Você está aqui
Home > Dicas de sucesso > Gestão da qualidade: entenda e aplique no seu negócio!

Gestão da qualidade: entenda e aplique no seu negócio!

Gestão da qualidade

Quem não quer ter um cliente satisfeito e feliz? E para comprovar que sua empresa sabe como satisfazer os clientes, nada melhor do que adotar a gestão da qualidade, uma ferramenta fundamental para conseguir a certificação ISO 9000 e sair na frente da concorrência do quesito qualidade. E como nós, do Blog GuiaJá, sabemos que este assunto não é nada simples, resolvemos trazer este artigo, recheado de informações para facilitar a sua vida!

Como nós bem sabemos, quando um cliente procura uma empresa, sua principal motivação é satisfazer uma necessidade ou expectativa. E é justamente nesses pontos que a gestão da qualidade ataca, garantindo que esta motivação seja sempre alcançada.

Ao implementar um sistema de gestão da qualidade, você poderá analisar as necessidades do seu cliente através de dados palpáveis, e não de achismo. Com esses dados em mãos, será mais fácil satisfazer as vontades do seu consumidor.

Além disso, com esse tipo de gestão você ainda pode deixar todos os processos que estão em andamento dentro da empresa sob controle, e assim garantir uma melhora contínua dentro da sua organização.

Mas, o que é gestão da qualidade?

A gestão da qualidade comporta uma série de regras e condutas que uma empresa adota com o objetivo de satisfazer seus clientes. Essa conduta contém as seguintes características:

  • Foco no cliente,
  • Envolvimento da equipe em todos os processos,
  • Estudos de casos,
  • Organização,
  • Auditorias.

Com essas características você e sua empresa estarão aptos a dar andamento aos processos de gestão da qualidade, seguindo estritamente as regras que estão de acordo com a NBR ISO 9000.

Veja também:  Aposentadoria: o que mudou com a nova regra?

Gestão da qualidade

Então o selo ISO 9000 tem ligação com a qualidade?

Sim! O selo ISO garante que sua empresa adota todos os procedimentos que estão direcionados a um único objetivo: a satisfação dos clientes!

Quando sua empresa estabelece políticas de qualidade e objetivos para conquistar o ISO 9000, isso significa um compromisso com a melhoria contínua de seus produtos ou serviços.

Como conseguir a certificação ISO?

A certificação ISO 9000 é formada pelas normas 9001, 9004 e 19011 e para conseguir se enquadrar no ISO (International Organization for Standardization, Organização Internacional para Padronização, em tradução livre) é preciso investir pesado em gestão da qualidade. Os primeiros passos incluem uma avaliação completa que deve conter:

  • Medição e análise de situações,
  • Estabelecimento de objetivos de melhoria,
  • Busca de possíveis soluções,
  • Avaliação dessas soluções,
  • Implementação da solução selecionada,
  • Medição, verificação e análise dos resultados e
  • Formalização das mudanças.

Esses passos podem ser tomados dentro da sua própria empresa, depois que você nomear pessoas encarregadas ou, se preferir, pode contratar uma empresa especializada em consultoria para obtenção do selo ISO.

Gestão da qualidade

Processos para conseguir o ISO 9000

Depois de finalizar a etapa de análise interna, é o momento de identificar e analisar outros processos internos, sendo eles: entradas; saídas; componentes; princípios básicos; objetivos e realimentação.

  • Entradas: nesse procedimento, entradas não significa dinheiro, mas sim as estratégias de negócio e políticas internas adotadas pela empresa. Aqui entram os aspectos e informações sobre diretrizes organizacionais, comportamento e perfil do seu consumidor.
  • Saídas: nesse aspecto, as saídas se referem ao seu produto ou serviço, além do comportamento da empresa no relacionamento com o cliente.
  • Componentes: é preciso analisar os componentes da sua empresa (laboratórios, fábrica, local de atendimento, estoques, e outras áreas da empresa).
  • Princípios básicos : também é preciso analisar o Manual da Qualidade da empresa, o que inclui também a Missão, Visão e Valores que você atribui ao seu negócio.
  • Objetivos: tudo aquilo que remete a qualidade que você procura oferecer.
  • Realimentação: é o processo permanente de acompanhamento de resultados e processos tanto dentro (internamente) quanto fora da empresa.

Por que é importante conquistar a certificação ISO?

Deixar evidente para seus consumidores que sua empresa tem gestão da qualidade é essencial para sair à frente da concorrência. Estudos mostram que os consumidores atuais não estão interessados apenas no que é mais barato, mais tecnológico, mais exclusivo, ou seja lá o que for.

Veja também:  MEI: como se tornar Microempreendedor Individual

Mais do que nunca as pessoas agregam valor, e não custo, aquilo que consomem. Consumidores querem comprar de empresas que são éticas, que adotam comportamentos sustentáveis, inclusivos e que prezam pela qualidade. Por isso a gestão da qualidade é tão eficiente, pois ela tem a capacidade de mudar sua empresa interna e externamente, fazendo com que seus produtos se tornem ainda mais atrativos.

Gostou do artigo que trouxemos sobre este tema? Quer saber mais sobre o assunto? Então não se esqueça de deixar um comentário!

One thought on “Gestão da qualidade: entenda e aplique no seu negócio!

Deixe uma resposta

Top