Você está aqui
Home > Dicas de sucesso > Dicas para tornar seu e-mail marketing interessante

Dicas para tornar seu e-mail marketing interessante

E-mail marketing

Assim como as redes sociais, o seu e-mail marketing (EMKT) é mais uma ferramenta para conquistar novos clientes, realizar vendas e fidelizar seu público alvo. A meta é conseguir fazer com que alguém abra seu e-mail, leia a clique nos links. Mas para isso, você precisa entender que nem tudo é permitido nesse tipo de estratégia.

Para construir uma boa estratégia de EMKT, é preciso ficar atento, não tomar medidas precipitadas e, o principal: evitar ir parar na caixa de spam! Mas não se desespere! Siga nossas dicas e aprenda a fazer seu cliente se interessar pelo seu e-mail marketing.

Nunca comprar listas de e-mail marketing

Já houve um tempo em que comprar listas gigantescas com milhares de e-mails era bem visto. Essas compras de listas estavam ligadas ao marketing de interrupção, um método antiquado, que pode acabar com a credibilidade da sua empresa.

Além disso, apostar seu e-mail marketing nessas listas não é garantia de retorno, porque:

  • Não há garantias de que os e-mails sejam reais/estejam em uso;
  • Não é possível direcionar o EMKT pelo perfil do cliente/empresa;
  • Serviços de e-mail marketing podem bloquear o envio das mensagens;
  • É crime! Sim, pode parecer inofensivo, mas a compra de dados pessoas – incluindo e-mail – é crime, previsto no artigo 187 do Código Civil e no artigo 153, do Código Penal.

Conquistar através do marketing de permissão

Se comprar listas é errado, você precisa conquistar seu público alvo através do marketing de permissão. Garanta que em seu site, cartão de visita, redes sociais e até nos contatos telefônicos seu público seja conquistado e perceba que ao cadastrar um e-mail, ele receberá apenas informações vantajosas!

Ter um software de EMKT

Quer garantir mais facilidade na gestão do e-mail marketing? Aposte nas vantagens de escolher um software para isso! Existem muitas opções no mercado, e duas das mais conhecidas são AWeber e MailChimp.

Como usar o AWeber

Ser criativo e utilizar linguagem pessoal

Não adianta o velho ctrl+c/ctrl+v. Para criar uma campanha de EMKT de sucesso é preciso investir em títulos chamativos e criativos, que chamem a atenção do seu público e os “obrigue” a abrir a mensagem.

  • Aposte em gatilhos para instigar seu público a abrir o e-mail:
  • Veja dicas secretas para…
  • Você merece…
  • Top 10…

Você também precisa ser pessoal. Ninguém aguenta falar com “maquinas”! Todos nós queremos nos sentir especiais, e é com um tratamento diferenciado que você conquista seus clientes. Assine o e-mail com seu nome ao invés de usar apenas o nome da empresa, chame o cliente pelo primeiro nome, ao invés de palavras como “prezado”.

Estar preparado para qualquer plataforma

Não tem nada mais irritante do que tentar abrir um e-mail interessante e perceber que ele não se adapta ao tamanho de sua tela! Lembre-se que a cada dia, mais e mais pessoas estão migrando para os aparelhos mobile.

Esteja preparado para que sua mensagem tenha o mesmo sucesso no computador, celular, tablet.

Menos é mais

Você vai colocar links. Então nada de escrever textos gigantes ou imagens que contenham muitas frases. Menos é mais, sempre! Aposte em um título/frase que conquiste seu cliente e ele fará o resto.

Essa regra também vale para a freqüência dos e-mails. Lotar a caixa de entrada de alguém é desagradável e não é garantia de que essa pessoa fará mais compras ou mais acessos! Um email marketing por semana é suficiente!

Oferecer mais que seus produtos

Não mande apenas e-mails com conteúdo comercial! O público valoriza empresas que também divulgam informações. Aposte em e-mails com newsletter que tenham ligação com seu produto ou serviço.

Além disso, todo mundo gosta de um agrado. Aposte também em e-mails que garantem descontos, ou que dão acesso a produtos gratuitos que se enquadram no perfil do seu público alvo, como e-books, por exemplo.

Ficar de olho nos melhores

Quer aprender na prática como montar um bom e-mail marketing? Se inscreva em grandes empresas e veja como eles agem! Coloque atenção na linguagem utilizada por lojas e sites de diferentes seguimentos.

Não tenha medo de testar essas ideias no seu EMKT. Falando em testes, outra dica essencial é não repetir o mesmo conteúdo. Tente sempre dar novos olhares sobre o mesmo assunto, e garantir que toda semana sejam entregues e-mails diferentes e inovadores!

Deixe uma resposta

Top