Você está aqui
Home > Atendendo clientes > 5 coisas que você não deve fazer em uma negociação

5 coisas que você não deve fazer em uma negociação

Negociação

Saber garantir uma boa negociação para sua empresa é essencial para qualquer empresa, seja para fechar um contrato, conseguir melhores condições de empréstimos, ou mais prazo e descontos juntos aos fornecedores.

Porém, na hora de estabelecer uma conversa com um cliente, fornecedor ou mesmo com os credores, muitos empresários acabam não sabendo como agir e isso pode resultar em negociações não tão boas. Para ajudar você a fechar bons negócios, selecionamos os principais erros que são cometidos durante uma negociação.

Sem extremos: não ser totalmente informal ou formal

Um dos erros mais frequentes durante uma negociação é agir de maneira totalmente formal ou informal.

Haja com naturalidade, trate com o devido respeito, mas não torne a outra pessoa distante demais de você. Ao mesmo tempo, evite tocar no outro enquanto conversa e não utilize gírias. Lembre-se que você não está falando com um amigo de longa data durante um churrasco, mas também não está perante um juiz em uma audiência.

Não ser um tagarela

Falar demais pode colocar qualquer negociação em risco. Quando você fala e fala sem parar, acaba não prestando atenção no que a outra pessoa tem a dizer. Não interrompa o raciocínio de quem está negociando com você.

Seu cliente precisa falar, seus credores também. Dê espaço para que a outra pessoa se expresse e ouça com muita atenção. Uma boa negociação é uma via de mão dupla. É preciso falar e também é preciso saber ouvir.

Veja também:  O que é e como consultar o CNIS pela internet

Não ser inflexível

Conseguir chegar a uma negociação que seja 100% como você quer é um objetivo quase inalcançável. É óbvio que haverão vezes que tudo sairá como você espera, mas acredite, nem sempre é assim.

Tenha sempre isso em mente e não seja um empreendedor inflexível. Uma negociação é considerada boa quando ambas as partes envolvidas saem satisfeitas. Se você quer negociar taxas de juros menores ou descontos com os fornecedores/clientes, lembre-se que muitas vezes, você vai chegar a um meio termo.

Nem tudo saíra como você deseja, mas se você adotar uma postura flexível, é mais provável que, mesmo sem conseguir exatamente o acordo desejado, você consiga fechar excelentes negociações.

Negociação

Nunca perder a calma durante uma negociação

Perder a calma é um dos erros mais frequentes de empresários. Mas antes vamos relembrar que perder a calma não significa apenas tomar uma atitude agressiva. Algumas pessoas têm crises de riso, outras ficam propensas a chorar, e, é claro, existem os que xingam ou fazem outros tipos de escândalos.

Conseguir manter a calma é um dom que precisa ser trabalhado. Um empresário de sucesso passará por muitas situações ao longo de sua carreira, muitas serão só felicidade, outras nem tanto.

Para conseguir manter a calma durante uma negociação, vale a pena investir seu tempo livre em meditação, reflexões, yoga, exercícios físicos regulares, enfim, qualquer atividade que dê a você prazer e relaxamento.

E se, durante a negociação, você sentir que está ‘saindo dos trilhos’, conte até 10 mentalmente, ou prefira interromper a reunião. Uma crise, seja ela de riso, raiva ou choro, pode pegar muito mal.

Veja também:  Como escrever o currículo do primeiro emprego

Não deixe restar nenhuma dúvida

Se você está com dúvidas, pergunte. Aproveite também para sanar quaisquer dúvidas que possam restar. Não deixe nada no ar, não finja que entendeu algo. Uma negociação bem-sucedida é aquela em que ambas as partes saem compreendendo tudo que foi dito. Não deixe que seu cliente, novo sócio, fornecedores, empregados, credores, saiam até que tudo aquilo vocês conversaram esteja claro.

O segredo de uma boa negociação

Nossa dica adicional para conseguir excelentes negociações são alguns lembretes de como se comportar em qualquer situação, seja profissionalmente ou no âmbito pessoal. Confira:

  • Seja educado: mesmo em situações difíceis, ser uma pessoa educada faz toda a diferença. Na hora de realizar uma negociação não será diferente!
  • Seja pontual: ninguém gosta de ficar esperando, e quando o assunto são negócios, chegar atrasado pode ser a diferença entre fechar um bom ou um mal acordo. Se ocorrer algum problema, comunique imediatamente.
  • Seja respeitoso: olhe as pessoas nos olhos, não eleve o tom de voz.
  • Fale com clareza: não fale rápido demais, mas também não seja lento a ponto de fazer com que o outro perca a calma.
  • Lembre-se de qual é o papel da outra parte: assim como você se preparou para garantir a melhor negociação para a sua empresa; a outra pessoa também está buscando a melhor negociação para si. Não leve nada para o lado pessoal.

Gostou as dicas para conseguir uma boa negociação?  Deixe sua opinião nos comentários e aproveite para sugerir novos temas!

One thought on “5 coisas que você não deve fazer em uma negociação

Deixe uma resposta

Top