Você está aqui
Home > Dicas de sucesso > 8 coisas pra saber antes de iniciar um negócio

8 coisas pra saber antes de iniciar um negócio

Iniciar um negócio

Nada pode prepará-lo totalmente para iniciar um negócio. Mas é claro que você pode se cercar ao máximo de informações para evitar cometer alguns deslizes bobos, que podem comprometer sua futura empresa.

Pensando nisso, o Blog GuiaJá traz para você as principais coisas que você precisa saber antes de tirar seus planos do papel.

O que saber antes de iniciar um negócio

Conte com nossa ajuda para tirar seu negócio do mundo imaginário e coloca-lo definitivamente no mundo real. Confira tudo que você precisa saber para dar esse importante passo:

  1. Empreendedorismo é uma aposta

Se você não gosta de correr riscos, vai ter que aprender a gostar. Ser empreendedor significa estar disposto apostar. Você vai apostar seu tempo, seu dinheiro e vai fazer de tudo para que essa aposta saia como você previu.

Mas assim como qualquer aposta, não é possível estar preparado para todos os altos e baixos. Por isso, além de fôlego de apostador, você também precisa ter paciência e sabedoria para lidar com imprevistos que podem ocorrer.

  1. Certifique-se de que existe uma demanda pelo seu produto ou serviço

As empresas que prosperam se concentram em ser consistentemente lucrativas para poderem resistir a imprevistos como crises econômicas. Antes de iniciar um negócio, faça sua pesquisa, conheça seus números e tenha certeza de que existe um mercado e demanda por seu produto ou serviço. Toda venda deve ser lucrativa, idealmente em 50%. Documente tudo e construa sistemas de controles para saber exatamente por onde o dinheiro está entrando e por onde está saindo.

  1. Talvez você não acerte da primeira vez

Por mais triste que isso pode parecer, as chances da sua primeira empresa fechar antes de completar o segundo ano de existência é alta. E isso está relacionado com várias coisas: despreparo, falta de dinheiro, crises econômicas, burocracia, etc.

Veja também:  Como priorizar propostas de projetos?

Mas calma, ter isso em mente não é sinônimo para desistir. Use essa informação a seu favor. Mesmo que você não acerte da primeira vez, você pode somar a sua carreira de empreendedor a experiência necessária que vai ajudar a alcançar o sucesso no futuro.

Iniciar um negócio

  1. Seja paciente e verifique se você tem dinheiro suficiente

Qualquer pessoa que inicie um novo negócio deve entender completamente o cronograma e o financiamento necessários para sobreviver à fase inicial. Quase metade de todas as pequenas empresas que fecham, não tem dinheiro suficiente para girar enquanto os lucros reais não aparecem.

Antes de tirar a empresa do papel, faça um bom plano de negócios.  Verifique mil vezes se o valor em caixa é suficiente para arcar com os custos iniciais. Vá atrás de financiamento em bancos, ou mesmo através de vaquinhas virtuais.

  1. Entenda seu público-alvo

Muitos empreendedores se concentram tanto em marketing e vendas que negligenciam o público-alvo. Empresas lucrativas conhecem seus clientes melhor do que a eles mesmos. Eles vendem o valor, o impacto e os resultados que seus clientes querem comprar.

Para quem quer iniciar um negócio e ter sucesso a principal dica é: planeje uma campanha para entender os problemas e sonhos de seu público-alvo. Nunca é tarde para mudar, expandir ou ajustar o que você vende exatamente para o que seus clientes desejam e exigem. Quando você faz isso, você se torna uma empresa rara cujos produtos não precisam ser vendidos – eles se vendem sozinhos.

  1. Saiba abrir mão

Às vezes a ideia que você teve inicialmente não dá certo. E tudo bem, como dissemos, isso pode acontecer. Mas a diferença entre um empreendedor de sucesso e um que vai fracassar está em saber quando desistir.

Veja também:  5 formas de conseguir pagar as dívidas da empresa

Ficar martelando a mesma tecla não fará os problemas se resolverem magicamente. Esteja preparado para se movimentar rapidamente e mudar o rumo das coisas. Esteja preparado para abrir mão de um produto ou serviço, de um funcionário, ou até mesmo da sua própria empresa.

  1. Tenha um propósito

Sua empresa deve ter um propósito. Pode ser facilitar a vida de pessoas com dificuldade de locomoção, pode ser poluir menos o ambiente, pode ser ajudar os outros a resolver problemas ou pode simplesmente fazer as pessoas se sentirem mais bonitas.
Não importa o que seja, mas tenha um propósito.

Iniciar um negócio

  1. Tenha capacidade de adaptação

A Kodak, foi fundada por George Eastman (o mesmo cara que inventou o filme fotográfico) em 1888. A empresa foi, durante mais de 130 anos, uma das líderes mundiais quando o assunto era fotografia.
Mas o mundo foi mudando, e novas tecnologias foram surgindo. A Kodak não quis acompanhar. Quando as primeiras máquinas digitais surgiram, eles simplesmente ignoraram a tecnologia e, quando quiseram correr atrás do prejuízo, era tarde demais.

No final de 2011 o mundo já sabia que a multinacional estava a caminho da falência e, em 19 de janeiro de 2012, a Kodak pediu sua concordata. Em fevereiro do mesmo ano, a gigante fechou todas as fábricas.

Mas o que era pra ser um final triste, se transformou em um novo início. Após tomar fôlego por dois anos, a Kodak ressurge repaginada, colocando no mercado smartphones cujo foco são entusiastas da fotografia.

Podemos tirar duas lições dessa história:
1) Não importa quão grande você é; se não se adaptar, será engolido pelo mercado.
2) Nunca é tarde para se adaptar.

Veja também:  Como contratar familiares pode ser uma pedra no sapato da sua empresa

Quer compartilhar suas ideias em um artigo futuro? Deixe aqui sua sugestão para o Blog GuiaJá! Aproveite também para nos dizer o que achou das 8 coisas que você precisa saber antes de iniciar um negócio.

Deixe uma resposta

Top