Você está aqui
Home > Dicas de sucesso > 7 dicas para organizar o crescimento de sua empresa

7 dicas para organizar o crescimento de sua empresa

Crescimento de sua empresa

Prosperar é sua meta. Para ajudar nesta caminhada, preparamos dicas para organizar o crescimento de sua empresa!

Não importa se você é um exportador, se é dono de uma empresa que presta serviços, ou se produz algum produto, tudo o que você quer é que sua empresa lucre cada vez mais e expanda seu alcance. Mas para conseguir alcançar bons resultados, é preciso caminhar por uma estrada de muito trabalho. Para ajudar no crescimento de sua empresa, selecionamos algumas dicas que vão fazer toda a diferença!

1) Focar no cliente

Você quer o crescimento de sua empresa? Então nunca perca seu cliente de vista! Nunca se esqueça que é ele quem consome seu produto ou serviço. Ele é essencial para que você consiga os melhores resultados.

Agradar ao cliente deve ser sua principal meta a qualquer momento. Esta meta deve estar acima inclusive dos lucros. Tenha uma coisa em mente: um cliente satisfeito com o que sua empresa oferece vai consumir o que você vende, vai voltar, vai falar bem e vai atrair novos consumidores, e é assim que você vai aumentar seus lucros.

2) O crescimento de sua empresa está nas mãos dos funcionários

O empresário que não acredita em seus funcionários e não acredita que o trabalho deles é realmente essencial para o funcionamento do negócio não é capaz de perceber o quanto está errado.

Não estamos falando em transformar seus colaboradores em seus melhores amigos, mas sim em tratá-los com respeito, valorizando seu trabalho e seguindo as leis trabalhistas vigentes.

Veja também:  Diferença entre mercado e público-alvo

Funcionários valorizados ‘vestem a camisa’ da empresa e estão ligados ao crescimento de sua empresa. Funcionários que se sentem desvalorizados ou oprimidos rendem menos, gerando um faturamento menor.

Crescimento de sua empresa

3) Buscar o lucro

O crescimento da sua empresa também está ligado a sua capacidade de fazer o negócio lucrar. Para lucrar mais é preciso vender mais e você alcança mais vendas através das estratégias de marketing.

Aprenda a utilizar os recursos disponíveis como as redes sociais, anúncios em rádio, panfletos, entre outros. Se possível, contrate um consultor ou uma empresa para ‘dar uma força’ e fazer seu negócio chegar mais longe.

Porém, para aumentar os lucros também é preciso evitar desperdícios. Fique atento a qualquer situação que envolva perda de tempo, matéria prima, materiais de escritório etc.

4) Não perder o controle financeiro

Tenha tudo anotado. Desde os gatos com pessoal e fornecedor, até aquele pó de café comprado de última hora ou aquele descontinho no galão de água do escritório. Saber exatamente onde cada centavo está é essencial para o crescimento de sua empresa.

Mas cuidado para não fazer uma bagunça com esses números! Para conseguir fazer a gestão financeira adequadamente e alcançar o crescimento de sua empresa, você pode contar com a ajuda de diversos programas e softwares.

5) Estabelecer o seu pró-labore

Se você precisa ficar tirando dinheiro da empresa para aplicar na sua vida pessoal, como é que você espera crescer?

A sua conta bancária deve ser totalmente separada da conta da empresa, e os limites devem ser definidos e devem ficar muito evidentes para você. Obviamente seu objetivo é que o crescimento de sua empresa traga frutos para você, mas não transforme seu negócio em uma espécie de poupança pessoal.

Veja também:  Idéias para começar a ganhar dinheiro já

Pode ser muito tentador em alguns momentos, mas quando isso ocorre você pode ter que arcar com graves problemas tributários – incluindo sonegação de impostos. Para evitar problemas, converse sempre com um profissional de contabilidade, crie um pró-labore fixo (uma espécie de salário), e tenha uma programação mensal para os seus limites de gastos pessoais.

6) Dar atenção aos recursos humanos

Para o crescimento de sua empresa, não basta apenas saber contratar e demitir quando é necessário. Invista em treinamento de pessoal, benefícios (plano de saúde, vale alimentação, entre outros) cursos, palestras e tudo mais para que seus colaboradores possam estar sempre preparados para oferecerem a melhor mão de obra!

7) Dar um basta nos seus medos!

Nossa última dica é também uma das mais essenciais para o crescimento de sua empresa: chega de ter medo! Não tenha medo da concorrência, ao invés disso, estude o mercado no qual você está inserido.

Não tenha medo do banco, ao invés disso, renegocie suas dívidas; marque um horário para pedir prazos ou crédito. Não tenha medo de encara os desafios, sejam eles quais forem. É olhando para os problemas que você vai conseguir resolvê-los!

Você tem uma tática especial que ajudou no crescimento do seu negócio? Gostaria de mais conteúdos como o deste artigo? Deixe sua sugestão nos comentários.

 

 

 

 

2 thoughts on “7 dicas para organizar o crescimento de sua empresa

  1. Quero receber mais orientação sobre administração das empresas, principalmente das pequenas empresas, que é o meu caso.

Deixe uma resposta

Top