Você está aqui
Home > Dicas de sucesso > Sem complicação: aprenda como fechar uma empresa

Sem complicação: aprenda como fechar uma empresa

Fechar uma empresa

Começar um novo negócio é o que motiva milhares de brasileiros a saírem de suas camas. Mas nós sabemos que nem sempre é possível manter o empreendimento funcionando, por isso aprenda com a gente como fechar uma empresa.

Seja por declínio nos lucros, mudança de interesse ou apenas por querer dar uma pausa no mundo dos negócios, fechar uma empresa não é uma tarefa difícil. Mas é preciso prestar atenção em cada etapa, pois muitos empresários podem se prejudicar no futuro, por não dar baixa no negócio da forma correta.

Para que você não seja uma dessas pessoas, conte com o Blog GuiaJá e aprenda como fechar uma empresa sem complicação.

Como fechar uma empresa: passo a passo

Como existem diferentes tipos de empresa (MEI, EPP, LTDA, etc.) a maneira de dar baixa no negócio pode ser diferente para cada uma delas. Para não fazer confusão, conte com a nossa ajuda.

Como encerrar uma Microempresa?

Se você é um Microempreendedor Individual (MEI), basta acessar o Portal do Empreendedor, tendo em mãos todos os seus dados empresariais (o CNPJ, CPF e Código de Acesso do Simples Nacional). Escolha a opção “Já Sou” e em seguida clique em “Fechar Sua Empresa” e siga o passo a passo do site.

Fechar uma pequena empresa também ficou mais fácil

Para facilitar a vida de empresário e diminuir a burocracia, o Governo Federal criou o programa Bem Mais Simples e o Sistema Nacional de Baixa Integrada de Empresas. Com isso, para fechar a empresa, basta fazer a solicitação direto na Junta Comercial da sua comarca.

Veja também:  3 negócios de sucesso idealizado por mulheres empreendedoras

Com isso, você pode encerrar as atividades da empresa antes de finalizar o pagamento das taxas e tributos do seu negócio. Essa é uma grande vantagem, pois a partir do momento em que a empresa é dada como encerrada, o valor da dívida deixa de crescer.

Porém fique atento, pois mesmo depois de aprender como fechar sua empresa e dar a baixa no negócio, você ainda terá que pagar os débitos existentes. O não pagamento do INSS, FGTS, ISS, ICMS e outros pode gerar dívidas no seu nome, que com o passar do tempo podem dar muita dor de cabeça.

Fechar uma empresa

Como regular as dívidas da empresa e fechar o negócio

Se você tiver a chance de sanar todas os dividendos assim que decida fechar sua empresa, não deixe para depois. E se você não quer fazer confusão e acabar esquecendo de algo, confira o passo a passo que o Blog GuiaJá preparou:

Imposto sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISS) – Procure a Secretaria da Fazenda Municipal, ou departamento equivalente, e solicite a baixa de todas as dívidas. Cada cidade exige um tipo de documentação específica para dar essa baixa, por isso, fique atento.

Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) – Como se trata de um imposto estadual, é preciso procurar uma unidade da Secretaria de Fazenda Estadual.

Tributos federais – o indicado é procurar a Receita Federal para emissão da Certidão de Débitos Relativos a Créditos Tributários Federais e à Dívida Ativa da União.

Certificado de Regularidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) – Para conferir se sua empresa está em dia com o FGTS, basta acessar o site da Caixa Econômica Federal para emitir o Certificado de Regularidade. Se houver dívida, elas podem ser negociadas em uma unidade física do banco.

Veja também:  Idéias para começar a ganhar dinheiro já

Como fechar uma empresa com sócios

Os procedimentos para encerrar uma LTDA, ou qualquer outra modalidade de sociedade, é diferente. O primeiro passo é elaborar um documento que se chama Distrato Social, onde ficam estipuladas todas as cláusulas que se referem ao fim da sociedade. Nossa recomendação é procurar um contador ou advogado de confiança, para elaborar o documento sem margem de erros.

Onde obter ajuda para fechar uma empresa

Se você precisa de uma forcinha para colocar fim ao seu negócio, procure uma unidade do Sebrae, onde pessoas especializadas poderão dar todo apoio que você procura.

Outra dica é entrar em contato com o escritório de contabilidade que cuida do seu negócio. Eles também saberão informar quais tributos você deve pagar antes ou depois de fechar a empresa e todos os procedimentos envolvidos nesse processo.

Quer saber mais sobre o mundo dos negócios? Continue seguindo o Blog GuiaJá! Aproveite também para sugerir novos temas nos comentários!

Deixe uma resposta

Top