Você está aqui
Home > Dicas de sucesso > Ideias empreendedoras para inspirar seu negócio

Ideias empreendedoras para inspirar seu negócio

Empreender sem dinheiro

A diferença entre o sucesso e o fracasso está em tentar. E se você sabe disso, já tem 50% de chance de conseguir fazer seu empreendimento dar certo. O próximo passo é ter em mente uma boa ideia, e ajudar você a encontrar ideias empreendedoras é nosso objetivo com este artigo.

Se você está procurando inspiração de negócios diferentes, o Blog GuiaJá traz cinco ideias de negócios geniais, que com toda certeza irão despertar sua criatividade empreendedora.

Ideias empreendedoras para montar um negócio de sucesso

Às vezes, você pode pensar que todas as boas ideias já foram usadas, mas a verdade é que existe um mundo de coisas que ainda não foram criadas ou melhoradas. Ideias empreendedoras podem vir dos mais diferentes tipos de situação e se você está disposto a deixar sua mente aberta para possibilidades, nossa seleção fará toda a diferença!

1) Produtos ecologicamente corretos

Esta a primeira da nossa lista de ideias empreendedoras, e vamos começar contanto uma ‘historinha’ para você:

Era uma vez um office-boy que teve sua mochila roubada. Muito chateado com a perda e sem meios para comprar uma nova, ele decidiu fazer sua própria mochila, reaproveitando materiais que ele tinha em casa. Logo, seus colegas de trabalho e familiares começaram a pedir que fizesse mais peças, pois eles também queriam aquele tipo de mochila.

Esta é a história real de Eli Reich, fundador da marca Alchemy Goods. O que era apenas um hobbie: fazer mochilas para os amigos, foi crescendo, a marca floresceu e conta com uma linha repleta de produtos: cintos, carteiras, bolsas e é claro, mochilas para office-boys.

Veja também:  Gestão de clientes durante o projeto: como fazê-la de forma eficaz?

O diferencial da marca é o reaproveitamento de materiais e produtos ecologicamente corretos. Desta história você pode se inspirar de duas maneiras: 1) é sempre possível tirar algo de produtivo de uma experiência ruim; 2) investir em produtos do tipo ‘faça você mesmo’ dá certo.

Ideias empreendedoras

2) Casamento ‘diferentão’

A nossa segunda opção da lista de ideias empreendedoras é para quem gosta de organizar eventos, mas se você não tem afinidade com o tema, não há problema, pois você pode desenvolver essa habilidade também. Agora, vamos para uma outra ‘historinha’:

“Era uma vez uma noiva que queria que seu casamento fosse uma linda cerimônia celta: cheio de elementos da natureza e marcado pela simplicidade e magia. Como ela não sabia por onde começar, pediu para que uma amiga organizasse tudo. Deu certo e a cerimônia foi encantadora”.

Esta é a história real da psicóloga Luciana Zanon, que em 2009 foi chamada para organizar um casamento para uma amiga. A partir de então, a ideia foi sendo passada de um amigo para outro, cada vez mais pessoas se interessaram pelo tipo diferente de cerimônia e Zanon fundou a empresa Casamento Celta.

Hoje em dia, graças a uma abertura maior quando falamos em religião e espiritualidade, é possível montar empresas que tem como público alvo noivos com perfis não tradicionais: ateus, budistas, espiritualistas não religiosos, que querem uma cerimônia bonita, porém que não seja presidida por um padre ou pastor.

O leque de inspiração que este caso de sucesso pode trazer é muito grande: cerimônias celtas, egípcias, incas, indígenas, aborígenes, africanas ou apenas dar um ar diferente nas cerimônias tradicionais.

3) Monte um espaço colaborativo

Você acredita que juntos podemos ir mais longe e que quando pessoas se apoiam, a sociedade só tem a crescer? Se a resposta for sim, de todas as ideias empreendedoras, esta é a mais indicada para você: que tal montar um espaço colaborativo?

Veja também:  Como emitir Nota Fiscal MEI?

Veja o exemplo de A Casa: localizada no interior de São Paulo, o espaço foi criado por amigos que queriam manter um ambiente criativo, livre e aberto para autônomos, artesãos e pequenas empresas pudessem abrigar suas ideias, produtos e serviços.

No local é possível pagar uma diária, alugar uma sala fixa ou esporadicamente, realizar eventos culturais, exposições e ainda vender produtos em uma lojinha colaborativa. Os preços são acessíveis ou parte do valor (entre 20% a 30%) das vendas é revertido à Casa.

Ideias empreendedoras

4) Mensagens escritas à mão

Em tempos de redes sociais e aplicativos de mensagens é cada vez mais raro receber um cartão ou carta escritos à mão. Mas quando se trata de ocasiões especiais (casamentos, bodas, batizados, eventos formais), nada substitui a elegância da caligrafia manual.

Se você está disposto a treinar caligrafia – se já tiver esta habilidade, já estará um passo à frente – os ganhos podem variar de R$ 7 a R$ 30 por unidade, dependendo do tipo de pedido. Lembrando que este valor é apenas o custo da escrita à mão, sem o valor do papel.

Das ideias empreendedoras para quem possui habilidades manuais, esta é uma das mais rentáveis e está fazendo muito sucesso, principalmente no ramo de casamentos.

5) ‘Uber’ para animais

Se você adora bichos de estimação, uma das melhores ideias empreendedoras é montar um serviço do estilo Uber, porém para animais de estimação. Existem centenas de pessoas que precisam levar seus cães e gatos ao veterinário, banho e tosa, ou mesmo à casa de algum familiar ou hotelzinho, porém não possuem um veículo.

Este mercado só tende a crescer, afinal, cada vez mais pessoas estão adotando ou comprando bichinhos, que são muito mais do que animais de estimação, e sim membros da família.

Veja também:  5 fundamentos econômicos que você deve saber

Ao investir neste mercado, você pode até mesmo criar um aplicativo para esta finalidade, montar um site, utilizar redes sociais, etc.

Gostou das ideias empreendedoras que trouxemos para você? Não esqueça de nos dizer nos comentários qual você mais gostou e aproveite para sugerir novos temas!

Deixe uma resposta

Top