Você está aqui
Home > Literatura > 3 livros indicados por empreendedores de sucesso

3 livros indicados por empreendedores de sucesso

Livros indicados

Será que livros indicados por empreendedores de sucesso podem fazer diferença em s ua trajetória empresarial? Se inspirar em exemplos de sucesso, via de regra, costuma render bons frutos. E se tais leituras contribuíram para o sucesso profissional destas pessoas, certamente, poderão agregar também ao seu desempenho.

Empreender engloba uma série de fatores e características que implicam mais do que boas ideias, vontade e planejamento. É preciso buscar e nutrir, acima de tudo, conhecimento.

Tanto para iniciar um negócio, quanto para mantê-lo e se atualizar neste âmbito, o aprendizado constante, a literatura é uma das fontes mais ricas para se obter lições de quem já chegou lá e passou por diversas experiências, sejam elas boas ou ruins.

Quer aprender um pouco mais com quem tem algo relevante a dizer no mercado? Então confira algumas dicas de leitura empreendedora a seguir.

Livros indicados

  • “A Meta” (Jeff Cox)

Apostando no conceito de melhoria contínua, o livro “A Meta”, de Eliyahu M. Goldratt & Jeff Cox, serviu como uma espécie de atalho para o empreendedor Sérgio Milano Benclowicz. Atualmente atuando como diretor da conceituada rede de livrarias Nobel, em matéria para o portal Exame.com, Sergio declarou que a leitura desta obra o ajudou a se esquivar dos percalços que surgem em toda trajetória empreendedora, além de diminuir o percurso para atingir o status de ser bem-sucedido.

Há inclusive, uma releitura cinematográfica para esta trama, muito usada em treinamentos em empresas. Veja um trecho abaixo:

  • “Qual é a tua obra? ”, (Mario Sergio Cortella)

Fenômeno filosófico brasileiro, o Professor e Palestrante (além de filósofo, como faz questão de ser chamado), Mario Sergio Cortella é um pensador apontado como dos mais relevantes no contexto atual.

Veja também:  10 blogs brasileiros que todo empreendedor deveria ler

O empreendedor Alexandre Tadeu da Costa, responsável pela rede de franquias de chocolate Cacau Show, intensifica a importância do livro “Qual é a tua obra”, de autoria de Cortella, como uma verdadeira lição de vida, sobretudo para quem quer empreender.

Repleto de ensinamentos, o livro coloca em foco, questões relacionadas com liderança, e a constante necessidade de se reinventar, tanto para inovar e ter algo de diferente para oferecer ao mercado e público, quanto para superar momentos de crise econômica, por exemplo.

Este livro, indicado pelo nome forte da Cacau Show, é tema de uma, das várias palestras de Mario Sergio Cortella. Veja, a seguir, trechos da palestra homônima:

  • “The Great Gatsby”, ( F. Scott Fitzgerald)

Partindo para um viés mais literário, mas abordando também fatores envolvendo independência financeira, “The Great Gatsby”, de F. Scott Fitzgerald é um livro tido como clássico da literatura, e faz parte da biblioteca de grandes nomes tanto do empreendedorismo quanto da literatura, de Chuck Palahniuk (Clube da Luta) ao Bill Gates (Microsoft).

Na trama do livro, o personagem Nick Carraway conta a trajetória do milionário Gatsby, sujeito um tanto misterioso em um primeiro momento, e que enriqueceu após a primeira grande guerra.

O livro recebeu uma série de adaptações no teatro e também na sétima arte.  Veja o trailer do filme de 2013, que tem no cast, nomes como Leonardo DiCaprio, Tobey Maguire, Carey Mulligan, entre outros:

E você, que acompanha o Blog GuiaJá? Tem aquele livro especial, que te ajudou ou ajuda na arte de empreender? Qual você sugere para os demais leitores?

Deixe uma resposta

Top