Você está aqui
Home > Dicas de sucesso > Precisa repreender um funcionário? Saiba qual a melhor maneira de fazer isso em 5 dicas

Precisa repreender um funcionário? Saiba qual a melhor maneira de fazer isso em 5 dicas

Repreender um funcionário

No mundo dos negócios e corporativo, é preciso manter um bom relacionamento com nossos parceiros e colaboradores. Especialmente quando chefiamos algum departamento, ou até mesmo a empresa, dialogar e saber lidar com desvios de condutas dos funcionários é fundamental.

E isso nem sempre é fácil. Mau comportamento, não cumprimento de horários, e outra série de atitudes que determinados funcionários mantém, e que não condizem com a postura esperada pela empresa necessitam de repreensão de maneira rápida, caso contrário, a postura inadequada do funcionário, além de prejudicar o bom andamento da empresa e dos negócios, poderá contaminar os demais colaboradores.

Mas como proceder? Qual a melhor forma de chamar a atenção de um funcionário? É sobre isso que falaremos neste artigo.

Fazer críticas sim, mas de maneira construtiva

É importante que o chefe não aja de maneira muito dura e intransigente. É preciso lançar mão de certa psicologia quando for necessário repreender o funcionário. Faça-o notar seus defeitos e exponha os motivos reais pelos quais ele está sendo repreendido.

Uma crítica exaltada ou exagerada, diminuindo e inferiorizando o funcionário poderá tanto desanima-lo quanto deixa-lo revoltado. Seja justo e coerente acima de tudo.

Repreender um funcionário

Ser discreto e não chame a atenção do funcionário na frente de todos os outros

Privacidade é uma regra de ouro no trato com os funcionários. Por isso, converse com ele em um local mais reservado, sem a intromissão de terceiros e de expectadores. Em certos casos, até mesmo por um e-mail você pode “dar uma dica” sobre algum equívoco que o funcionário comete, e desta forma, repreendê-lo sutilmente sem alastrar a situação.

Veja também:  Melhores negócios para jovens empreendedores em 2019

Repreender um funcionário

Escolher lexical positiva

Busque palavras mais positivas ao invés de culpar de maneira direta o funcionário por algum trabalho que ele não consegue desenvolver a tempo. Fale para ele o quanto ele é importante na equipe de trabalho, que por sua vez, está contando com a entrega no prazo estabelecido de um relatório.  Desta forma ele sentirá o quanto é importante e se motivará a desenvolver a tarefa à qual lhe foi designada.

Ouvir o outro lado

Um chefe justo sempre permite que o funcionário dialogue e exponha seu lado, motivos e razões. Avalie se ele está sendo sincero, se as “mancadas” dele são recorrentes ou se ao contrário, ele não costuma “pisar na bola”. É neste ponto que o chefe poderá exercer um juízo de valor mais preciso.

Conversar para corrigir defeitos

Aja com ética, firmeza e converse olhando nos olhos de seu funcionário. Desta forma o funcionário tenderá menos a se sentir perseguido ou vitimizado. Ao contrário, ele saberá que há honestidade e sinceridade entre ele e o chefe, e a relação se pautará sobretudo no respeito.

Esclareça ao colaborador da empresa de que a repreensão é pelo bem comum tanto dele quanto da empresa, para corrigir defeitos e aparar arestas. Por fim, conclua com uma observação positiva, destacando algo interessante que o subordinado já fez na empresa, e agradeça pela disposição em dialogar.

E você, já passou por alguma situação complicada em que teve que repreender um funcionário? Como você procedeu?

Fontes:

http://www.ehow.com.br/repreender-funcionarios-maneira-construtiva-como_95392/

http://www.polito.com.br/portugues/artigo.php?id_nivel=12&id_nivel2=155&idTopico=1178

http://www.batebyte.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1039

http://www.boletimdoempreendedor.com.br/boletim.aspx?codBoletim=349_Manual_de_etiqueta_para_chefes

http://blog.automatizando.com.br/2010/10/como-dar-bronca-no-funcionario-o-mundo.html

http://revistapegn.globo.com/Empresasenegocios/0,19125,ERA1698448-3077,00.html

http://lideranca.aaldeia.net/uma-repreensao-desproporcionada/

Deixe uma resposta

Top