Você está aqui
Home > Dicas de sucesso > Otimização de tempo: identifique padrões comportamentais nocivos na empresa

Otimização de tempo: identifique padrões comportamentais nocivos na empresa

Otimização de tempo

Vivemos na era da informação onde o imediatismo é cada vez mais recorrente, assim como a busca por soluções velozes, em menor tempo possível. Desta forma, a otimização de tempo se faz impreterivelmente necessária, uma vez que, não somente no mundo corporativo, como também em diferentes aspectos da vida, se sai melhor quem consegue administrar melhor o seu tempo.

Se você se vê atribulado, correndo contra o tempo e cada dia mais pressionado, muitas vezes deixando de cumprir prazos, é capaz que alguns vícios de comportamento estejam atrapalhando o fluxo de tempo em sua empresa.

Como administrar melhor o tempo? Como otimizar o tempo no seu negócio? Que comportamentos nocivos evitar para ganhar tempo? Quais estratégias adotar para gerenciar melhor esta questão e ganhar em produtividade? Acompanhe a sequência deste artigo e tenha as respostas que tanto busca, identificando o que está deixando seu tempo escasso.

Não identificar o que está tomando seu tempo na empresa é um erro grave

Há alguns fatores que podem estar “roubando” seu precioso tempo. E o que é pior, você nem se dá conta! O primeiro passo para a otimização de tempo na empresa é avaliar onde você está empregando este precioso bem.

Um exemplo muito comum em muitas empresas é acabar desperdiçando, sem perceber, o tempo acessando redes sociais, aplicativos de mensagens instantes como o Messenger e o WhatsApp, por exemplo. É preciso manter o foco e dedicar um momento específico do dia para se dedicar a estas atividades, para que elas não se misturem com a produção no trabalho e o foco seja deixado de lado.

Veja também:  Como criar hábitos de sucesso

Cultivar muitas reuniões

É nítido que por meio das reuniões é possível gerenciar melhor um negócio, agregar novas ideias e embasar melhor planejamentos futuros, e tantos outros benefícios. No entanto, sabemos que antes de uma reunião é necessária uma preparação, estudos, análises, dentre outros fatores.

Sendo assim, é importante que as reuniões ocorram, mas de forma moderada, com a preparação adequada, caso contrário tal excesso acarretará em gasto de tempo.

Otimização de tempo

Adiar entrega de serviços e tomadas de decisões

Um comportamento extremamente nocivo para complicar a vida dos empresários é adiar entregas de serviços e projetos, bem como adiar determinadas tomadas de decisão. A tal da procrastinação é inimiga número 1 da otimização do tempo na empresa.

Concentrar em si a responsabilidade de desempenhar todas as tarefas e funções

Ao se sobrecarregar, você simplesmente não terá tempo para mais nada e ainda é provável que não conseguirá exercer de forma eficaz todas as tarefas necessárias.

Por isso, jamais deixe de delegar tarefas e também de tirar um tempo para si mesmo, afinal, por mais que seja comprometido com o trabalho, você não é uma máquina. Arejar a mente, praticar atividades diferentes com a família e amigos, viajar e curtir, darão ainda mais combustível para o trabalho diário, além de alimentar a mente com novas ideias.

Desta forma, você ganhará em bem-estar e produtividade, além é claro, em otimização de tempo.

Não definir prioridades

Afinal, o que é mais importante para o seu negócio? Esta é uma pergunta chave que irá te ajudar a definir prioridades. Quem não consegue elencar o que é mais importante, certamente perde mais tempo. Isso pode estar ocorrendo agora mesmo com você!

Veja também:  Como divulgar sua empresa gratuitamente na internet

Por isso, faça cronogramas, anotações, e crie uma hierarquia do que é mais necessário e do que muitas vezes se revela supérfluo.

Agora quero falar com você que está me lendo: está com problemas no gerenciamento do tempo em seu negócio? O que faz para a melhor otimização de tempo na empresa?

 

Referências:

https://www.youtube.com/watch?v=9s5WT6pM_iI

http://www.organizesuavida.com.br/portal2010/materias/ver/208/

https://www.sbcoaching.com.br/blog/coaching-organizacional/6-dicas-gerenciar-seu-tempo/

https://www.iped.com.br/materias/administracao/administrar-melhor-tempo.html

https://blog.contaazul.com/dicas-praticas-gerenciar-seu-tempo/

http://www.ideiademarketing.com.br/2012/02/23/p3611/

http://www.postdigital.cc/blog/artigo/como-otimizar-o-tempo-4-habitos-que-a-sua-empresa-nao-pode-cometer

http://www.ignicaodigital.com.br/5-formas-de-melhorar-gestao-tempo-e-produtividade-na-sua-empresa/

http://exame.abril.com.br/tags/administracao-do-tempo

Deixe uma resposta

Top