Você está aqui
Home > Dicas de sucesso > Veja a diferença entre ser eficaz, efetivo e eficiente

Veja a diferença entre ser eficaz, efetivo e eficiente

Eficaz, efetivo e eficiente

Apesar de parecidas, as palavras eficaz, efetivo e eficiente são os passos que você deve seguir para melhorar sua empresa!

Você já parou para pensar sobre a diferença entre ser eficaz, efetivo e eficiente? Apesar de parecerem a mesma coisa, essas três palavras são na verdade os três passos para melhorar sua empresa, conquistar e fidelizar seus clientes. Quando você consegue reunir esses três passos, seu negócio ganha muito mais respeito, e os lucros tendem a aumentar.

Eficaz, efetivo e eficiente

Diferenças entre eficaz, efetivo e eficiente

Para que sua empresa se torne um negócio eficaz, efetivo e eficiente, antes de tudo você precisa entender do que se tratam essas três palavras. Para isso, confira o resumo que preparamos de cada um desses conceitos!

O que é eficaz?

Algo precisa ser feito, mas antes de qualquer decisão, todos admitem que é preciso fazer a coisa certa, não é? É exatamente disto que se trata a eficácia. Tomar uma decisão eficaz significa que a melhor opção foi escolhida. Um grande estudioso de economia, o professor Paulo Sandroni, destacou em uma de suas publicações que “Fazer a coisa certa de forma certa é a melhor definição de eficaz”.

O que é efetivo?

O conceito da palavra efetivo pode parecer mais simples, pois significa que houve sucesso na aplicação da opção escolhida. Mas para conseguir transformar suas ações em um resultado efetivo é preciso trabalhar duro.

O que é eficiente?

Ser eficiente é encarar as circunstâncias de maneira determinada, é tomar para si as situações e se tornar capaz de realizar as ações que são propostas. Um negócio eficiente é aquele que não tem medo, que se joga nas oportunidades de cara, e está pronto para fazer o melhor, em qualquer situação.

Veja também:  Ergonomia no trabalho ajuda sua empresa a faturar mais

Como se tornar eficaz, efetivo e eficiente

Para conseguir transformar sua empresa, sua equipe e você mesmo em eficaz, efetivo e eficiente não existe truque. Infelizmente, o mundo dos negócios não é uma receita de bolo. Para alcançar esses objetivos, é preciso dedicação e muita disposição.

Mas é possível seguir algumas dicas e assim conseguir se tornar um empreendedor eficaz, efetivo e eficiente. A primeira delas é o que já dissemos em ocasiões anteriores aqui em nosso blog: acompanhe de perto o que ocorre na sua empresa. Estar sempre atento e presente são essenciais para o bom funcionamento do seu negócio.

Além disso, você também deve manter relatórios do que acontece na empresa. Nunca deixe tudo guardado apenas na sua cabeça. Tenha uma agenda e confie nela. Ter sempre tudo anotado é uma forma eficiente de ganhar tempo e evitar muitos problemas.

Outra dica importante para quem deseja se tornar eficaz, efetivo e eficiente é confiar na equipe que possui. Você não pode crescer se estiver amarrado a pessoas nas quais não confia. Monte sua equipe e confie nela! Seus funcionários jogam no seu time, e são muito importantes para o seu negócio!

Outra dica para alcançar o sucesso e ser eficaz, efetivo e eficiente é nunca deixar nada para o outro dia. Procrastinar é o maior inimigo que qualquer empreendedor pode ter. Enrolar e deixar para tomar as decisões mais tarde, pode custar muito caro. Uma empresa eficiente é aquela que tem trabalho adiantado e não atrasado!

E nossa dica final é a dedicação. Quando nos dedicamos a realizar algo, não importa o que seja, nos alcançamos os resultados esperados. No mundo do negócio é a mesma coisa! Empreendedores dedicados alcançam o sucesso!

Veja também:  Oportunidades de investimento para jovens empresários

Gostou do nosso artigo, tem alguma dica para quem deseja se tornar eficaz, efetivo e eficiente ou gostaria de dar uma sugestão? Não se esqueça de participar nos comentários!

 

Deixe uma resposta

Top