Você está aqui
Home > Dicas de sucesso > O que é CRM e por que ele é importante?

O que é CRM e por que ele é importante?

Customer Relationship Management

Todo empresário deve se manter focado em crescer e, nessa busca diária o CRM – Customer Relationship Management (Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente, em português) é essencial.

De uma maneira bem simples, podemos dizer que o CRM reúne uma série de atividades, estratégias e tecnologias que as empresas usam para gerenciar suas interações com seu público-alvo, ou seja, clientes atuais e potenciais clientes.

Lançar mão dessa estratégia de gerenciamento resulta naquilo que toda empresa quer: fidelização de clientes e, com isso vem o tão esperado lucro e crescimento no mercado. Não importa qual seja o seu ramo de atuação, é sempre possível adotar estratégias de CRM: alimentação, prestação de serviços, vendas, etc.

Atualmente, a melhor forma de utilizar o Customer Relationship Management é através de softwares e aplicativos de CRM. Existem vários disponíveis no mercado e, através de sua interface, você pode coletar os dados que ajudarão sua empresa a reconhecer e se comunicar com os clientes de maneira escalonável.

Uma boa ferramenta de CRM oferece formas de captar os contatos com o público-alvo, registrando o e-mail, telefones, Whatsapp e até mesmo endereço. Ferramentas mais completas ainda garantem uma forma fácil da empresa acompanhar os estágios de uma transação.

Mas isso é tudo, Blog GuiaJá? Quem nos dera se fosse assim, tão simples! Escolher um bom software ou app é apenas o primeiro passo para implementar o CRM dentro da sua empresa. A estratégia é muito mais complexa, e pode ser útil em uma gama de outras aplicações:

  • Cookies que captam e direcionam as ofertas através da interação online do seu público-alvo;
  • Estruturação de sites;
  • Redes sociais;
  • Campanhas de marketing on e off-line, etc.
Veja também:  Correios ou transportadora? Escolha a melhor opção para sua empresa

Customer Relationship Management

Quando devo começar a utilizar o CRM no meu negócio?

A resposta é muito simples: agora! Na União Europeia, por exemplo, as pequenas e microempresas são encorajadas a incluir o CRM em seu planejamento estratégico. Até mesmo profissionais autônomos e freelancers podem se beneficiar dos processos de Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente. Afinal, quem não quer aumentar sua retenção de clientes e, consequentemente, seus lucros?

Por que o CRM é tão importante?

Se você ainda não se convenceu da importância de utilizar essa ferramenta, aqui vai uma listinha:

  • O CRM vai ajudar sua empresa a conhecer seu público-alvo de forma aprofundada, incluindo quem são e por que compram seus produtos. Além disso, também será possível manter as tendências nos históricos de compras dos clientes, permitindo que sua empresa antecipe suas necessidades.
  • Usar de forma adequada os dados captados também pode fornecer uma vantagem estratégica: você vai saber para quem enviar/exibir cada tipo de anúncio, garantindo mais acertos nas ações de marketing.
  • Essas ferramentas também vão permitir que você se torne mais eficiente e organizado, pois permite automatizar certos aspectos do negócio: processos de vendas, campanhas de marketing, análise de negócios, dados de clientes, tudo isso coletado, separado e organizado digitalmente.
  • O CRM também é chave para que sua empresa simplifique e agilize os processos complexos de interação com o cliente, aumentando a satisfação do consumidor.

Customer Relationship Management

Como implementar o CRM no meu negócio?

Como já ficou claro, a gestão de relacionamento com clientes é essencial para o sucesso do seu negócio. Para colocar essa ferramenta dentro da sua empresa, primeiro defina qual resultado você espera.Existem vários tipos de softwares de CRM.

Veja também:  Quedas nas vendas: 7 dicas para driblar a crise

CRM operacional: as ferramentas que se enquadram nesse perfil servem para gerenciar as ações de marketing, vendas e serviço. Um de suas principais funções é a geração de leads; para isso se utiliza de dados de clientes anteriores, campanhas de marketing anteriores, compras e satisfação de serviços.

Também está entre suas funções automatizar esses processos para criar uma experiência mais agradável tanto para os clientes (que não precisarão preencher um formulário novo a cada vez que entrar no seu site, por exemplo) como para as empresas que vão analisar esses dados. É uma ótima opção para empresas com um ciclo de vendas mais curto e vendas repetidas, como e-commerce e varejo.

CRM analítico: sua principal função é analisar os dados dos clientes para que a gerência possa entender melhor quais são seus desejos e necessidades, além de servir como base para analisar quais são as atuais tendências de mercado. Através dele é possível melhorar a satisfação do cliente e é mais indicado para empresas que comercializam produtos de valor alto: carros e imóveis, por exemplo.

CRM colaborativo: ocorre quando duas ou mais empresas compartilham informações de clientes. O principal objetivo é agrupar o maior número de dados para criar uma experiência ainda melhor para o público-alvo. Esta é a melhor opção para quem está entrando no mercado, lançando um novo produto ou serviço ou atua na área de inovação e desenvolvimento.

Já descobriu qual é o tipo de ferramenta de CRM que melhor se encaixa na sua empresa? Conte para nós, do Blog GuiaJá, nos comentários. Aproveite para sugerir novos temas e deixar sua opinião sobre este artigo!

Deixe uma resposta

Top