Você está aqui
Home > Atendendo clientes > 10 dicas para ser um profissional liberal de sucesso

10 dicas para ser um profissional liberal de sucesso

Profissional liberal

Descubra o que você precisa fazer para garantir destaque e ganhar mais clientes!

Ser dono do seu próprio nariz tem suas vantagens, e é por isso que a cada dia, mais e mais pessoas miram nas profissões liberais. E é justamente por causa disso que para chegar longe na sua área, você precisa saber se destacar entre os demais.

Ser um profissional liberal de sucesso, conseguir ganhar muito dinheiro e reconhecimento, não é para todos. Só chegam no topo os que realmente se dedicam a esta luta, que é travada diariamente.

Mas antes de prosseguir, primeiro é preciso desfazer um engano muito comum. Você sabe o que é um profissional liberal? Muitas pessoas acabam confundindo com os autônomos.

A primeira coisa que diferencia os dois está na formação: todo profissional liberal tem formação universitária ou técnica: médicos, advogados, professores, arquitetos, enfermeiros, entre outros.

Outro detalhe é que, os profissionais liberais também possuem um registro específico, que regulamenta sua profissão: fisioterapeutas, jornalistas, advogados, corretores de imóveis, entre outros, por exemplo.

Já os profissionais autônomos são aqueles que trabalham por conta própria, tenham ou não formação superior ou técnica. Alguns exemplos são os pintores, eletricistas, encanadores, domésticos, ambulantes, entre outros.

De maneira geral, podemos dizer que todo profissional liberal pode ser também um trabalhador autônomo, mas nem todo autônomo é um profissional liberal. Confira algumas das profissões liberais regulamentadas no Brasil:

 

Profissional liberal

 

10 dicas para ser um profissional liberal de sucesso

Um bom profissional liberal nunca deixa nada para amanhã. Então comece riscando a preguiça da sua vida. Além disso, há outras coisas que você precisa fazer se quiser e o primeiro passo é legalizar sua empresa, para que assim você possa crescer e aumentar seu faturamento.

1) Nunca parar de estudar

“Camarão que dorme, a onda leva” e se você não quer ser arrastado pelo mercado, precisa se manter atualizado.

Faça cursos, invista em pós-graduações, mestrados, doutorados, comece uma outra graduação, se inscreva em palestras, simpósios, cursos presenciais e online. Atualmente existe centenas de maneiras de continuar estudando, inclusive sozinho em casa, com a ajuda da internet.

2) Personalizar seu atendimento

As pessoas gostam de serem tratadas como se fossem a coisa mais importante do universo.

Personalize seu atendimento ao cliente, garanta que ele perceba que você está realmente atento aos seus problemas e está inteiramente voltado a resolvê-los.

3) Ter uma boa aparência

Todos nós gostaríamos de viver em um mundo onde a aparência não importa, mas sim o conteúdo. Mas isso é utopia. Estar apresentável – e condizente com sua profissão – faz toda a diferença.

Você não precisa gastar horrores em roupas caras ou salões de beleza, mas é imprescindível estar sempre bem alinhado, e nem é preciso comentar que há total necessidade da higiene diária!

Lembre-se também que boa aparência não tem ligação com beleza. Se você gosta de fazer as unhas, não atenda ninguém com elas descascadas, se você tem barba, certifique-se que os pelos estejam alinhados.

4) Não ter os olhos maiores que a barriga

Só pegue a quantidade de trabalho que você é realmente capaz de dar conta. Alguns profissionais, principalmente no começo da carreira, acabam se sobrecarregando, pois tem medo de perder clientes se negarem serviço. Mas acredite, é melhor negar um serviço do que não conseguir realiza-lo.

Um cliente que recebeu uma negativa poderá voltar. Um cliente insatisfeito com atrasos ou trabalhos mal executados dificilmente voltam, e o pior: ainda vão ter péssimas recomendações para dar.

5) Não se envolver emocionalmente

Por mais legal que alguém seja, esse alguém continua sendo apenas um cliente. Jantares de negócio, almoços para discutir o trabalho a ser realizado, entre outras reuniões são importantes, mas não deixe que a linha entre o profissionalismo e o pessoal seja ultrapassada.

Transformar o cliente em amigo, parceiro, ou até em uma relação amorosa pode ser complicado para o desempenho da profissão. De repente, você está trabalhando mais, cobrando menos – o contrário também pode ocorrer – porque se tornou amigo do cliente.

6) Saber negociar valores

Outra dica importante é saber quando e como negociar os preços do seu serviço. Garantir desconto pelo volume de trabalho, ou quando o cliente paga em dia, por exemplo, é uma forma de se destacar no mercado.

Um profissional liberal de sucesso também oferece a chance do cliente parcelar o serviço contratado, seja por cheques, cartões e, em alguns casos, até mesmo por promissórias.

7) Saber negar descontos

Além de saber quando dar descontos, também é preciso saber quando não dar. Não tenha medo de dizer que não fará um trabalho, quando o cliente não está disposto a pagar um valor justo.

8) Ter uma agenda (e cumpra os horários)

Tenha uma agenda com tudo que você precisa realizar ao longo do dia. Desde o horário de acordar, refeições, hora de descanso e trabalhos a serem realizados.

Com a praticidade dos smartphones, um profissional liberal nem precisa carregar agendas de papel, basta instalar um bom aplicativo e seguir à risca o que está previsto para ser realizado no dia a dia.

9) Passar credibilidade

Outra característica que diferencia um profissional liberal de sucesso é que eles são confiáveis. Conheça bem sua área e mostre aos seus clientes que eles podem confiar no que você fala.

10) Se envolver com a comunidade

Quem é visto, é sempre lembrado. Para garantir o sucesso, você precisa fazer com que as pessoas conheçam você e o seu trabalho. Além de garantir um bom serviço, existem outras maneiras de se tornar conhecido e uma delas é se envolver com a comunidade.

Apoie uma coisa que você tem interesse: ajude instituições, abrigos de animais, lares de idosos ou grupos escolares, por exemplo.

Esta dica traz dois grandes benefícios: o primeiro é que o engajamento social dá mais valor ao seu trabalho e traz mais reconhecimento. O segundo é a satisfação pessoal em contribuir com a comunidade local.

Gostou das nossas dicas? Tem alguma coisa que você faz para garantir o seu sucesso como profissional liberal? Compartilhe conosco e deixe sua opinião nos comentários!

2 thoughts on “10 dicas para ser um profissional liberal de sucesso

Deixe uma resposta

Top