Você está aqui
Home > Dicas de sucesso > 5 passos para alinhar marketing e vendas

5 passos para alinhar marketing e vendas

Marketing e Vendas

Saiba como alinhar marketing e vendas para garantir o sucesso da sua empresa e aumente seu faturamento!

Qual é o seu maior objetivo como empreendedor? Dentre as diversas respostas que existem para esta pergunta, uma é mais direta: vender! Não importa se você prestas serviços físicos, a distância, se comercializa produtos, se trabalha online, se atende em um escritório, loja ou na própria casa, o que você quer é fechar mais negócios e ver seu faturamento aumentar.

Para chegar a este objetivo, você deve ter ao seu lado um bom planejamento de negócio, que inclui ações de publicidade. Mas apenas isso não é o suficiente! No mundo atual é preciso saber alinhar marketing e vendas para conseguir fechar negócios e chegar mais longe! Confira em cinco passos como chegar lá:

 1) Alinhar marketing e vendas definindo o papel das equipes

Não há como existir um alinhamento entre marketing e vendas se não houver um alinhamento entre as equipes que estão envolvidas nesses processos. Seja uma equipe grande, média ou pequena – ou mesmo que se trata de uma única equipe – cada membro deve saber exatamente qual é o seu papel e sua responsabilidade no processo de construção das ações de marketing e vendas.

E além de cada um saber o que deve saber, também deve estar interado do que o outro faz. É assim, ‘trocando figurinhas’ que essas equipes conseguirão fazer sua empresa vender mais e, consequentemente, faturar mais.

Marketing e Vendas

2) Definição correta do lead

Antes de mais detalhes, precisamos desmistificar o que é um lead. Esta palavra em inglês significa nada mais, nada menos que o perfil do cliente. Para conseguir fazer uma boa ação de marketing, que dialogue com as vendas e traga resultados é preciso saber identificar o seu público alvo.

Veja também:  Que negócio montar com R$ 1 mil?

Quando o lead gerado pelas ações de marketing não correspondem ao perfil de cliente do seu negócio, as coisas simplesmente não fluem.

As prioridades do departamento de marketing devem ser as mesmas do departamento de vendas. A definição do lead deve ser feita em conjunto, para que ambas equipes possam trabalhar de forma adequada.

3) Defina metas reais

Nada pode atrapalhar mais sua empresa do que sonhos inalcançáveis! É claro que é preciso pensar grande, mas definir metas reais é o que fará seu faturamento crescer. Elabore as metas de forma consciente, tenha sempre um olhar crítico e faça sempre estas perguntas durante o processo: Isso é realmente importante? Isso é realmente viável?  Quanto tempo levará para alcançar esses resultados? Quanto preciso investir? A empresa tem esse dinheiro?

Para alinhar marketing e vendas você precisa entender que ações baseadas na realidade trazem resultados reais. Uma dica é estabelecer metas curtas (mensais, bimestrais), médias (anuais, bianuais) e a longo prazo (quinquênios, décadas), e assim, dando um passo a frente do outro, sua empresa terá resultados palpáveis.

4) Funil de vendas

Além de saber identificar o perfil do consumidor, para alinhar marketing e vendas também é preciso que as equipes de marketing e vendas estejam integradas para darem juntas o passo seguinte: o funil de vendas.

Quando o lead está maduro e bem definido pelo marketing, a equipe de vendas tem em mãos um diamante já lapidado, e desse passo em diante, fechar as vendas se torna uma tarefa mais simples, afinal, a equipe vai entrar em contato com pessoas que estão mais inclinadas a consumirem os produtos da sua empresa.

Marketing e Vendas

5) Caminho inverso

Esta é a etapa essencial para um bom alinhamento entre marketing e vendas, mas muitas vezes é ignorada, tanto pelas equipes quanto pelos próprios empreendedores. Chegou o momento de todas as informações geradas ao longo do processo fazerem o caminho inverso.

Veja também:  O que vender na internet? Dicas de sucesso!

Nessa fase, a equipe de vendas dá o retorno aos responsáveis pelo marketing, identificando os pontos que deram certo (vendas concluídas) daqueles que deram errado (vendas em aberto, lead errado).

A partir desse processo, é possível identificar o que vem sendo feito corretamente e reforçar essas ações, bem como encontrar as falhas e erros, tornando fácil sua eliminação.

Como você se dedica para alinhar marketing e vendas? Compartilhe conosco suas experiências nesse tema!

One thought on “5 passos para alinhar marketing e vendas

Deixe uma resposta

Top