Você está aqui
Home > Empreendedorismo > Vale a pena fazer administração?

Vale a pena fazer administração?

Administração

Poucas áreas são tão amplas em atuação como a administração. Este profissional tem como função gerenciar, planejar e organizar os recursos financeiros e pessoais de uma organização. Sua meta é aumentar os lucros, reduzir custos e aprimorar o desempenho da empresa. Por isso, quem escolhe ser administrador, tem uma vasta gama de setores de atuação, podendo escolher aquele que mais se enquadra em seu perfil, ou ao menos ter a segurança de estar sempre em atividade.

Este profissional está apto a trabalhar em órgãos públicos, empresas privadas e no terceiro setor. Também é o curso perfeito para quem tem o sonho de abrir o próprio negócio. É o caminho mais rápido e concreto para o sucesso pessoal e profissional. O Blog GuiaJá traz agora as principais áreas de atuação do administrador para você conhecer melhor, além de também trazer informações sobre suas principais atividades e responsabilidades dentro de uma organização.

Administração
Áreas de atuação e atividades de um administrador

– Vendas

– Recursos Humanos

– Produção

– Marketing

– Financeiro

– Logística

Essas são os principais setores responsáveis pela contratação deste profissional. Todavia, ainda é possível encontrar empresas que contrate o administrador com objetivos diferentes, mesmo que sempre visando o aprimoramento de desempenho e aumento nos lucros. Essa flexibilidade na atuação deve-se também ao fato de que o administrador é um profissional requisitado por pequenas, médias e grandes empresas. Portanto, não importa se você mora no interior ou na capital, no planalto ou na praia. Sempre haverá espaço.

Agora que você já conhece as áreas de atuação do administrador, é hora de conhecer um pouco mais das suas atividades. Dividimos as principais delas em tópicos para você.

Veja também:  5 lições de bilionários que você deve seguir

– Liderar equipe (vendas)

– Supervisão de processo produtivo (indústrias e fábricas)

– Coordenar atividades financeiras

– Definir estratégias de venda

– Firmar parceria com fornecedores

– Gerenciar gastos e logística de transporte

– Controlar estoques

– Decisões de investimentos

– Supervisionar a qualidade do processo

– Controlar fluxo (capital de giro e caixa)

– Participar do processo seletivo (novos colaboradores)

Outra opção bem disseminada hoje em dia é a atuação autônoma. Neste caso, o profissional pode prestar consultoria para empresas, sem ter um vínculo empregatício com a organização. Para este segmento, os polos industriais são a melhor opção, pois concentram um maior número de empresas. É a melhor forma de construir uma boa imagem como consultor e garantir que seu nome se propague de boca em boca. Em geral, quem opta por este segmento pode encontrar dificuldades em encontrar estabilidade, mas é um dos setores mais lucrativos da área.

Administração
O curso de Administração

Se você tem espírito empreendedor e talento para organização, o curso de Administração de Empresas é uma ótima escolha para você. Esta graduação compõe a área de Ciências Humanas, com formação multidisciplinar, com ênfase em Marketing, Finanças, Produção, Recursos humanos e Teoria Organizacional.

Este curso possui habilitação de bacharelado. Em média, tem duração de quatro anos e você pode se graduar nas modalidades presencial ou à distância. O primeiro ano de curso fornece toda a base disciplinar da matéria como Matemática, Contabilidade e direito. Os anos seguintes são compostos por disciplinas mais específicas como Marketing, Logística e Finanças.

Como você viu em todo este artigo, a administração é uma área recheada de oportunidades. Mas não se engane! Na mesma medida em que o mercado é amplo, o número de profissionais que buscam um espaço de atuação também já está saturado. Isso quer dizer que não importa a faculdade em que se graduou ou sua cidade onde vai aplicar a prática administrativa, é sempre de suma importância ter conhecimento, se atualizar sempre e dominar todas as ferramentas organizacionais disponíveis. Só assim, você poderá garantir destaque em um mercado tão competitivo.

Veja também:  Como funciona um funil de vendas e como isso pode me ajudar a vender mais ?

Gostou de saber mais sobre Administração? Quer mais informações sobre profissões de sucesso? Então deixe seu comentário!

 

Deixe uma resposta

Top