Você está aqui
Home > Dicas de sucesso > Teste vocacional: 10 opções para encontrar sua profissão

Teste vocacional: 10 opções para encontrar sua profissão

Teste vocacional

Quem nunca ficou em dúvida sobre qual caminho profissional seguir, não sabe o quanto um bom teste vocacional pode ser fundamental. Alguns estudantes já sabem desde muito cedo o que querem fazer, mas a grande maioria tem muitos questionamentos.

E se você faz parte do segundo grupo, fique tranquilo, não há nada de errado em não ter certeza ‘do que vai ser quando crescer’. Encontrar a profissão adequada ao seu perfil nem sempre é uma tarefa fácil, mas temos certeza que depois que você realizar os testes listados abaixo, vai ficar muito mais fácil.

Por que fazer um teste vocacional?

Antigamente eram os pais que determinavam qual carreira o filho iria seguir e, geralmente essa escolha era feita de maneira autoritária, sendo as principais carreiras ‘empurradas garganta abaixo’ as ligadas as áreas de Engenharia, Direito, Medicina e outras.

Outro fator determinante era a condição financeira: só conseguia formação acadêmica quem tinha condição financeira suficiente de pagar as altas mensalidades das faculdades, ou que pudesse se sustentar em outra cidade.

Hoje, com o custo do ensino superior é menor, existem mais faculdades presenciais e não-presenciais, além da existência de mais opções de financiamento estudantil, bolsas de estudo e ajuda de custo. Não podemos esquecer que, nos últimos anos surgiram dezenas de cursos diferentes e, somado a isto está o fato de que as famílias mudaram e a grande maioria não impõe uma profissão ao filho, permitindo que ele possa escolher aquilo que bem desejar.

Veja também:  Como fazer o Facebook da empresa em 4 passos

Mas aos 17, 18, 20 anos, quem é capaz de ter certeza do que realmente quer? Dessa forma, os bons testes vocacionais são preparados por uma equipe de pessoas, que incluem psicólogos, pedagogos, professores e demais profissionais ligados a Educação, com o principal objetivo de ajudar o estudante a se conhecer melhor para que, dessa forma, ele possa encontrar uma profissão que se enquadre em seu perfil.

Fazer um teste vocacional pode aliviar a tensão de quem ainda não sabe para qual curso prestar vestibular.

Teste vocacional

Testes vocacionais para encontrar sua profissão

Para ajudar você nessa busca, o Blog GuiaJá selecionou não apenas um teste vocacional, mas 10! Assim você pode escolher qual teste realizar – ou realizar todos eles – e assim comparar os resultados e ter mais chances de acertas na escolha da sua área de formação profissional

Guia de carreira – este teste foi elaborado pela orientadora profissional Thais Helena Lima e tem como base a Teoria das Escolhas Vocacionais de John Holland.

Teste do G1 – o portal de informações da rede Globo criou um teste vocacional que ajuda o estudante a se conhecer um pouco melhor, utilizando perguntas simples e com respostas diretas.

Seja Bixo – neste teste vocacional você terá que responder 105 questões, todas relacionadas as atividades que descrevem aquilo que você gosta de fazer.

Que Curso? – o site Que Curso? baseou este teste na opinião de diversos profissionais das mais variadas profissões. O tempo do teste varia de acordo com as opções escolhidas pelo participante.

Teste Neora – focado em demonstrar suas principais características e talentos, este teste se baseia no perfil do participante.

Veja também:  15 frases motivacionais que podem mudar sua vida

Quero Bolsa – este teste foi criado a partir dos dados da Teoria das Inteligências Múltiplas do Psicólogo Howard Gardner, que tem como base nove tipos de inteligência.

A Real Me – através de perguntas simples, este teste vocacional promete apontar qual é a carreira na qual você vai se dar melhor.

Mundo Vestibular – este teste vocacional tem como base a análise da personalidade do estudante.

QG do Enem – um teste rápido, com apenas 20 questões.

E se não gostar do resultado do teste vocacional?

Você realizou o teste, mas o resultado não passou nem perto da área que você tem interesse? Calma, pois isso é totalmente possível e não é o final dos tempos. Os testes são uma espécie de guia, uma ajuda para dar aquele empurrãozinho entre os indecisos. Mas se você se interessa por Jornalismo, e seu no teste o resultado por Engenharia, isso não significa que você não deva cursar jornalismo.

Os testes mostram, na maioria das vezes, as áreas nas quais você demonstra ter mais facilidade de atuação e assim direcionam o resultado neste sentido. Não gostar da profissão sugerida é normal, e você sempre terá a liberdade de escolher o curso que quiser. Não se esqueça de deixar nos comentários qual foi e se você gostou do resultado do seu teste vocacional!

Deixe uma resposta

Top