Você está aqui
Home > Dicas de sucesso > Como abrir uma empresa e conseguir sucesso profissional?

Como abrir uma empresa e conseguir sucesso profissional?

Abrir uma empresa

Você já deve ter ouvido alguém falar que o povo brasileiro é um dos mais empreendedores do mundo. E isso não é mentira, só em janeiro de 2017, mais de 200 mil novas empresas foram criadas. Mas o segredo não está em como abrir uma empresa, mas sim em como conseguir sucesso no empreendimento.

Todos os dias, milhares de pessoas dão entrada na papelada necessária para criar seu próprio negócio e, se você pretende integrar esse grupo que quer arriscar algo novo e finalmente conquistar tudo que sempre desejou, o Blog GuiaJá traz uma série de informações, essenciais para você, seja um empreendedor de primeira viagem ou não.

Quero abrir meu próprio negócio, o que fazer?

Passo a passo para o registro de uma nova empresa está bem simplificado. Qualquer pessoa maior de 18 anos pode abrir uma empresa de forma rápida, sem sair de casa. Tudo que é necessário é acesso à internet. Mas calma, porque esta não é a melhor alternativa.

Antes de dar o primeiro passo para legalizar um empreendimento, é preciso investir tempo em informação e conhecimento. Pesquise tudo que envolve o ramo de atividade que você deseja integrar e só de o ponta pé inicial assim que não tiver mais dúvidas.

Empresas abertas sem planejamento tem mais chances de fracasso. E agora vem um outro fato sobre o Brasil: também somos o povo que mais fecha empresas! Evite esse risco e pesquise muito sobre a atividade da sua empresa antes de abri-la.

Como abrir uma empresa?

Você já está seguro sobre como é sua futura área de atuação, já realizou a pesquisa de mercado e já tem certeza que tem condições de correr os riscos envolvidos e conseguir vencer. Aí sim você precisa começar a se perguntar ‘como abrir uma empresa’.

Agora vem uma parte que pode ser muito divertida, ou também pode se tornar um grande tormento: o nome do futuro negócio. Lembra como dissemos que no Brasil empresas são abertas a todo instante? Além da concorrência, outro grande problema gerado com isso é um enorme número de empresas com nomes que você queria colocar no seu negócio.

Por isso, antes de ir adiante, pesquise junto a associação de empresas da sua cidade ou estado se já existe algum CNPJ com o nome que você escolheu. Isso pode evitar muitas dores de cabeça no futuro.

Abrir uma empresa

Outro detalhe importantíssimo é procurar a prefeitura ou o plano diretor da sua cidade para descobrir onde sua empresa poderá ser instalada. A maioria das cidades são divididas em zonas, que podem ser comerciais, de interesse turístico, residenciais, industriais, mistas, entre outras. Dependendo do seu segmento de negócio, ele deverá ficar restrito a apenas um dessas zonas, e só empresas fixadas em locais adequados podem partir para a conquista do alvará de funcionamento.

A liberação desse documento também leva em conta uma série de critérios, e podem precisar do aval do Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, Ministério Público, ou apenas da própria prefeitura local.

Depois de ir atrás de tudo isso, se informar e garantir que tudo está em ordem, como abrir uma empresa fica muito mais fácil. Basta procurar a Junta Comercial do seu estado ou o Cartório de Registro de Pessoa Jurídica.

Mas nada de chegar de mãos abanando. Leve todos os documentos referentes a abertura do seu negócio, como o contrato social; objetivos da empresa, requerimento de empresário individual, cópia autenticada dos documentos de todos os sócios (caso seja mais de um dono), comprovante de recolhimento de DARF, ficha de cadastro nacional (modelo 1 e 2), entre outros documentos essenciais. Para não errar, ou esquecer de nada, entre em contato com o cartório da sua cidade e peça a relação dos documentos. Outra dica interessante é contar com o auxílio de um advogado ou contato que tenham experiência em como abrir uma empresa.

Como dissemos anteriormente, também é possível abrir seu próprio negócio pela internet, basta acessar o site do Microempreendedor Individual (MEI) do Governo Federal e começar um negócio a partir do zero, com ou sem capital. Mas essa opção só é válida para negócios pequenos, cujo faturamento anual não ultrapasse R$ 60 mil por ano.

Abrir uma empresa

O que fazer depois de registrar a nova empresa?

Após finalizar o processo de abertura de empresa, você receberá o Número de Identificação do Registro de Empresa (NIRE) essencial para obter seu CNPJ. Esta etapa é realizada de forma simples e totalmente online, pelo site da Receita Federal.

É nesta hora que você escolhe a atividade principal da sua empresa, podendo escolher outras 14 atividades secundárias. E lembre-se que, você precisa saber se sua empresa se encaixa nos setores que pagam o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), que geralmente compreende empresas comerciais, fábrica e indústria, transportes, energia e comunicação.

Caso sua resposta seja sim, entre em contato com um contador, pois ele ficará responsável por fazer o registro do seu empreendimento na Secretaria Estadual da Fazenda.

É hora de buscar o sucesso!

Agora que você já descobriu como abrir uma empresa, chegou a hora de trabalhar arduamente pelo sucesso do seu negócio. Mas como fazer isso? A dica do Blog GuiaJá é muito simples e direta: mantenha seus olhos bem abertos.

Fique atento as novidades de mercado, as formas de realizar a contratação dos seus empregados, atualize sua empresa, faça cursos para empreendedores, aprenda a lidar com as redes sociais de forma a garantir mais visibilidade para sua empresa, entre outras dicas. Aqui em nosso blog, você encontra tudo sobre como abrir uma empresa e outros assuntos, para ficar bem informado e conseguir se tornar um grande empresário. Confira algumas sugestões e leitura:

O que você achou das dicas que trouxemos hoje? Deixe seu comentário e não se esqueça de sugerir novos temas para o Blog GuiaJá!

One thought on “Como abrir uma empresa e conseguir sucesso profissional?

Deixe uma resposta

Top