Você está aqui
Home > Dicas de sucesso > Como destacar o meu negócio em tempos de crise

Como destacar o meu negócio em tempos de crise

Tempos de crise

Desde que a crise financeira se instalou no país, há cerca de três anos, uma grande instabilidade vem crescendo e gerando a falência em centenas de empresas. Porém, mesmo em meio a este cenário caótico, ainda há quem resista e consiga se destacar. Mas como fazem isso?

Se você está preocupado com os rumos do seu negócio e quer continuar fazendo parte do grupo de empresários que não jogaram a toalha, temos uma série de dicas e soluções, muitas delas simples, que podem fazer toda diferença no seu negócio!

E sem perder tempo, já deixamos claro que a primeira coisa que você precisa saber é que vai precisar se reinventar e começar a pensar de formas totalmente diferentes. Se existe uma coisa boa que vem com qualquer crise é a mudança, então, agarre-se a ela para conseguir sobreviver!

Mude a si mesmo e vença a crise

Pode parecer o maior clichê do mundo, mas a verdade é que a mudança vem sempre de dentro para fora. Enquanto você não voltar seus olhos para o seu “eu empreendedor”, nada irá acontecer.

Ser racional e deixar o coração de lado

Você já deve ter ouvido o velho ditado “quando a fome entra pela porta, o amor sai pela janela”. Bem, no mundo dos negócios não é diferente. Apesar de haver muito sentimento nas ligações entre um empreendedor e sua empresa, seus funcionários e clientes, quando se trata de sobreviver a uma crise, é preciso pensar racionalmente.

Esta é talvez a dica mais dura da nossa lista, e começamos com ela justamente para que você perceba que não é possível adiar decisões necessárias, mesmo que elas sejam drásticas. Se seus rendimentos diminuíram nos últimos meses, você tem que começar a pensar sobre corte de gastos, mesmo que isso signifique demissões.

Sobreviver a uma crise não é fácil e talvez seja a maior provação na vida de qualquer empresário. Mas colocando a racionalidade acima de qualquer coisa, é possível vencer essa turbulência!

Ser honesto consigo e não ignorar os problemas

Outro fato que diferenciam empresários que vencem a crise daqueles que são vencidos por ela está na honestidade. Eles encaram a realidade de frente e não ficam dizendo a si mesmo que está tudo bem.

Sabe aquele cheque que voltou, aquele cliente que desistiu na última hora, ou aquele carnê de impostos que não foi possível pagar? Encare isso de frente. Não continue agindo como se fossem coisas aleatórias e que não vão pesar na hora de fechar o balanço mensal. Não ignore os problemas enfrentados pela empresa.

Fazer uma reunião com seus funcionários

Não importa se você tem apenas um ou um milhão de funcionários. Eles precisam saber o que está acontecendo. E toda sinceridade que você teve consigo mesmo, você precisa estender a eles.

Se você analisou suas contas e chegou a conclusão de que será preciso realizar cortes, avise os funcionários. Se você irá cortar horas-extras, ou se irá tomar qualquer outra decisão que envolva quem trabalha com você, é sua obrigação deixá-los a par do que pode ocorrer.

Se você não tiver funcionários, este momento pode significar que é hora de trocar alguns hábitos. Faça uma análise de si mesmo e de como você pode ajudar a se ajudar. O que mais você pode mudar para encontrar o sucesso.

Potencializar seu negócio na crise descobrindo quem é seu público alvo

Depois de concluir todos os passos acima, você estará preparado para conseguir garantir que sua empresa ou negócio tenha destaque, mesmo durante um dos piores momentos da história financeira do país.

Primeiro, tente ver seu negócio não como dono, mas como cliente. Encare seu produto ou serviço de forma série e se pergunte: “Quem pagaria por isto? Qual tipo de pessoa acredita que é importante gasta com isso ao invés de outra coisa?”.

São duas perguntas duras e difíceis de serem respondidas, pois para isso é preciso que, antes de qualquer coisa, você tenha conhecimento sobre seu negócio, você o aprecie e você realmente acredite que o que você faz tem valor.

Investir em publicidade

Quando você descobre seu público alvo, você tem que descobrir como chegar até ele. E para isso existem centenas de maneiras diferentes, desde as tradicionais, com as mídias impressas, outdoor, cartazes, muros pintados, rádio, etc, até as mais atuais, como as redes sociais e publicidade online.

Para cada público um tipo é o mais indicado. Se você quer atingir caminhoneiros, por exemplo, publicidade em rádio e folhetos em postos de gasolina seriam um bom começo; mas se você produz cosméticos naturais e ecofriendly, essa abordagem pode não ser tão eficaz.

Por isso, ao conhecer seu negócio e seu público, você consegue definir onde e como será o investimento em publicidade, que também não está fechado a um único espaço, então é possível mesclar entre o tradicional e o moderno, e assim realizar o investimento de forma racional e de maneira a ajudar seu negócio.

One thought on “Como destacar o meu negócio em tempos de crise

Deixe uma resposta

Top