Você está aqui
Home > Dicas de sucesso > Teste de aptidão: escolha a profissão ideal

Teste de aptidão: escolha a profissão ideal

Teste de aptidão

Se você está em dúvidas sobre qual profissão seguir, nada melhor do que fazer um teste vocacional para descobrir em qual área de trabalho você tem mais chances de se sair melhor.

Para ajudar você a realizar os melhores testes, o Blog GuiaJá traz uma lista com o Top 10 de testes vocacionais listados no Google, confira quais são eles e, preferivelmente, faça todos.

Para que serve um teste vocacional?

Mas antes de ir para os testes em si, que tal saber um pouco mais como eles funcionam? Um bom teste vai analisar suas respostas e, a partir delas traçar seu perfil profissional, indicando quais os tipos de profissões que são mais adequadas para você.

A primeira coisa que você precisa saber é que, para chegar a um resultado satisfatório, você precisa preencher corretamente as respostas, sem pular ou mentir em nenhuma delas.

Lembre-se que neste tipo de teste não há como se sair melhor ou pior, pois a questão não é assinalar respostas certas ou erradas. O teste vocacional serve como ferramenta de autoconhecimento e, por isso precisa ser feito com seriedade e, acima de tudo, sinceridade.

Não se esqueça também que, apesar de apontarem um caminho a seguir, os testes não são totalmente decisivos no que diz respeito a sua vida profissional. Para ter uma carreira bem-sucedida, não basta cursar uma graduação em uma área com afinidade: também é preciso ser um profissional que busca aperfeiçoamento constantemente, entre muitas outras variáveis.

Veja também:  Currículo com objetivo profissional primeiro emprego

Teste vocacional para escolher a melhor carreira

Confira agora os melhores testes listados pelo Google e boa sorte na escolha da sua carreira profissional!

1) Teste Aptidão Profissional Guia da Carreira

2) Teste Vocacional Grátis Guia da Carreira

3) Teste Vocacional com 21 questões

4) Teste Vocacional do G1

5) Teste de poucos minutos

6) Teste A Real Me

7) Teste Vocacional Mundo Vestibular 17 perguntas

8) Teste vocacional do site Enem Brasil

9) Teste Sou Vestibulando

10) Teste disponibilizado pela Universidade Cruzeiro do Sul

Teste de aptidão

O teste vocacional mostrou um resultado diferente do que você esperava?

Calma, isso não é o fim do seu sonho de se tornar um advogado, médico, engenheiro espacial, músico, professor, teatrólogo ou qualquer outra profissão dos seus sonhos. Mesmo servindo como um guia para a escolha da carreiras, o resultado do teste não significa que, se você cursar uma faculdade diferente da sugerida tudo dará errado.

Como já foi dito pelo Blog GuiaJá, o sucesso profissional depende uma série de outras coisas. É claro que ter afinidade e gostar da sua profissão é um ponto a mais na hora de escolher e também de conseguir sucesso na carreira.

Mas existem muitas outras formas de se destacar na sua área de atuação, seja ela qual for. Confira algumas delas:

  • Leve os estudos a sério: não há nada melhor do que se cercar de conhecimento para conseguir chegar mais longe. E se você escolheu uma área com a qual não possui muita afinidade, a dedicação aos estudos será o verdadeiro divisor de águas. Ah, e nunca pare de estudar.

  • Ouça as pessoas: seja você um recém-chegado ao mercado ou um profissional experiente, ouvir quem está ao seu redor é essencial para se tornar um profissional melhor a cada dia.

  • Exercite suas habilidades de comunicação: saber passar adiante aquilo que você quer é mais uma habilidade essencial ao sucesso no trabalho. Além disso, o jeito que você se comunica tem um impacto profundo ao modo como seus colegas de trabalho – e todas as outras pessoas – veem você e isso pode ser crucial para seu crescimento.

  • Trabalhe suas habilidades interpessoais: conviver com outros seres-humanos não é nada fácil. Não é à toa que ouvimos muita gente dizer que ‘prefere bicho do que gente’. Sabendo disso, para ser um profissional de sucesso, você tem que se dedicar a aprender a conviver em equipe, a trabalhar de maneira colaborativa, não importa se você vai se tornar um pequeno empreendedor ou o gestor de uma multinacional.

  • Seja simpático com os outros: a cordialidade nunca fez mal a ninguém e, além disso, ninguém gosta de pessoas rabugentas e arrogantes.

Gostou do nosso artigo? E dos resultados dos seus testes? Não se esqueça de deixar seu comentário e aproveite para sugerir novos temas para o Blog GuiaJá!

Deixe uma resposta

Top