Você está aqui
Home > Empreendedorismo > 10 dicas para mulheres empreendedoras

10 dicas para mulheres empreendedoras

Mulheres empreendedoras

O empreendedorismo feminino está crescendo e, embora ainda tenha um longo caminho para seguir, a cada que se passa, mais e mais mulheres empreendedoras demarcam seu lugar ao sol.

Globalmente, as taxas de empreendedorismo entre as mulheres aumentaram 13% nos últimos 15 anos e, de acordo com o Global Entrepreneurship Monitor (GEM), que monitora 40 economias de todo o mundo, se houvesse mais igualdade entre os gêneros, o PIB global poderia chegar a US$ 28 trilhões em 2025.

Para aumentar as chances dessa projeção se tornar parte da nossa realidade, nada melhor do que contar com o Blog GuiaJá, que neste artigo traz as melhores dicas para as mulheres empreendedoras, confira.

10 dicas para mulheres empreendedoras

O mundo, como nós sabemos, é dominado pelos homens e pelos costumes criados pelos homens. Durante gerações, o espaço da mulher era reduzido aos afazeres domésticos dentro da própria casa. Aquelas que ousavam trabalhar eram no máximo, empregadas domésticas.

Depois de muito tempo, as coisas mudaram um pouquinho e as mulheres puderam trabalhar em fábricas, dar aula. A luta pela igualdade foi tomando grandes proporções, até que aos poucos o ambiente foi se tornando menos áspero para empresárias. Hoje, milhares de mulheres são donas de seus próprios negócios, e se você quer se tornar uma empreendedora de sucesso, confira as dicas que selecionamos.

1) Não tenha medo de falhar

Todos nós erramos e não há forma melhor de aprender. A pressão para não errar quando se trata de mulheres empreendedoras pode ser muito maior. Mas não deixe que isso torne-se o empecilho para sua jornada de sucesso.

Veja também:  O que faz e quanto ganha um assistente administrativo?

Jamais deixe que uma derrota mine sua confiança. E quando algo não der certo, apenas respire fundo e prepare-se para o próximo passo.

2) Busque e valorize o feedback

O feedback é fundamental para avaliar seu negócio, é assim que você vai saber se está no caminho certo, o que está dando resultados positivos e aquilo que precisa ser melhorado.

Fazer essa análise aprofundada ajudará você a determinar as lacunas que precisam ser preenchidas, além de valorizar ainda mais os pontos fortes da sua empresa.

3) Continue aprendendo.

Mulheres empreendedoras nunca fecham a porta do conhecimento. Nutra-se com livros, palestras, documentários, filmes, cursos e tudo que esteja relacionado direta ou indiretamente com seu negócio.

Existem uma infinidade de opções gratuitas de cursos que você pode fazer pela internet. No YouTube, por exemplo, você pode aprender sobre praticamente qualquer coisa. Outra dica de valor é pesquisar sobre os melhores cursos do Sebrae.

Mulheres empreendedoras

4) Escolha um nicho

É claro que sua empresa pode ser um aglomerado de um monte de coisas. Não há nada de errado nisso. Mas quando você encontra um nicho, as chances de conseguir chegar ao sucesso são ainda maiores.

Principalmente se você procurar por um nicho com o qual tenha afinidade. Culinária, automóveis, cultura, beleza, confecções, acessórios, jardinagem e DIY (faça você mesmo) são alguns dos nichos que mais crescem, e continuam crescendo mesmo durante a crise.

Mulheres empreendedoras estão sempre antenadas no que está ocorrendo dentro do nicho que escolheram, por isso, seja qual for seu ramo de atuação, mantenha-se ligada nas tendências.

5) Peça ajuda

Uma consultoria de negócios pode fazer a diferença. Se você não sabe tudo sobre onde pretende investir, não resista a pedir ajuda especializada. Mais uma vez, conte com empresas como o Sebrae.

Veja também:  Dicas para investir com pouco dinheiro

6) Minimize as pessoas negativas

Acredite, vai ter muita gente torcendo contra você e colocando defeito em tudo. Mas você não precisa levar em consideração o que esse perfil de gente diz. Mesmo que sejam parte da sua família ou amigos.

7) Chame as amigas

Se você deseja construir um negócio grande e bem-sucedido, não há como fazer isso sozinha e do nada. Por isso, chame suas amigas para participar desse projeto. Montar um negócio de forma colaborativa também aumenta as chances de sucesso.

8) Tenha tudo planejado

Coloque suas ideias no papel e monte seu plano de negócios. Com isso você poderá fazer várias projeções e resolver erros antes que eles se tornem problemas reais. Para sua sorte, nós temos artigos que ajudam a montar planos de negócios.

Mulheres empreendedoras

9) Se espelhe em outras mulheres empreendedoras

Existem vários casos de sucesso entre mulheres empreendedoras, e nada mais gostoso e inspirador do que tê-las como exemplo em sua jornada.

Confira esta matéria da Forbes sobre as mais poderosas mulheres empreendedoras do mundo.

10) Seja confiante

Por último e, talvez mais importante: acredite que você pode. O empreendedorismo não tem nenhuma ligação com gênero e, se você mantiver a confiança em si mesma, poderá se tornar uma empresária de grande sucesso. Jamais aceite que alguém diga o contrário.

Milhares de mulheres empreendedoras estão ajudando o mundo a se tornar um lugar melhor. Gerando renda e emprego para outras milhares de famílias, fazem a diferença na economia local e mundial. Para continuar tendo ajuda para montar sua empresa, conte com os artigos do Blog GuiaJá. Aproveite para deixar sua opinião sobre esta matéria e sugerir novos temas.

Deixe uma resposta

Top