Você está aqui
Home > Dicas de sucesso > Delegar tarefas: Veja como esse procedimento pode lhe ajudar alcançar suas metas

Delegar tarefas: Veja como esse procedimento pode lhe ajudar alcançar suas metas

Você sabe como delegar tarefas e como isso pode lhe ajudar? Vamos tentar lhe ajudar entender um pouco sobre a importância e como distribuir tarefas para sua equipe de trabalho.

Liderar nunca foi e nunca será fácil. É preciso ser pró-ativo, sentir o “feeling” da equipe, planejar estrategicamente, dividir tarefas, aprender a confiar nos que estão contigo no mesmo time e acreditar que dará tudo certo. Ser positivo é algo primordial. Além disso, acima de obrigações, um líder deve transmitir ideais.

Você não está sozinho

Às vezes, pode passar na cabeça do líder que só ele está apto para realizar os objetivos com excelência. Porém, é importante delegar tarefas evitando uma sobrecarga de atividades. Também pode surgir o medo de alguém da equipe “tomar” a liderança. Como resultado, o líder fica cansado, estressado e sem tempo para se dedicar a sua vida pessoal e sua saúde – porque podem surgir doenças ligadas ao trabalho como as psicossociais (que envolve depressão ou outro distúrbio emocional).

Portanto, é preciso que você valorize seus funcionários estimulando-os a mostrar as habilidades que eles possuem evitando ordenar com autoridade excessiva, mas sim dividindo funções e tirando possíveis dúvidas que possam surgir.

Entender sua equipe

O líder precisa conhecer as pessoas da sua equipe para assim delegar as tarefas de acordo com as especificidades de cada um. Buscar saber onde os membros se destacam é construir um grupo forte, unido e vencedor. Em outras palavras, é administrar com inteligência. Também é necessário capacitar os que estão começando ajudando-os a alcançar resultados esperados.

Estar perto

Não pense que seu trabalho terminou quando as tarefas foram divididas e encaminhadas. Até porque agora é necessário acompanhar o andamento de todas as atividades, dar suporte a equipe ao alinhar se tudo está indo como esperado. O pensamento estratégico é importantíssimo ao montar um plano de desenvolvimento, estipulando metas para aprimorar o trabalho. Dica: para fazer o monitoramento das atividades você pode usar softwares de agendamento como o Asana (programa gratuito para até 30 pessoas) que ajuda ao controlar tarefas e prazos com atualizações automáticas de status bem como notificações via e-mail.

Comunicar-se com sua equipe

Ninguém vai saber o que você está achando da equipe caso não haja uma comunicação franca. Então fale aos seus funcionários onde eles estão errando e/ou acertando. Nesse momento é importante abrir espaço para um diálogo saudável onde vocês possam pontuar , com clareza e espírito de cooperação, o que pode ser melhorado. Assim, juntos, qualquer situação de dificuldade pode ser superada e resolvida.

Deixe uma resposta

Top