Você está aqui
Home > Atendendo clientes > 5 motivos que mostram que fidelizar o cliente é o melhor caminho

5 motivos que mostram que fidelizar o cliente é o melhor caminho

Fidelizar o cliente

Não são poucos os empresários que não sabem como agir quando se deparam com a pergunta “é melhor atrair ou fidelizar o cliente?”. É claro que aumentar seu alcance e conquistar novos consumidores é essencial para o negócio, sem contar que traz uma grande satisfação pessoal.

No entanto, quando falamos no dia a dia do negócio, na maioria das vezes é muito mais vantajoso para o seu negócio concentrar seus esforços na retenção de clientes. Se você não concorda com tal afirmação, reflita sobre isso: para que investir tempo, esforço e dinheiro em ações para conquistar novos clientes se depois não haverá nenhuma ação para manter essas pessoas consumindo o seu produto ou serviço?

No fundo, ninguém que apenas novos clientes, mas sim clientes que fiquem, que se tornem engajados em sua marca e que deem preferência ao seu produto ao invés do concorrente. Confira agora cinco motivos que mostram que fidelizar o cliente é para a sua empresa:

Fidelizar o cliente é mais barato

Quando você quer conquistar novos clientes isso sugere que você está indo atrás de gente que desconhece sua marca. Será preciso investir em ações de marketing, pesquisa, testes, e outros custos que irão encarecer demais esse processo.

Por outro, as ações voltadas para quem já conhecem seu produto custam menos. Pesquisas apontam que 70% das empresas americanas afirmam ser mais barato manter um cliente do que buscar um cliente novo.
Além disso, as ações de marketing tem mais resultado quando você fala com o seu consumidor: a probabilidade de cliente existente adquirir seu produto é de 60 a 70% , enquanto a probabilidade de converter uma nova perspectiva é de apenas 5 a 20%.

Veja também:  Tudo que você precisa saber sobre ICMS

Fidelizar o cliente

É mais rápido

O marketing para clientes existentes não só oferece uma redução clara no seu investimento, mas também apresenta a chance de fechar novas vendas com mais facilidade.

Ao invés de todo trabalho para conquistar seu público alvo, tido que um consumidor que já eu seu cliente precisa é de um “empurrãozinho”. Eles já sabem que sua empresa existe, já conhece seus produtos ou serviços e você já garantiu uma experiência comercial agradável antes, e por isso, eles são muito mais propensos a fazer compras futuras e gerar mais negócios para você.

Em comparação, persuadir os potenciais a tornar-se clientes às vezes requer muito tempo e esforço e, em última análise, custa mais.

Dá a chance de criar campanhas direcionadas

Uma das maiores vantagens de fidelizar o cliente é garantir a sua empresa dados reais sobre como eles agem, como compram, quando e porquê. Dessa forma, fica mais fácil criar campanhas direcionadas, reduzindo as chances de erros e garantindo resultados melhores.

Você não estará atirando no escuro: já sabe como falar com seu cliente, como agradá-lo e como vender para ele aquilo que ele quer comprar. Mas não se esqueça que para isso é preciso investir em ferramentas que aproximem seu cliente de você, como por exemplo redes sociais, e-mail marketing, cartão fidelidade, descontos exclusivos na próxima compra, etc.

Fidelizar o cliente

Fidelizar o cliente também ajuda a conquistar novos consumidores

Por último, e não menos importante, está a nossa quinta razão para que você entenda porque fidelizar o cliente é essencial: um cliente fiel ajudará você a garantir novos clientes.

A lealdade de um consumidor só traz resultados positivos, pois quando ele gosta da sua empresa, vai indica-la para outras pessoas. E quando falamos no famoso boca a boca, não se esqueça que além de gratuita, este é o tipo de propaganda mais confiável, todo mundo já fez a compra em algum lugar só porque um amigo ou parente falou bem e, é bem provável que esta pessoa tenha indicado este negócio para outros conhecidos.

Veja também:  Tire suas dúvidas sobre como emitir nota fiscal

Estatísticas como as anteriores provam que, se você tratar bem os clientes existentes, você conseguirá consistentemente os benefícios. Afinal, sua base de clientes é uma fonte crescente de referências para novos clientes. É por isso que apenas um aumento de 5% na retenção de clientes pode aumentar a rentabilidade de uma empresa em 75% .

Como fidelizar o cliente?

A primeira coisa que você precisa fazer é investir em ações que aproximem e que garantam que sua empresa conheça seu cliente. Outras dicas que ajudam a fidelizar o cliente são:

Garanta atendimento personalizado: cada cliente é uma pessoa única e quer ser tratado como tal. Suas ações devem ir ao encontro disto, garantindo atendimento de qualidade e feito na medida para ele!

Use a tecnologia: no mundo de hoje, forçar seu cliente a ir pessoalmente a sua loja/estabelecimento é um tiro no pé. Tenha um bom site, além de garantir interação nas redes sociais e aplicativos de mensagens.

Ofereça vantagens para quem já é seu cliente: clube de desconto, cartão personalizável, brindes especiais, ações simples que fazem a diferença e mostram ao cliente o quanto ele é especial pata o seu negócio.

Conquistar clientes novos ou investir da fidelização deles não é uma questão fácil. É claro que se você está lançando algo novo no mercado, o ideal é intensificar o trabalho para alcançar uma cartela de consumidores, mas se sua empresa já é estabelecida, siga nossas digas e dê preferência a manter os clientes que você já tem.
Sua empresa já investe em ações como as que sugerimos? Fale sobre suas experiências nos comentários!

Deixe uma resposta

Top