Você está aqui
Home > Dicas de sucesso > Como preparar a empresa para a Copa do Mundo

Como preparar a empresa para a Copa do Mundo

Copa do Mundo

O mundo inteiro voltou os olhos para a Rússia, e preparar a empresa para a Copa do Mundo se torna mais que essencial para quem deseja aproveitar a ocasião para conquistar novos clientes e fidelizar aqueles que já possui.

A primeira coisa que um empreendedor precisa entender sobre este assunto é: proibir sua equipe de assistir aos jogos pode ser um tiro no pé. A maioria dos brasileiros, mesmo aqueles que normalmente não acompanham o futebol, a Copa é um evento especial. Confira nosso artigo sobre ‘Liberar funcionários para assistir os jogos da Copa’ e veja o que você pode fazer para aderir a este movimento.

Outro detalhe bem interessante: estima-se que aproximadamente três bilhões de pessoas em todo o mundo vão assistir aos jogos na TV ou online, por isso, a Copa do Mundo também é uma excelente oportunidade para chamar clientes para assistir os jogos no seu estabelecimento comercial.

Mas isso não é tudo, confira com o Blog GuiaJá outras ideias de para implementar na sua empresa durante a Copa do Mundo e garanta mais alcance para o seu negócio!

Dicas para preparar a empresa para a Copa do Mundo

A Copa do Mundo acontece apenas uma vez a cada quatro anos, então seja criativo e fuja de tudo aquilo que é considerado apenas ‘mais do mesmo’. A hora também é ideal para colocar em prática alguma ideia que você queira testar. Veja algumas de nossas dicas!

Ofereça ofertas muito especiais

Criar uma promoção que vai durar ao longo da Copa faz muito sentido e manterá seus clientes atentos ao que sua empresa está fazendo. Você pode oferecer ofertas especiais exclusivas, descontos ou prêmios especiais, que podem coincidir com datas de jogos marcantes: durante os jogos do Brasil, semifinais e final do campeonato são boas opções.

Veja também:  Como contratar a pessoa certa?

Crie um prêmio de consolação

Pode parecer estranho, mas ainda há muitas pessoas que não se recuperaram do 7×1 que o Brasil levou da Alemanha em 2014. Por isso, é uma boa ideia preparar a empresa para a Copa do Mundo e também preparar uma espécie de ‘prêmio de consolação’ para caso o de o Brasil ser eliminado nas próximas fases.

Bares e lanchonetes, por exemplo, podem criar uma promoção do tipo ‘afogue sua tristeza’, garantindo descontos em combos de lanches e bebidas. Lojas de roupas podem criar campanhas do estilo ‘adote outra seleção’ e dar desconto na compra de camisas oficiais de equipes de outros países, ou em roupas com as cores de outras seleções.

Lojas de ar condicionado podem criar uma campanha do tipo ‘aqueça seu coração’ ou ‘refresque sua mente’, e assim por diante. E é possível adaptar esses ‘prêmios de consolação’ para qualquer tipo de segmento. Converse com sua equipe e deixe as ideias fluírem livremente.

Use todas as mídias disponíveis para promover seu negócio

Para preparar a empresa para a Copa do Mundo você também precisa entender que não é possível fazer isso sem investir nas redes sociais. Aproveite as plataformas como Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin, e-mail marketing, entre outras, e adicione imagens relacionadas ao evento.

A mídia impressa tradicional, como cartazes e panfletos, além de boletins informativos, cartões postais e malas diretas, também é uma ferramenta comprovada e econômica. Faça anúncios, pois eles são uma forma garantida de falar diretamente com o seu público. Para ajudar nessa questão, confira os artigos do Blog GuiaJá sobre o tema:

8 Dicas De Como Economizar Fazendo Campanhas No Facebook

7 Maneiras De Fazer Sua Empresa Vender Mais

Como Publicar Vídeos Na Sua Página Do Facebook Pode Ajudar Seu Negócio A Conseguir Mais Clientes

Copa do Mundo

Tome cuidado para não violar as regras de direitos autorais ou de imagem

Nada de usar fotos de jogadores ou logos sem que você tenha pago por eles. Existem centenas de formas de preparar sua empresa para a Copa do Mundo, a mais fácil de todas é simplesmente adotar as cores verde e amarela.

Veja também:  Tecnologias de marketing para a próxima década

Garanta diversidade nas suas ações

É muito comum que as formas tradicionais de se comunicar com o público-alvo acabem se baseando em um público específico: homens héteros. Vamos deixar claro que não há mal nenhum nisso, porém quanto mais diversidade tiverem suas ações, mais pessoas você atingirá e mais clientes irá fazer.

Lembre-se que pessoas de praticamente todo os perfis estão de olho na copa do mundo: mulheres, gays, idosos, homens, crianças, deficientes físicos e mentais, solteiros, casados, etc.

Pense além do Brasil

Apesar da paixão do brasileiro pela seleção nacional ser imensa, é preciso lembrar que a Copa do Mundo conta com representantes de praticamente todos os continentes. O Brasil é um país cheio de imigrantes, por isso, se você sabe que na sua região de atuação há pessoas de outras nacionalidades, conquiste este público com ações voltadas também para eles.

Pratos, bebidas, roupas, itens de decoração, lembrancinhas, e muito mais podem fazer a diferença e garantir a fidelidade de muitos clientes.

Forneça uma zona ‘livre de futebol’

Por mais difícil que possa parecer, há muitas pessoas que simplesmente não gostam de futebol e não suportam a pressão que sofrem durante a Copa do Mundo. Se você, como empresário, garantir ações voltadas para esse público, com toda certeza você vai lucrar muito e conquistar novos clientes.

Como muitas pessoas estarão com os olhos grudados na TV ou na web, acompanhando os jogos, alguns setores como varejo, supermercados, pet shops, postos de gasolina, lava-jatos, entre outros podem sofrer uma queda de clientes durante os jogos.

Então, o ideal é usar isso a favor do seu negócio. Que tal uma promoção que ofereça algum desconto em produto/serviço durante os jogos do Brasil? Com certeza quem não quer ver o jogo vai aproveitar essa vantagem.

Veja também:  5 tipos de perguntas que farão você vender mais

Bares, restaurantes, cinemas, entre outros negócios também podem entrar nessa, e oferecer um local ‘livre de futebol’ com atrações diferenciadas para quem deseja fazer outra coisa na hora dos jogos.

Não é tarde demais para preparar sua empresa para a Copa do Mundo, compartilhe conosco o que você já fez ou pretende fazer, aproveite também para sugerir novos temas para o Blog GuiaJá!

Deixe uma resposta

Top