Você está aqui
Home > Dicas de sucesso > Ergonomia no trabalho ajuda sua empresa a faturar mais

Ergonomia no trabalho ajuda sua empresa a faturar mais

Ergonomia no trabalho

A ergonomia melhora a qualidade de vida dos trabalhadores e gera impactos positivos na empresa!

Você já está acostumado a acompanhar o rendimento e os processos de produção dentro da sua empresa. Mas será que só isso basta para garantir bons resultados? Será que não existiria uma maneira de fazer com que sua empresa fature muito mais?

Se você já ouviu falar em ergonomia no trabalho, sabe que com cuidados diários simples e com baixo custo, você pode garantir funcionários e colaboradores mais saudáveis e, consequentemente, que se dedicam melhor ao trabalho.

Parece mágica, mas não é. Na verdade, é apenas um conjunto de regras presentes na Norma Reguladora 17, que se seguidas, garantem que o ambiente de trabalho se torne mais saudável e os funcionários menos propensos a doenças físicas e mentais.

De acordo com o Guia Trabalhista, a Norma Regulamentadora tem como principal objetivo estabelecer parâmetros que possibilitem “a adaptação das condições de trabalho”, garantindo segurança, máximo conforto (ou menor desconforto possível) para que sua equipe se torne mais eficiente.

E seja independentemente de qual seja sua empresa, uma equipe mais eficiente sempre resultará em melhores faturamentos para sua empresa.

Ergonomia no trabalho

Vantagens da ergonomia no trabalho

A primeira coisa a se notar quando uma empresa adota a ergonomia no ambiente de trabalho são funcionários mais saudáveis. Isso significa menos gente faltando por problemas de saúde, o que garante um impacto positivo na produtividade da empresa.

Você sabia que dor nas costas é o principal motivo de afastamento no trabalho? Em muitos casos, as dores são causadas por má postura ou abusos no ambiente de trabalho, e a Norma Reguladora 17 ajuda a prevenir este tipo de problema, por exemplo.

Veja também:  4 maneiras de prevenir o esgotamento no trabalho

Lesões por esforço repetitivo (LER) também são comuns, tanto em indústrias quando em escritórios. Instaurar uma política que ajude os trabalhadores a cuidarem da saúde é essencial para evita-las.

A ergonomia no trabalho também contempla outros aspectos da empresa, como por exemplo o nível de ruído, iluminação, temperatura, materiais aos quais os trabalhadores estão expostos, tipo de trabalho, uso da força, entre outros.

Por isso, de acordo com cada tipo de função, é preciso adotar um tipo de posicionamento.

Ergonomia no trabalho é lei

Um detalhe essencial quando abordamos este tema é que adotar a ergonomia não é facultativo. Talvez você desconheça esta informação, mas adotar a ergonomia no trabalho é lei, e o descumprimento pode levar a penalidades, tanto para o empregado, quanto para o empregador. Por isso, fique sempre atento, e cumpra as exigências correspondentes ao seu ramo de atuação.

Penalidades ao empregador

Se você não adota a ergonomia dentro da sua empresa estará atuando de forma irregular. Ao identificar uma irregularidade, o órgão responsável pela fiscalização poderá aplicar uma simples notificação, com um prazo para que as exigências sejam cumpridas.

Ao retornar a empresa, caso as exigências não tenham sido colocadas em prática, a empresa poderá ser multada, além disso, o corpo diretor ou proprietário, também poderá responder um processo judicial, na Justiça do Trabalho.

Penalidades ao empregado

Quando um funcionário se recusa a seguir as exigências impostas pela Norma Reguladora 17 – como por exemplo não utilizar equipamentos de segurança – ele pode ser demitido por justa causa.

Ergonomia no trabalho

Como deixar o ambiente de trabalho mais saudável

A primeira coisa que o empregador pode fazer é mostrar aos empregados as desvantagens da má postura e de não seguir a riscas os cuidados essenciais durante a jornada de trabalho.

Veja também:  5 motivos que mostram que fidelizar o cliente é o melhor caminho

Muitas empresas também tem adotado uma rotina de incentivo a atividades físicas, além de reservar alguns minutos do dia para pratica de exercícios de postura e alongamentos.

Essas atividades auxiliam no processo de assimilação da ergonomia no ambiente de trabalho e garantem que seus funcionários tenham mais qualidade de vida dentro da empresa.

Quer mais dicas sobre este tema? Tem alguma dúvida? Não se esqueça de deixar sua participação registrada nos comentários!

Deixe uma resposta

Top