no salário para os que se saírem melhor, uma pizza, ou até mesmo um dia de folga.

Veja também:  As melhores redes sociais para empresários

4) Não ser um grande chato

É claro que você quer sempre o melhor para sua empresa. Mas na busca por treinar seus funcionários, não caia na armadilha de se tornar um grande chato. Lembre-se que o papel do chefe/dono da empresa é liderar, mostrar o caminho e seguir à frente.

Colocar os funcionários contra a parede, cobrar metas absurdas, cometer abusos como agressões verbais (gritos, palavras ríspidas, humilhações) garante um efeito contrário ao sucesso.

5) Seguir canais de palestras

Existem milhares de dicas que fazem a diferença na hora de vender e de motivar seus funcionários. E todos dias mais e mais conteúdo novo é postado em espaços como o YouTube.

Dedique alguns minutos do seu dia para assistir essas palestras e, quando for possível, assista junto com seus funcionários. Em seguida, discuta os temas abordados para que juntos, você e sua equipe possam implementar as ideias que combinam com seu negócio!

Para facilitar um pouco as coisas, já selecionamos dois vídeos curtos, com menos de 12 minutos, para você começar a se acostumar com esta nova rotina! E depois de assistir, não se esqueça de deixar um comentário!

Vender para clientes difíceis

 

Dicas para vendedores

 

 

Deixe uma resposta

Top