Você está aqui
Home > Dicas de sucesso > O que são missão, visão e valores

O que são missão, visão e valores

Missão, visão e valores

Para que sua empresa alcance sucesso e engajamento junto ao seu público-alvo, é preciso que o empreendedor entenda do que se tratam os conceitos de missão, visão e valores. Se você ainda não sabe muito bem como diferenciá-los, o Blog GuiaJá traz as explicações definitivas sobre esses temas. De uma maneira muito básica, são declarações da empresa que respondem perguntas sobre “quem somos”, “o que valorizamos” e “para onde estamos indo”.

Um estudo da empresa americana de consultoria, Bain and Company, revelou que as organizações que trabalham ativamente para tornar sua missão, valores e visão claramente comunicadas e amplamente compreendidas entre seus clientes costumam ter um desempenho melhor do que as que não se preocupam com isso.

Esses papéis podem ser descritos de maneira independente, ou em único texto. No entanto, seja qual for a forma escolhida por você, é preciso lembrar que eles devem sempre estar relacionados entre si, para assim ajudarem na busca pelo sucesso empresarial.

O que é visão em uma empresa?

É uma declaração curta, que evidencia aquilo no que a empresa acredita e em como ela pode impactar para transformar as crenças em realidade.

O que é missão em uma empresa?

A missão é uma declaração que comunica o motivo da existência da empresa. Esse comunicado deve ser direcionado a todas as partes interessadas, como clientes, funcionários e investidores. Também podem ser consideradas partes interessadas o governo e a comunidades, em caso de empresas que atuam em setores que geram alguma forma de impacto social ou ambiental.

As declarações de missão geralmente são mais longas do que declarações de visão e podem conter as crenças de um indivíduo (geralmente o fundador ou proprietário) ou grupo, e neste caso a organização.

O que é valor em uma empresa?

Essa declaração, que pode ser longa ou curta, refere-se a tudo aquilo que a empresa valoriza. É comum encontrar palavras como diversidade, empreendedorismo, aceitação, respeito, dinamismo, empatia, valorização do ser humano, mudança, entre outras que evocam sempre um aspecto positivo.

Missão, visão e valores

Funções desempenhadas pela missão, visão e valores

As declarações de missão, visão e valores são uma espécie de bússola, que guiam e desempenham três papéis fundamentais nas empresas:

1) Comunicar o objetivo da organização às partes interessadas

Ou seja, é através dessa declaração que você irá informar seus funcionários, fornecedores, clientes, e todos que possam interagir com sua marca qual é o objetivo da sua empresa.

É claro que o objetivo primário de uma empresa é sempre o lucro. Porém, toda organização tem um aspecto mais nobre, digamos assim, e é sobre este aspecto que a construção da missão, visão e valores deve falar. Veja alguns exemplos:

  • Alimentos orgânicos: mais saúde, valorização do agricultor, menos impacto ambiental.
  • Produtos pet: cuidados com animais, diversão, estreitar laços.
  • Moda: inclusão, autoestima, beleza, geração de valor.
  • Tecnologia: facilitar tarefas, otimizar o tempo.

2) Auxiliar no desenvolvimento de estratégias

Essas descrições também são importantes para que as empresas possam desenvolver suas estratégias de atuação dentro do mercado que pretendem atingir, garantir a contratação de pessoas que tenham o perfil adequado e também desenvolver produtos e serviços direcionados ao público-alvo.

Todas as estratégias do negócio podem ser baseadas na missão, visão e valores da empresa: abertura da empresa, contratações e demissões de empregados, campanhas publicitárias, aquisição de materiais e matéria-prima, entre outras.

3) Desenvolver metas e objetivos mensuráveis ​​para avaliar o sucesso da organização

Se é importante para o desenvolvimento de estratégias, é igualmente essencial para conseguir realizar as medições dessas estratégias. Os empresários podem mensurar se o que estão aplicando condiz com as declarações.

A missão, visão e valores fornecem um guia de alto nível, que mostram sucesso ou falha nas estratégias que vão desde a conquista do público-alvo até os resultados obtidos com a venda do seu produto ou serviço.

 

Como escrever a missão, visão e valores da empresa?

Em primeiro lugar você deve saber exatamente o que seu negócio faz. Para estruturar sua missão, valores e visão, o empresário precisa compreender exatamente todo o percurso do seu negócio e qual o impacto (negativo ou positivo) causado em cada etapa.

Faça reuniões com seus funcionários e diretores, e juntos decidam o que deve ser ressaltado. Analise seu produto com calma e compreenda o que ele realmente faz pelas pessoas que vão comprá-lo.

A tarefa pode se tornar mais fácil se você contratar uma agência de propaganda para criar o texto que trata as informações de missão, visão e valores.
Mas não seja apressado, sabendo da importância dessa declaração, faça tudo com calma, afinal, ela é muito mais importante para o seu negócio do que uma simples descrição.

Você já fez a declaração da suja empresa? Conte para nós como foi esse processo e não se esqueça de sugerir novos temas!

One thought on “O que são missão, visão e valores

Deixe uma resposta

Top