Você está aqui
Home > Dicas de sucesso > Saiba como transformar sua empresa em franquia

Saiba como transformar sua empresa em franquia

Franquia

Não há dívidas que a franquia é uma das melhores formas de garantir mais sucesso e alcance a um empreendimento. Mas para conseguir o sucesso necessário, não basta apenas anunciar aos quatro ventos que você vai transformar o seu negócio em uma franquia.

Se este é o seu objetivo, vá com calma: apesar de rentável, começar um sistema de franquia sem a estrutura necessária pode resultar em muita dor de cabeça. Antes de dar o pontapé inicial, você precisa passar por uma série de etapas, que precisam ser analisadas com muita calma.

Antes de tudo, é preciso realizar uma análise da situação legal da empresa, pois é imprescindível que tudo esteja de acordo com a legislação local, em todos os aspectos. Além disso, existem outras etapas importantes, confira quais são elas:

Como transformar sua empresa em uma franquia

Para transformar uma empresa em franquia é fazer uma análise de franqueabilidade. É a partir dela que você vai realizar o planejamento estratégico para começar sua própria franquia. Esse serviço é prestado por muitas empresas, inclusive pelo SEBRAE.

Depois dessa análise, você terá uma ideia de quanto precisará investir para criar a franquia. O montante final irá depender de diversos fatores, e como varia muito de um negócio para outro, é preferível discuti-lo junto a empresa que fez a análise de franqueabilidade.

Criar um modelo de negócio

Para conseguir o sucesso, é preciso que você pense em cada aspecto da sua franquia, nos mínimos detalhes. Qual o tamanho mínimo e máximo da estrutura física para abrigar as novas unidades; as cores oficiais da marca; será em uma loja física ou quiosque; quais os tipos de produtos/serviços serão disponibilizados; entre outros detalhes que darão a cara do seu negócio.

Veja também:  5 lições de bilionários que você deve seguir

Criar um modelo de franqueador

Não basta apenas estabelecer o que está ligado a estrutura física do negócio, também é preciso traçar os futuros franqueadores. Essa etapa envolve o planejamento de como serão feitos os treinamentos aos franqueadores, e qual o perfil que você procura para sua franquia: será para pessoas da área médica; donas de casa, jovens empreendedores; aposentados que querem investir suas economia em uma negócio próprio?

Quanto mais você especificar para quem será voltado a sua franquia, mais fácil será encontrar pessoas que queiram investir no seu negócio, garantido sucesso a sua rede de franquia. Quanto mais genérico, mais difícil será conquistar os investidores.

Franquia

Adequação a legislação das franquias

Também é preciso seguir a risca todas as exigências da Lei 8.955/94, que regulamenta o sistema de franquias no Brasil. Um dos documentos obrigatórios emitidos de acordo com a citada lei é a Circular de Oferta de Franquia (COF).

Criar um guia para o franqueado

Depois de tornar a franquia legal, é preciso elaborar um manual explicativo para o seu franqueado. Nele devem conter todos os detalhes sobre o negócio, de modo que tornem a gestão as futuras unidades mais fáceis.

Contrato de franquia

A lei brasileira garante muita liberdade para que você estruture sua rede de franquias de acordo com aquilo que acha relevante para a sua marca. Além disso, também estabelece que o franqueado siga corretamente aquilo que está descrito no contrato.

Por isso, elaborar um contrato adequado, que contenha todas as recomendações que você deseja que sejam seguidas é imprescindível para evitar danos e problemas no futuro. Um bom contrato deve conter as regras e também as ‘penalidades’ ocasionadas pelo seu não cumprimento. Lembre-se de contar com a ajuda de um bom advogado para criar um contrato adequado.

Veja também:  Modelo de DRE para download

E não se esqueça que o documento deve conter também as taxas que serão cobradas do franqueado, bem como o tempo estimado para que ele recupere o dinheiro investido.

Franquia

Como vender sua franquia

Existem milhares de tipos de franquias diferentes, presentes em praticamente todos os setores, desde bem de consumo, alimentos, produtos e serviços. Para garantir que você consiga vender sua franquia, é preciso garantir que seu negócio é rentável e chama a atenção do consumidor.

Para isso, tenha você precisa ser um empreendedor inovador, mas além disso, também é necessário investir em estratégias de marketing. Uma excelente forma de colocar sua ideia na ‘boca do povo’ é utilizar a publicidade virtual, através de anúncios no Google, Facebook, Linkedin, entre outros.

Além de mais barata, essa publicidade pode ser direcionada ao seu público alvo, de acordo com idade, região e interesses. Além disso, também é mais fácil de gerir seus resultados.

Quer mais informações sobre as como transformar sua empresa em uma franquia? Não esqueça de deixar sua sugestão nos comentários!

2 thoughts on “Saiba como transformar sua empresa em franquia

    1. É muito gratificante estar colaborando com bons temas.
      Caso tenha sugestões ou curiosidades sobre temas específicos, estaremos a disposição para ajudar!
      Estamos abertos para sugestões, conte sempre conosco.

Deixe uma resposta

Top